Caminhoneiros recebem TAGs de cobrança automática de pedágio

Com o intuito de resguardar a saúde dos trabalhadores, o deputado Itamar Borges apresentou indicação solicitando o a liberação de cobrança nas praças de pedágio, enquanto vigorar o estado de calamidade pública em São Paulo. Outros deputados também indicaram medidas semelhantes.

“Milhares de atendimentos são realizados todos os dias e o contato direto entre os operadores e caminhoneiros que cruzam o Estado, para abastecer à população, pode contribuir para contaminação e propagação do coronavírus. Além do contato físico, há o contato com moedas e notas, por exemplo, um item de grande risco de contaminação, pela sua alta circulação”, explica Itamar Borges.

Recentemente, o Governo de SP começou a distribuir TAGs de pedagiamento automático para os caminhoneiros. A previsão inicial é de que sejam distribuídas 25.850 etiquetas eletrônicas para motoristas da categoria. A ação faz parte das medidas adotadas pelo Governo do Estado para reduzir a proliferação do coronavírus e é uma parceria com as operadoras do modelo de pagamento automático. Os caminhoneiros estão recebendo o equipamento com isenção da taxa de adesão e, também, de três a 12 mensalidades, dependendo da operadora que fornece o TAG. A ideia é ampliar ainda mais esta ação.

“Muitos profissionais não podem parar e os caminhoneiros estão trabalhando para garantir o abastecimento de toda a população. Por isso, precisamos garantir o bom funcionamento dos serviços essenciais, zelando pela segurança e saúde de todos que atuam nessas atividades e dos próprios consumidores”, destaca o deputado Itamar.

As ações das concessionárias de rodovias, fiscalizadas e gerenciadas pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, abrange ainda distribuição de kits alimentação (marmitex, vales refeições ou kits lanches) e kits higiene – conjunto com sabonete e álcool gel ou vale banho, para utilização nos postos de serviços da malha concedida que firmaram convênio com as concessionárias.

“Neste momento de incerteza, devemos agir com responsabilidade, respeitando todas as recomendações das entidades e especialistas da saúde. É importante que cada um faça a parte, assim, juntos, vamos vencer o coronavírus”, finaliza o deputado Itamar Borges.

O Governo de SP também criou um site com informações essenciais para orientar os caminhoneiros durante o período de pandemia do coronavírus: www.abastecimentoseguro.sp.gov.br.

Compartilhe