Pneus que não são trocados para carros voadores e sustentáveis

A Goodyear é reconhecida em todo o mundo pelas suas inovações e por apresentar pneus-conceito que estimulam desenvolvimento de novas tecnologias alinhadas aos principais desafios do mundo moderno, principalmente em soluções de mobilidade. Os últimos quatro anos, por exemplo, foram muito ativos para o time de inovação e desenvolvimento dessa que é um dos principais fabricantes globais de pneus, com várias novidades anunciadas ao mercado internacional de veículos.

Um excelente exemplo de inovação apresentado nesse ano diretamente do estúdio de design da empresa em Bruxelas (Bélgica) é o modelo Goodyear Recarregável, cujo principal diferencial é a autorregeneração. Com um composto biodegradável que se adapta para mudar a textura da banda de rodagem, o pneu atende às necessidades individuais de cada veículo e, inclusive, simplifica radicalmente o processo de substituição dos pneus.

Goodyear / Divulgação

Outra grande inovação lançada pela companhia ano passado é o Goodyear Aero, apresentado no Paris Aero Show, um dos maiores eventos de aviação do mundo. Trata-se de um modelo para os carros voadores do futuro. Quando aplicado no veículo, os pneus funcionam também como hélices, que é a propulsão e permitindo o voo.

E, em linha com as demandas sustentáveis e preservação do meio ambiente, chama a atenção o pneu-conceito Goodyear Oxygene, lançado em 2017 no Salão de Genebra (Suíça) e que, inclusive, veio ao Brasil para o Salão do Automóvel de São Paulo naquele mesmo ano. O modelo propõe uma visionária solução para uma mobilidade urbana mais limpa, conveniente, segura e sustentável. Com uma estrutura única, que conta com musgos vivos que crescem dentro da parede lateral do pneu, aliada a um desenho inteligente da banda de rolamento que absorve e faz circular a umidade da água presente na superfície das ruas e estradas, o pneu permite que os musgos capturem CO2 da atmosfera para realizarem a fotossíntese, gerando a liberação de oxigênio para o ar. Em uma região metropolitana como a de Paris (França), com cerca de 2,5 milhões de veículos, o uso do Goodyear Oxygene nos veículos significaria gerar, praticamente, 3.000 toneladas de oxigénio e absorver mais de 4.000 toneladas de dióxido de carbono, por ano.

Goodyear / Divulgação

Anunciado em 2017 no Salão de Genebra e também trazido para o Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, abrindo comemorações 100 anos da Goodyear no Brasil, o Goodyear Eagle 360 Urban é um pneu esférico que funciona para todos os lados e de acordo com os impulsos eletroeletrônicos de acordo com as sugestões de um carro autônomo.

Compartilhe