BMW dá dicas de como higienizar e proteger o interior do veículo

Veículos possuem diversas áreas e superfícies de contato que pedem um cuidado e atenção especial para higienização e manutenção das características originais. Ainda mais em tempos atuais nos quais a cautela com a limpeza é parte fundamental na minimização dos riscos de contágio pelo novo coronavírus. O couro, por exemplo, é um material que exige esse cuidado extra, para que não seja deteriorado pelo contato com produtos químicos não recomendados. O BMW Group Brasil, além de orientar clientes, colaboradores e rede de concessionários sobre a efetividade na higienização e proteção contra a COVID-19, dá dicas de como fazer isso sem comprometer as distintas superfícies do automóvel.

“Para os órgãos de saúde responsáveis como Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os produtos químicos aplicados no combate ao novo Coronavírus,[1] são chamados de saneantes, uma classe química que inativa o vírus, impedindo sua propagação e contaminação” afirma o Diretor de Pós-Vendas para as marcas BMW e MINI, Márcio Fonseca Filho.

“Alguns produtos com ação saneante, porém, podem causar danos irreparáveis a componentes do veículo. Por este motivo, é fundamental entender quais ações e substâncias reúnem as características: a de inativar o vírus e garantir a limpeza do veículo sem danos aos materiais”, complementa.

O primeiro passo para a higienização adequada de qualquer objeto ou superfície é providenciar a limpeza das próprias mãos, para evitar assim a possível contaminação dos acessórios que serão utilizados no processo. A lavagem das mãos com água e sabão, a utilização de luvas para o manuseio de objetos, e de máscara facial, são ações preliminares que devem anteceder todo e qualquer procedimento de limpeza automotiva.

Se para dentro de casa, ou quintal, água sanitária e sabão comum são indicados para uma limpeza segura, estes químicos devem passar longe do interior do veículo. Um automóvel possui superfícies muito distintas umas das outras e algumas extremamente sensíveis a produtos mais agressivos. 

Pensando nisso, o BMW Group Brasil dispõe de uma linha completa de produtos saneantes certificados pela ANVISA, que foram desenvolvidos para higienizar, cuidar e conservar os modelos BMW, MINI sem causar danos nas superfícies do veículo. Trata-se da linha BMW & MINI Care Products, formada por saneantes com ação direta no controle e prevenção da COVID-19.

Há na linha BMW & MINI Care Products, produtos saneantes específicos para higienização do interior do veículo, incluindo opções para limpeza e hidratação de couro, limpeza de vidros, proteção da pintura e higienização e embelezamento de rodas e pneus.

São específicos também produtos voltados para a higienização dos mais diversos itens no interior do veículo, como superfícies em plástico, pintadas, estofados e o forro no teto.

Os itens que são tocados com maior frequência, como volante, painel, iDrive, maçanetas e cintos de segurança devem ser higienizados com maior frequência e, se possível, logo após cada deslocamento.

Já para o couro, por exemplo, é mais indicada a utilização de uma flanela e produtos específicos que não agridam sua tez desde que este químico tenha também ação saneante a fim de garantir a segurança dos ocupantes do veículo. Vidros e borracha são outras partes do carro que exigem produtos específicos para higienização que garantam a limpeza e a inativação do vírus sem que haja comprometimento de sua integridade. É importante também se atentar para uma troca mais frequente do lixinho frequentemente acomodado no console do veículo.

Há que ser dada também uma atenção especial para a manutenção e limpeza dos itens que compõem o sistema de ar condicionado. A limpeza e troca dos componentes deve seguir rigorosamente o intervalo de tempo determinado pela rede autorizada BMW, prezando desta forma não apenas pelo bom funcionamento, mas especialmente pela a saúde de todos indivíduos.

Compartilhe