Concessionária recebe certificação de construção sustentável

 
A concessionária Volvo Dimas, de Florianópolis (SC), recebeu um dos mais importantes certificados de construção sustentável do mundo, o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), e passa a ser a primeira loja de automóveis da América Latina e a única concessionária fora dos Estados Unidos a receber o selo Gold v4.
 
Isso significa que o empreendimento apresenta alto desempenho em atributos relacionados à saúde humana, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. A concessionária foi projetada desde o início já com o foco na sustentabilidade. Durante a construção, o plano de gerenciamento de resíduos gerou mais de 75% do volume para a reciclagem.
 
Concessionária recebe certificação de construção sustentável – Foto: Divulação
 
“Nossa loja traz grandes impactos positivos ao meio ambiente por utilizar água reaproveitada da chuva, energia fotovoltaica e reciclagem de resíduos. Com o sistema de captação de águas pluviais, conseguimos reduzir o uso de água potável na lavagem dos carros, por exemplo”, afirma Ricardo Dimas, diretor da Volvo Dimas.
 
O empreendimento de 1.150 m2 tem diversos recursos que foram pensados para tornar a edificação mais sustentável, como o piso drenante nas áreas externas; bicicletários; estações de carga para carros elétricos; ar-condicionado com sensores internos e externos – quando necessário joga o ar da rua para dentro com o uso de ventilador e sem usar o compressor; iluminação automatizada conforme horários de funcionamento do showroom e conforme a incidência dos raios solares; oficina limpa com sistema de dutos e descarte correto do óleo usado; estrutura para separação do lixo reciclável.
 
A utilização de painéis solares instalados no topo do prédio gera metade da energia necessária para a loja, e é utilizada na iluminação, alimentação de tomadas e até mesmo para os motores da oficina.
 
Concessionária recebe certificação de construção sustentável – Foto: Divulação
 
Todo o paisagismo do local foi planejado levando em conta as espécies de plantas nativas e   adaptadas ao clima local. Com isso, exigem menos manutenção e menos regas, economizando água.
O que é o Leed?
 
Criada em 1993 pelo United States Green Building Council (USGBC), a Certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – é um sistema internacional de certificação que tem como objetivo promover e fomentar práticas de construções sustentáveis.
 
É utilizado em mais de160 países com o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edi­ficações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Hoje, é uma das principais plataformas utilizadas para green buildings ou edifícios verdes, com mais de 170 mil m² certificados diariamente.
 
Concessionária recebe certificação de construção sustentável – Foto: Divulação
 
Os empreendimentos que buscam a certificação Leed são avaliados de acordo com os seguintes critérios: processo integrado, localização e transporte, terrenos sustentáveis, eficiência hídrica, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovação e prioridade regional.
 
Volvo Dimas
 
Av. Marinheiro Max Schramm, 2648
Florianópolis (SC)
 
Compartilhe