Comércio e serviços respondem por 57,7% das admissões geradas em junho

Análise da CNC, com base em dados do Caged, mostra que comércio e serviços somaram mais de 178 mil novas vagas no mês

Da CNC

Os segmentos de comércio e serviços responderam por 57,7% dos empregos gerados em junho, no País. Segundo análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base nos dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os setores abriram, juntos, 178.360 novas vagas no mercado de trabalho brasileiro, no período.

De acordo com os dados gerais do Caged, foram criados, em junho, 309.114 empregos líquidos, ou seja, com a contratação acima do nível de demissões. O comércio foi responsável por 23,6% do resultado positivo – aumento de 2,1 pontos percentuais em relação a maio – e teve saldo de 72.877 empregos gerados no mês, totalizando 234.209 no acumulado do semestre. Em relação ao mês anterior, houve um aumento de 0,76% na criação de empregos, enquanto na comparação semestral a variação foi positiva em 2,49%.

O setor de serviços, excluindo os relacionados à Administração Pública, teve uma representatividade de 34,1% e contabilizou 105.483 novas vagas em junho. No acumulado do semestre, foram 406.064. Em relação a maio, o crescimento foi de 0,76%, enquanto na comparação semestral o avanço foi de 3,01%.

Para Catarina Carneiro da Silva, economista da CNC responsável pela análise, os últimos dados reforçaram a relevância desses setores para a recuperação do mercado de trabalho brasileiro, tendo o segundo aumento consecutivo da sua importância em junho. “Os serviços foram responsáveis por 29,4% do resultado de maio, demonstrando um avanço em sua relevância”, destaca.

Compartilhe