BA 177 | Por dentro do programa de capacitação da ZF Amigo Bom de Venda

A iniciativa da ZF já está há dois anos presente pelo País e há quase um ano em parceria com a MercadoCar

Há quatro anos, na Automec 2017, a ZF lançou o Programa Amigo Bom de Peça voltado para o reparador automotivo. O sucesso foi tanto que dois anos depois foi a vez do Programa Amigo Bom de Venda. Como diz o nome, ele tem como foco o vendedor de autopeças e desde o ano passado tem uma parceria com a MercadoCar. Fernanda Giacon, gerente Sênior de Marketing e Comunicação da ZF América do Sul, contou como tudo começou.

“Quando criamos o programa, nós fizemos uma pesquisa bem detalhada em relação aos aplicadores, pois ainda havia a dúvida se o mecânico estava conectado, se ele procurava a informação técnica durante o período de trabalho e confirmamos que mais de 95% deles acessam e buscam informações”, recorda-se.

Fernanda Giacon, gerente Sênior de Marketing e Comunicação da ZF América do Sul – Foto: Divulgação

Pensando no mercado como um todo, por que não os vendedores? E foi assim que dois anos depois foi lançado o Programa Amigo Bom de Peça. “A formatação do programa é a mesma, com vídeos de 5 a 10 minutos, no máximo. O acesso é gratuito para os vendedores e sempre há uma apostilha, um e-book disponível para complementar a informação. E se o vendedor quiser se aprofundar um pouco mais, ele faz um teste, uma provinha, e recebe um certificado no endereço do cadastro”, explica.

O conteúdo é bem abrangente. Além da parte técnica sobre produtos e vendas correlacionadas a sistema, há informações a respeito de atendimento ao cliente, argumentação de vendas, e-commerce, marketing digital, entre outros. “São vários temas disponíveis na plataforma para a formação dos vendedores. O propósito do Programa é melhorar a experiência do cliente, fazendo com que ele tenha segurança e encurte o tempo de manutenção do veículo dele parado”.

Fernanda Giacon também disse que desde março de 2020, quando começou o pior momento da pandemia, aumentou ainda mais o engajamento dos vendedores no Programa e que a parceria com a MercadoCar foi a cereja do bolo. “Juntamos a fome com a vontade de comer”. Segundo ela, mostrar para o setor o que estão fazendo, a fábrica criar um programa e a MercadoCar abraçar a ideia, deixou claro que eles estão totalmente ligados aos propósitos.

“A gente vê porquê a MercadoCar é bem-sucedida, é porque ela não deixa a oportunidade passar”.

Parceria

Representante de Marketing da MercadoCar, Tamiris Zamara, informou que a parceria com a ZF no Programa Amigo Bom de Venda começou em junho de 2020. “Nós começamos a divulgar e fazer a campanha dos cursos, foi um período um pouco turbulento, pois estávamos retomando os negócios. O ápice da pandemia foi de março a maio, a retomada foi em junho, e tivemos que nos reinventar em muitas coisas”, afirmou.

Tamiris Zamara, representante de Marketing da MercadoCar – Foto: Divulgação

Mesmo com um programa de talentos interno, ela disse que ter um conteúdo com um certificado de uma empresa como a ZF é uma valorização do empenho e do trabalho do vendedor, uma forma de ele se destacar no balcão. “Para a gente o valor é inestimável, pois o colaborador é o nosso maior ativo”. E também um diferencial para a satisfação do cliente.

“Ver que o consumidor final chega à nossa loja com uma dúvida, querendo informações corretas, sem ter que ler o manual ou buscar um vídeo, e ter a confiança nos nossos vendedores, isso estreita o nosso relacionamento com ele e gera uma relação de confiança. O nosso principal pilar é a satisfação do cliente”, destacou Tamiris Zamara.

Desde que começaram a participar do Programa Amigo Bom de Venda, já foram emitidos mais de 300 certificados, de mais de 120 vendedores. Além disso, toda a equipe do telepreços também participou. “Os vendedores aqui são os de mecânica, os de acessórios e o nosso pré-venda, que é o nosso telepreços”. São mais de 400 pessoas no telepreços e cerca de 20 mil ligações por dia. “Não é um canal de venda, mas de consulta de disponibilidade e de valores. E todos eles também fizeram o Programa Bom de Venda para aprender”, afirmou.

Tamiris Zamara disse também que juntando o conhecimento e o know how da ZF e os cursos ministrados na MercadoCar o encontro foi perfeito para conseguirem capacitar e desenvolver os vendedores. “Muitas vezes, o cliente chega no balcão sem entender sobre a peça ou o problema do carro. Antes, ele confiava plenamente no mecânico, terceirizava essa função para ele, que é quem conhece. Mas hoje o cliente tem autonomia, pode escolher a peça e o fabricante, e sendo a MercadoCar multimarcas, se faz ainda mais necessária a capacitação e o desenvolvimento dos vendedores”.

Ela acrescentou dizendo que a qualificação e o desenvolvimento dos vendedores é o cliente sair da loja com a peça certa e com instrução. “Acreditamos muito que conseguimos atingir a satisfação do cliente, além do nosso portfólio com mais de 130 mil itens, e de fácil acesso para quem mora em São Paulo, o que contribui para uma experiência positiva do cliente é exatamente a instrução”, finalizou.

Compartilhe