Setor de autopeças aposta em solução financeira para retomar crescimento

Compel Automotiva é mais uma empresa da região a adotar solução de fintech que permite aos fornecedores venderem com melhores condições aos varejistas, impulsionando a retomada do comércio

As perspectivas são boas para o setor de autopeças em São José do Rio Preto. Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que a quantidade de veículos emplacados na cidade subiu cerca de 63% desde o início da pandemia. E o aquecimento das vendas de veículos, apontam sinais de bons resultados para quem está indiretamente ligado ao setor. Ainda assim, existe um desafio para os varejistas: retomar seus negócios e preparar seus estoques para o reaquecimento da demanda.

A solução de cessão de recebíveis para pagamento a fornecedores da fintech Alpe tem sido a escolha de fornecedores da Região, que passaram a oferecer melhores condições de negociação para que os varejistas reponham seus estoques. A Compel Automotiva, distribuidora que atua no mercado de reposição desde 1975 e possui parcerias com fabricantes de autopeças renomadas com foco em veículos leves e utilitários, é o mais novo fornecedor da Região a adotar esta solução.

A Alpe possibilita que a Compel receba o saldo futuro das vendas parceladas no cartão, como forma de pagamento. Por exemplo, o varejista parcela a venda de uma peça para um cliente em até 10x e o fornecedor pode receber o saldo dessa venda como forma de pagamento por suas mercadorias.

“Desta forma, possibilitamos ao varejista maior poder de compra e melhor fluxo de caixa, enquanto a Compel pode oferecer melhores condições de pagamento e ainda reduzir o seu inadimplemento”, afirma comenta João Victor Martins, diretor comercial da Alpe.

“Buscamos essa parceria para oferecer aos nossos clientes uma modalidade de pagamento mais competitiva. E que, por outro lado, permite expandir nossas vendas sem limitar o crédito do varejo”, explica Arnaldo Pires, Diretor de Vendas e Marketing, da Compel Automotiva.

Cessão x antecipação de recebíveis

A modalidade mais usada até hoje pelos varejistas para melhorarem seus fluxos de caixa era a antecipação de recebíveis, com a qual o próprio varejista negociava com as detentoras das maquininhas (adquirentes ou subadquirentes) uma antecipação dos valores das parcelas a vencer, pagando por isso taxas que podem chegar próximas a 10%, dependendo da instituição e do prazo da antecipação e usando o valor para qualquer finalidade.

A solução da Alpe adotada pela Compel Automotiva é conhecida como cessão de recebíveis, e é mais uma forma de pagamento oferecida ao varejista. Com ela, as parcelas a vencer das vendas no cartão feitas pela loja são usadas para pagar a reposição e compra de estoque ao fornecedor, sem ônus (taxas) para o varejista e com melhores taxas e condições de recebimento dos valores para o fornecedor.

“O modelo de implantação é muito simples. E a Alpe está trabalhando para que mais fornecedores do setor de autopeças da Região de São José do Rio Preto possam oferecer estas facilidades para o varejista, criando uma cadeia de suprimento mais economicamente saudável, neste momento de retomada da economia.”, completa Martins.

Compartilhe