Inmetro quer implantar laboratório para testes de baterias de elétricos

Projeto será desenvolvido em parceria com setor privado. Protocolo de entendimento será assinado na próxima quinta-feira, 31/08, em Brasília.

O primeiro laboratório privado para ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil já tem lugar para ser instalado: o Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro, um parque tecnológico em Duque de Caxias/RJ, que abriga 57 laboratórios de alta tecnologia. Fruto de parceria entre setores público e privado, o espaço contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias dos veículos elétricos. O memorando de entendimento para início do projeto será assinado nesta quinta-feira, 31, no DF, entre Inmetro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio de seu complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (LABELO) e o organismo de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul.

O laboratório deverá entrar em operação em 2023 e atende à crescente demanda mundial por carros mais econômicos e menos poluentes. Além da importância para o mercado interno, que até 2035 deverá ser composto em sua maioria por veículos híbridos e elétricos, o Brasil será pioneiro na América Latina no estabelecimento dos requisitos para este tipo de produto, podendo exportar tecnologia e conhecimento aos países vizinhos.

“Algumas projeções indicam que, em 15 anos, mais de 60% da frota brasileira será de veículos elétricos ou híbridos. A partir disso, surge a importância de robustecermos a infraestrutura da qualidade do País neste segmento. Temos capacidade técnica para contribuir para o desenvolvimento de requisitos de segurança, pois a alta temperatura e o risco de incêndio são entraves da tecnologia, além de aprimorar técnicas já experimentadas de qualidade e autonomia”, resumiu o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson.

Kim Rieffel, diretor da PCN no Brasil e responsável pela operação da holding na América Latina, reforça que o acordo pretende estimular o intercâmbio de conhecimento e desenvolver a infraestrutura nacional da qualidade não somente para veículos elétricos, mas também para estações de carga e itens correlatos. “Dada a vanguarda da matéria no cenário latino-americano, os avanços em normalização, metrologia e avaliação da conformidade serão certamente expansíveis a países vizinhos, o que aumenta nossa responsabilidade na execução dos trabalhos”.

O diretor do LABELO/PUCRS, Israel Teixeira, destaca os potenciais riscos à saúde e à segurança de usuários de veículos elétricos cujos a conformidade técnica não tenha sido previamente avaliada. “Sob nosso ponto de vista, a garantia dos interesses da sociedade brasileira é também objeto do presente acordo de intenção”, afirmou.

O contrato legal, com as bases finais da parceria, deverá ser assinado ainda em dezembro de 2021.

A iniciativa está fundamentada no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Inmetro, como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), tem o papel de promover a integração de organizações governamentais, universidades e empresas nos projetos que promovam a inovação, passo considerado estratégico para o desenvolvimento econômico do país.

Atribuições

Inmetro: ceder espaço no Campus de Laboratórios; treinar especialistas para manter a rastreabilidade; desenvolver requisitos e programa de acreditação; apoiar a normalização nacional ou regional, em alinhamento com ABNT e IAAC (Cooperação Interamericana de Acreditação).

PCN: Fazer a ponte com potenciais investidores; dar suporte para normalização; desenvolver esquema de certificação com base em fluxos já adotados em todo o mundo.

Labelo/PUC-RS: gerenciar o fundo arrecadado; construir laboratório e comprar equipamentos.

Serviço

Assinatura do Memorando de Entendimento – laboratório para testes de baterias de carros elétricos

Data: 31 de agosto (terça-feira)

Horário: 16 h

Local: Sede do Inmetro em Brasília/DF (SIG – Quadra 1, Lote 985 – 1º andar – Centro Empresarial Parque Brasília)

Compartilhe