Importante: Financiamento de veículos usados cresce cerca de 9,7% em agosto

As vendas a crédito de veículos novos registraram queda de 6,4% no período

As vendas financiadas de veículos em agosto de 2021 somaram 527 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o País, representa aumento de 4,6% se comparado a agosto de 2020, quando os financiamentos de veículos somaram 504 mil unidades.

Os financiamentos de veículos usados registraram aumento de 9,7%, enquanto os financiamentos de veículos novos tiveram queda de 6,4%, se comparado ao mesmo mês do ano passado, seguindo o reflexo da redução das vendas ainda afetada pela escassez mundial de semicondutores. No segmento de autos leves, a redução nas vendas a crédito de veículos novos foi ainda maior, queda de 19,7% em relação a agosto de 2020.

Já o segmento de veículos pesados registrou 31,6% de aumento nos financiamentos, em comparação a agosto do ano passado, com relevante crescimento para os veículos novos, aumento de 55,1% no período.

“Apesar do aumento nos números gerais, permanece a tendência de queda na compra de novos e aumento de financiamentos de veículos usados, principalmente para autos leves com maior tempo de uso”, explica Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3. Em comparação com agosto de 2020, as vendas a crédito de veículos leves entre 9 e 12 anos de uso cresceram 34,3% e as de veículos com mais de 12 anos de uso registraram 90% de aumento.

No acumulado do ano de 2021, até o mês de agosto, as vendas dos veículos financiados somaram 4 milhões unidades, entre novas e usadas, o que representa crescimento de 20,4% em relação ao ano de 2020 e equivale a 671 mil unidades a mais.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. Para visualizar a apresentação com os dados completos para financiamentos de veículos em agosto de 2021, clique aqui.

Compartilhe