Uniflex, marca do Grupo Universal, lança linha de mangueiras automotivas

Conheça o lançamento da marca do Grupo Universal Automotive Systems e entenda mais sobre o funcionamento desse importante componente

O Grupo Universal Automotive Systems segue ampliando a sua linha de produtos para atender cada vez mais a todas as necessidades do mercado de peças automotivas. A Uniflex, marca que já é referência em borrachas de vedação e guarnição, agora lança a sua linha de mangueiras automotivas, com 11 modelos diferentes.

Presentes por toda parte, muitas vezes as mangueiras recebem pouca atenção dos motoristas, mas elas são responsáveis pelo funcionamento de diversos sistemas do automóvel, transportam água, óleo, gases e combustível. O seu bom funcionamento tem impacto direto no desempenho do veículo. Já sua vida útil costuma ser longa, mas é sempre importante estar atento à manutenção, para que, ao primeiro sinal de desgaste, sejam substituídas.

As mangueiras automotivas Uniflex podem ser usadas em diferentes partes do automóvel e se dividem em quatro grupos:

Sistema de Arrefecimento, são as mangueiras de refrigeração: mangueira do radiador, mangueira do aquecedor, mangueira da bomba d’agua, mangueira do reservatório de expansão, mangueira da válvula termostática.

Sistema de Desaeração, composto pelas mangueiras do respiro do óleo: mangueira de respiro do óleo, mangueira do coletor de admissão, mangueira do duto de ar.

As mangueiras são de material NBR ou Nítrilica quando usadas em componentes que tem contato com óleos ou gases com base de derivado de petróleo ou óleos minerais. Para o sistema de arrefecimento ou de alta pressão, é utilizada mangueira de EPDM, material resistente a altas temperaturas e força de tração, que ocorre muito quando o produto é dilatado, por meio de altas pressões internas.

Para as mangueiras que trabalham com alta pressão compõe em sua estrutura uma malha cruzada, para manter sua estrutura e resistência, contra rompimentos, mantendo o sistema vedado.

Além da qualidade dos materiais, as mangueiras automotivas Uniflex possuem outros diferenciais, como 100% dos produtos identificados, a venda realizada de forma unitária e toda a linha embalada em sacos plásticos para dar maior proteção contra o acúmulo de pó, detritos ou atrito com outros componentes que possa prejudicar a sua estrutura durante o transporte e armazenamento.

Serviço: Quando trocar a mangueira?

Mesmo com a longa duração, é importante estar atento a qualquer sinal de ressecamento ou rachadura para assim realizar uma troca preventiva e não ficar na mão. Caso note alguma avaria, substitua imediatamente a mangueira, independente do tempo de uso, pois existe o risco de ocorrer um vazamento e a entrada de contaminantes externos, danificando os componentes do motor. Existe até mesmo o risco de incêndio, se a mangueira rompida for responsável pela condução de combustível, óleos e demais gases do sistema de combustão.

Observe primeiro as extremidades, já que essa é a região onde ocorre a fixação das mangueiras aos demais componentes e deve estar livre de indícios de ressecamento e trincas. Outro aspecto fundamental para ser analisado é a condição das abraçadeiras, que não podem estar nem muito apertadas nem soltas.

A fixação incorreta das mangueiras ou de outros componentes pode causar atrito indesejado na mangueira, ocasionando um desgaste prematuro e causar, consequentemente, um vazamento ou a entrada de contaminantes.

Ao realizar a manutenção das mangueiras é importante sempre se atentar ao estado das abraçadeiras, pois não podem conter pontas ou extremidades agudas e cortantes (rebarbas ou algo similar), para não danificar os componentes de borracha em seu aperto quando fixado do conjunto.

Todos os produtos são voltados ao mercado de reposição automotivo e podem ser adquiridos em revendedores distribuídos por todo o País. Para mais informações, acesse www.universalautomotive.com.br ou siga a companhia no Instagram @grupouniversalautomotive

Compartilhe