IQA lança Manual VDA ACSMS voltado à segurança cibernética de veículos

Instituto de Qualidade Automotiva passa a disponibilizar material exclusivo voltado à gestão de segurança cibernética em veículos automotores e seus requisitos da qualidade

O avanço da conectividade veicular está se tornando uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas e também dos envolvidos em toda a cadeia automotiva, proporcionando inovações em veículos e seus diversos itens e componentes, como conectividade, direção autônoma, GPS embutido, conexão 5G, partida remota do motor, além de uma constante melhoria na experiência do usuário.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, adiciona ao seu catálogo de produtos exclusivos o Manual ACSMS, cujo objetivo é detalhar os requisitos mínimos que a indústria do segmento automotivo e as fabricantes de equipamento original (OEMs) devem cumprir na avaliação e certificação dos sistemas de gestão de segurança cibernética (CSMS), o que inclui a prevenção a ataques cibernéticos e a segurança de dados dos usuários em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O Manual se aplica a todos os envolvidos na linha de montagem, que atuam no desenvolvimento dos veículos, assim como os fornecedores da cadeia automotiva, tendo como foco os itens e componentes contratados pelo cliente. Um questionário de avaliação foi definido para verificar o atendimento aos requisitos do sistema de gestão de segurança cibernética, os quais foram baseados em normas internacionais.

O Manual surge a partir da ação da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), que instituiu uma força tarefa com objetivo de estabelecer a segurança na cadeia automotiva e realizar diversas auditorias relativas à aprovação de veículos dentro dos padrões da segurança cibernética, envolvendo os fabricantes de veículos e seus fornecedores.

Como resultado deste trabalho foi publicado o “Projeto de novo Regulamento da ONU sobre disposições uniformes relativas à aprovação de veículos com relação à segurança cibernética”, aprovado e implantado em junho de 2020, e que exige uma auditoria e avaliação do sistema de gestão de segurança cibernética dos OEMs, que também devem gerenciar as dependências dos parceiros contratuais em relação aos requisitos listados.

O Manual VDA ACSMS já está disponível no site do IQA através do link: https://loja.iqa.org.br/produtos/vda-acsms-pre-venda/

Compartilhe