Blackout das redes sociais causa perda no varejo de autopeças do Brasil

Por cerca de seis horas na última segunda-feira (4 de outubro), as redes sociais WhatsAppFacebook e Instagram ficaram mundialmente fora do ar. Somente Mark Zuckerberg, dono do Facebook e das outras duas redes sociais, computou um prejuízo de US$ 7 bilhões, fora as perdas inestimáveis ao redor do mundo, principalmente porque com a pandemia, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de vendas e para o relacionamento com os clientes.

Aqui no Brasil, não foi diferente no varejo de autopeças. Na Braskape, em São Paulo, o balconista Luiz Ratto Jr. (foto) conta que os transtornos foram grandes. “Nos atrapalhou bastante, são muitos atendimentos que fazemos pelo WhatsApp, como orçamentos e pedidos, e as nossas linhas telefônicas ficaram congestionadas. Hoje, em torno de 60% do nosso atendimento é pelo WhatsApp”.

O CEO da DAU Autopeças, Williams Prado, relatou uma situação similar, nas suas três unidades no interior de Pernambuco. “Foi horrível, em torno de 15% das nossas vendas são pelas redes sociais, recebemos muitos orçamentos de clientes e pesquisas de peças para saberem se temos o produto. O WhatsApp é hoje uma ferramenta indispensável. Para se ter uma ideia, nas três lojas nós temos pessoas exclusivamente para atender o telefone e o WhatsApp, são duas em cada unidade”.

Fachada da DAU, em Pernambuco – Foto: Divulgação

Também, notoriamente, aumentou o número de chamadas telefônicas nas lojas de Prado. “Para não gastarem o crédito do celular, é comum alguns mecânicos darem um toque para retornamos a ligação”. E foi isso o que aconteceu no dia de ontem, para minimizar ao máximo as perdas para ambas as partes.

Diretor Executivo da Jocar, em São Paulo (SP), Moisés Sirvente (foto) ainda não mensurou os impactos. “Ontem, teve muita gente que lembrou de ligar para a loja. Pelo WhatsApp, são cerca de 30% dos atendimentos, ainda não vi, mas com ele fora do ar, as vendas devem ter caído um pouco. O que vendeu no dia anterior à tarde é o que eu entrego no dia seguinte, e pode ser que quando o WhatsApp voltou, as pessoas tenham feito os pedidos, pois elas também ficaram sem a ferramenta para essa finalidade”.

Segundo o Facebook, o blackout nas redes sociais em todo o mundo ocorreu por uma falha que coordena o tráfego entre seus centros de dados. Isso gerou um efeito cascata, interrompendo a comunicação e fazendo com que outros centros fossem afetados.

Compartilhe