IQA lança novo programa para certificação de profissionais de reparação

Iniciativa busca reconhecer aptidões por meio da avaliação de conhecimentos e habilidades em treinamentos certificados

Focado na promoção contínua da qualidade no setor, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, disponibiliza a todo o aftermarket automotivo o seu mais novo programa de capacitação: a Certificação IQA de Competência Profissional, voltado aos profissionais que atuam na cadeia da Reparação Automotiva, a iniciativa busca reconhecer aptidões por meio da avaliação de conhecimentos e habilidades em treinamentos certificados, baseados nas Normas da OIT e da ABNT.

A Certificação IQA de Competência Profissional é voluntária e beneficia todos os envolvidos no setor, sejam profissionais de oficinas independentes ou de concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças e o próprio consumidor final, que contará com mão de obra qualificada, avaliada e certificada por um organismo especializado no setor automotivo, o que representa uma garantia a mais de qualidade na prestação de serviços.

“Pensamos na certificação profissional como um instrumento em que todos ganham: o profissional, que tem seus conhecimentos valorizados, as empresas do setor, que passam a ter mais competitividade ao contar com mão de obra reconhecidamente qualificada, e o consumidor final, que corre menos riscos ao contratar serviços automotivos”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

“Essa certificação coroa um sonho dos reparadores”, afirma Pedro Paulo Moraes, presidente do Sindirepa Nacional e o Sindirepa-PE (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Assessórios Nacional), ao comentar que os profissionais do setor valorizam muito esse tipo de certificação. “Estamos orgulhosos dessa iniciativa, uma vez que se trata de uma certificação feita por uma entidade do setor, totalmente brasileira e sem adequações, como foi feito no passado”, completa Moraes.

Para Xavier, o projeto foi construído à quatro mãos, entre IQA e Sindirepa Nacional, com objetivo de desenvolver todo setor de aftermarket automotivo e está nos planos das instituições ampliar o escopo aos demais elos da cadeia produtiva, como profissionais que atuam no varejo e atacado de autopeças.

A certificação tem validade de três anos e após esse período o profissional deve passar por reavaliação, onde pode subir, manter-se ou descer de categoria, dependendo do resultado obtido. O processo ocorre todo online e caso o trabalhador falhe na primeira tentativa ele tem uma segunda chance.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (https://www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.

Compartilhe