DAF Caminhões Brasil comemora oito anos de produção com ótimos resultados

Com cerca de 16 mil caminhões emplacados e 100% de cobertura nacional, data é marcada por conquistas consecutivas

A DAF Caminhões Brasil celebra oito anos de produção no país já estabelecida como uma das principais fabricantes de caminhões pesados e com soluções completas de transporte para o cliente. Em 2021, a Rede DAF atingiu 100% de cobertura do território nacional e ampliou a área de Serviços ao Cliente, com foco no atendimento premium. A empresa também bateu recordes consecutivos de emplacamento, sendo aproximadamente 16 mil caminhões na frota nacional circulante, aumentando cada vez mais a participação no mercado.

Este ano também marca a renovação completa do portfólio DAF no Brasil, com o lançamento dos novos modelos CF, sendo o cavalo mecânico rodoviário, o chassi rígido e o modelo off-road. A linha se une ao novo XF, trazendo aos clientes ainda mais economia, robustez, segurança e tecnologia. Estes lançamentos exigiram grandes investimentos na fábrica de Ponta Grossa, que se preparou do ponto de vista de estrutura e pessoas para o novo momento da marca.

O processo de produção em Ponta Grossa segue também o princípio do PPS (PACCAR Production System), sistema desenvolvido pela própria empresa, que garante menor índice de desperdício e a mais alta qualidade dos produtos. O sistema está diretamente relacionado ao DNA da marca, de qualidade, robustez e baixo custo operacional.

Mesmo diante das consequências irreparáveis da pandemia, a DAF seguiu seu compromisso com o Brasil, cresceu e ampliou a Rede DAF, atualmente com 40 concessionárias voltadas tanto para venda, quanto serviços. Além disso, há cinco lojas TRP em todo o Brasil. Diante de tantas conquistas nesses oito anos de operação, a DAF seguirá investindo no Brasil, levando em conta o grande potencial do país, aprimorando ainda mais a experiência de compra e de uso dos seus serviços, visando aumentar sua participação no mercado nacional.

“Mais um ano que temos muitos motivos para comemorar essa data. Construímos uma base sólida, com compromisso na qualidade e no foco total no cliente, responsável pelos resultados positivos em nossa trajetória. Quando abrimos nossa fábrica em Ponta Grossa, no Paraná, para produzir os caminhões XF e CF, a primeira linha de montagem da marca fora da Europa, nos dedicamos a produzir o melhor caminhão para superar as expectativas do mercado nacional. Por isso, é um marco muito importante, pois nosso crescimento e os números recordes nos mostram que estamos no caminho certo e nos incentivam ainda mais”, comenta Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

Acompanhando essa expansão, a empresa reestruturou a área de Serviços ao Cliente para suportar o aumento de volume da frota DAF. Hoje, a área conta com um time mais robusto, com expertise no segmento de caminhões e vasto conhecimento de produtos para atender com eficiência, agilidade aos clientes e totalmente alinhado à cultura da marca. A companhia pretende continuar o plano de crescimento da Rede de Concessionárias, seguindo o aumento da frota circulante DAF no país.

Neste ano, a companhia também celebrou um ano do centro de distribuição da PACCAR Parts, líder global em distribuição de peças e atendimento qualificado aos clientes, com estrutura de armazenagem e logística para os próximos 10 anos. Com resultados positivos, o CD aumentou em 100% o volume de peças comercializadas, ampliou em 60% o inventário de produtos, possibilitando mais de 98% de taxa de disponibilidade de peças.

Outro destaque é a PACCAR Financial, braço financeiro do grupo PACCAR no Brasil, que completou dois anos com crescimento dos resultados e da base de clientes. A empresa possui tradição global e vasta experiência em soluções financeiras para todos os tipos de transportadores e motoristas autônomos.

A DAF ainda acaba de receber o Certificado de Conformidade com a norma ISO14001:2015, emitido pela Lloyd’s Register do Brasil. Essa certificação atesta que Sistema de Gestão Ambiental da DAF aplica as boas práticas de gestão para atender aos requisitos governamentais, internos e do Grupo PACCAR, empresa detentora da marca DAF no mundo.

“A DAF Caminhões Brasil, ao longo desses oito anos, vem fortalecendo sua área de operações a fim de atender o desenvolvimento da marca no país. Isso implica grandes transformações na área de produção, desenvolvimento de novos fornecedores, aprimoramento logístico e intenso treinamento de colaboradores, visando a capacitação e acompanhamento das novas tecnologias lançadas no mercado. O resultado disso é a qualidade dos nossos processos e produtos, com reflexo em certificações e, o mais importante, no reconhecimento do cliente”, afirma Dietmar Janzen, Diretor de Operações da DAF Caminhões Brasil.

“A comemoração dos oito anos de produção é também uma excelente oportunidade para fazer um agradecimento especial aos nossos clientes, que confiam na DAF e, com isso, nos motivam a continuar a investir e crescer cada vez mais. Também queremos agradecer aos funcionários, que não medem esforços para produzir caminhões de alta qualidade e apoiar com peças e serviços nossos consumidores”, ressalta Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

Trajetória da empresa

DAF Caminhões Brasil comemora oito anos de produção com ótimos resultados – Foto: Divulgação

A DAF Trucks foi fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, e é uma das líderes no mercado europeu de caminhões. A DAF é subsidiária do grupo americano PACCAR, que, com 116 anos de história, é uma das empresas mais sólidas e rentáveis do setor automotivo no mundo. A PACCAR também atua com as marcas de caminhões Kenworth e Peterbilt.

A DAF instituiu um escritório no Brasil em 2011, quando anunciou a construção de uma fábrica e a intenção de comercializar uma linha premium de caminhões no país. Em 2013, a empresa abriu uma fábrica em Ponta Grossa, no Paraná, para produzir os caminhões XF e CF. Em 2015, a DAF também começou a produzir motores PACCAR MX. Hoje, a DAF Caminhões possui mais de 600 funcionários, dedicados em produzir o melhor caminhão.

No Brasil, todos os caminhões DAF foram redesenhados para atender à diversidade geográfica do país, suas operações severas e para superar as expectativas dos clientes. Os caminhões DAF XF e DAF CF apresentam maior eficiência de consumo, robustez, máxima disponibilidade, tecnologia avançada, design premium e maior conforto e segurança para o motorista.

Compartilhe