Parcerias e unidades próprias: Conheça o modelo de expansão da BL AutoPeças

A loja nasceu do mais antigo CNPJ de oficina mecânica em Novo Hamburgo (RS), que continua sendo uma referência na cidade

A BL AutoPeças nasceu em Novo Hamburgo (RS), a partir da oficina mecânica Blauth Lemmertz, em 1964. Fundada pelos sócios, Blauth e Lemmertz, ela é o CNPJ de mecânica mais antigo da região. “Na época, havia muita falta de peças, eram poucos fornecedores e muitas peças eram adquiridas em concessionárias. Desde o início, eles sempre fizeram um pequeno estoque com o básico do dia a dia da oficina e acabavam vendendo para outras oficinas”, conta Bruno Reginatto, neto de Lemmertz (foto).

O pequeno estoque foi crescendo e ocupando um bom espaço na oficina, e o sócios decidiram que era a hora de abrir uma loja. Em 1996 foi construído o prédio da primeira unidade, onde até hoje é a matriz, em Novo Hamburgo. “A loja vendia muito para a região, para as cidades vizinhas e até para as que estavam a mais de 100 km de distância”, recorda-se.

Foi então que veio de ideia de parcerias. “Naquela época, nem se falava em franquia e foi aberta a loja de Sapiranga, chamávamos de loja parceira. Nós fazíamos todo o processo logístico para eles, eles usam o nosso sistema e o nosso nome”. Mais adiante, o mesmo modelo foi adotado na cidade de Parobé.

Expansão

A partir de 2008, a BL passou a expandir também com lojas próprias. A primeira delas foi em Ivoti e depois, em Dois Irmãos. “Uma cidade vizinha que já atendíamos alguns clientes”. O processo começou a dar tão certo que logo, mais duas lojas foram abertas praticamente juntas, a de Estância Velha e outra, em Parobé no mesmo modelo de parceria. “Um ex-colaborador nosso abriu essa unidade com o mesmo perfil da loja de Sapiranga”.

A partir deste ano, a BL AutoPeças somará cinco lojas próprias. “Em primeira mão, contando para vocês, nós estamos abrindo uma loja em Campo Bom, cidade vizinha a Novo Hamburgo, que vai atender praticamente a cidade que já vendemos bastante e entendemos que ela precisa de uma unidade própria para a atender as oficinas e também ter um atendimento de balcão qualificado para o público da cidade”.

Linhas

Com mais de 40 mil itens em estoque da linha leve, pick-ups e utilitário, nacionais e importados, as lojas têm como padrão dois vendedores, um caixa e um entregador, e ao todo, são cerca de 35 colaboradores nas unidades próprias. Na de Novo Hamburgo, são duas mulheres atendentes muito bem treinadas. “Quando comecei na loja, eu percebi que o público feminino achava o ambiente estranho, aquele modelo antigo de autopeças predominantemente masculino”.

Diferencial

BL AutoPeças – Foto: Divulgação

Por estarem em cidades do interior do Estado, nas lojas da BL há aquela característica das pessoas se conhecerem. “Nos tornamos amigos dos nossos clientes”, diz Reginatto. E, para eles, o foco é sempre buscar a solução. “Trabalhamos muito em cima disso, do que o nosso cliente precisa. Se ele nos liga é porque o seu cliente está com um problema que ele precisa resolver na oficina. Buscamos sempre ajudá-lo a sair daqui satisfeito. O nosso atendimento é muito bom e somos muito indicados para outros clientes”.

Redes sociais

Presente no WhatsApp, Facebook e Instagram, Reginatto conta que nas redes sociais o foco é divulgar informações sobre novidades, tendências e dicas para manter bem o carro, como fazer isso e o que pedir para o mecânico. “Tanto no nosso Instagram como no Facebook, os dois são @blautopecas, que seja algo agradável, que o cliente veja a nossa página como alguém que está ali para somar. Buscamos fazer campanhas bem simples que passem a mensagem de que a BL é uma parceira deles”.

Compartilhe