Pirelli lança novos pneus para carros e SUV na América do Sul e Central

Introduzida a tecnologia Seal Inside para aumentar a segurança dos motoristas em caso de perfuração

Inovação, alto desempenho e segurança são os atributos em comum dos novos pneus Pirelli lançados nesta quinta-feira (21) para os principais carros e SUVs nas estradas dos mercados da América do Sul e Central: os novos Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. Todos esses produtos estarão disponíveis em medidas específicas, contando inclusive com a tecnologia Seal Inside da Pirelli para dar aos motoristas ainda mais segurança. Ela permite que as pessoas continuem dirigindo mesmo em caso de perfuração por um objeto de até quatro milímetros.

Os novos produtos lançados pela Pirelli possuem trajetórias distintas. O primeiro deles, o Cinturato P7, cuja família tem muita história e já conta com mais de 70 anos de evoluções, é um pneu de desenvolvimento global e favorito para diversas montadoras e clientes. O Scorpion também é um produto global que está chegando para atender um segmento de veículos SUV com aplicação 100% on-road. Já o Scorpion HT foi concebido no Brasil, especificamente para o tipo de piso que se encontra na região, que é bem heterogêneo. Ele é um produto 70% para uso urbano e 30% uso off-road. A empresa apresenta também o Seal Inside, que é uma tecnologia para diversas linhas de produtos. Ela é uma inovação que faz com que o pneu se auto vede em casos de perfurações na banda de rodagem – e que agora começa a ser fabricado no Brasil, na planta de Feira de Santana, na Bahia.

“Lançar esses novos produtos na América do Sul e Central acentua ainda mais a importância da região no cenário mundial como mercado líder e importante para a Pirelli. Esses pneus são resultados de evoluções constantes que nossos times de Pesquisa e Desenvolvimento vêm fazendo, tornando nossos pneus ainda mais tecnológicos, eficientes, com maior desempenho e que entregam ainda mais segurança e sustentabilidade para o consumidor, indo de encontro a todos os parâmetros estipulados globalmente pela companhia para próximos anos”, disse Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina.

O evento de lançamento foi realizado no Circuito Panamericano, maior complexo multipistas da América Latina, localizado em Elias Fausto, no interior do estado de São Paulo. O local, que serve como laboratório a céu aberto para desenvolvimento de produtos da Pirelli, além de endereço de eventos das principais montadoras do mundo, possui sete pistas para testes distintos e 1.650.000 m² de terreno total. O complexo foi inaugurado em 2020 e foi palco para os principais lançamentos da Pirelli desde então.

O novo Cinturato P7

Foto: Divulgação

Voltado para atender segmentos de médio e alto desempenho, o novo Cinturato P7 é projetado para veículos de passeio, focando na excelência de performance em diversas condições de dirigibilidade. Com novo perfil e desenho de banda de rodagem, compostos inovadores e tecnológicos, o novo Cinturato P7 garante níveis excelentes de segurança, eficiência, sustentabilidade e performance. Todas essas características unidas em um só produto fazem com o que o Cinturato P7 se torne a principal escolha das montadoras.

Segurança é a principal característica do novo Pirelli Cinturato P7. Além de melhorar a dirigibilidade em piso seco com relação ao seu antecessor, o novo pneu da Pirelli para carros premium também melhora muito a dirigibilidade em piso molhado, aquaplanagem e frenagem, em particular. A resistência ao rolamento diminui em relação à versão anterior do Cinturato P7, melhorando o consumo de combustível em quatro por cento (medido no ciclo do padrão de testagem WLTP), bem como as emissões de CO₂. Por segurança, as arestas da banda de rodagem foram suavizadas, resultando em um design inovador que cria uma área de contato mais homogênea com o solo, com o objetivo de reduzir a distância de frenagem, um grande salto em relação à geração anterior do Cinturato P7. Suas ranhuras otimizadas reduzem os riscos de aquaplanagem, melhorando o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades. Outra área em que os engenheiros da Pirelli trabalharam é a capacidade do pneu de “falar” com os sistemas eletrônicos de auxílio ao motorista. No caso do ABS – assumindo tipo de veículo e medidas de pneu – uma banda de rodagem otimizada para trabalhar em sinergia com a eletrônica do próprio carro é capaz de frear mais cedo. Testes realizados na frenagem a 100 km/h mostraram que o novo Cinturato P7 precisa em média de quatro metros a menos para parar: uma redução entre sete e 10%. O desenvolvimento do novo Cinturato em colaboração com os principais fabricantes de automóveis do mundo, por meio de modelos de pneus virtuais, significou que os pneus podem ser ajustados de forma otimizada para funcionar em conjunto com os sistemas auxiliares de condução.

As inovações técnicas do último Cinturato incluem um novo composto que funciona de acordo com as temperaturas locais. A banda de rodagem criada especificamente para o novo Cinturato P7 é enriquecida com resinas de sílica específicas que ajudam a aumentar a aderência e melhorar a função dos polímeros do pneu. Estes são materiais elásticos sintéticos que são quimicamente modificados para melhorar a interação com a sílica – e esses polímeros podem mudar de acordo com a temperatura de trabalho do pneu. Isso significa que o novo composto se beneficia de uma melhor distribuição das partículas de sílica e de uma interação mais eficaz entre elas. Como resultado, as características do pneu podem alterar de acordo com as condições de direção e temperatura, dando ao motorista uma faixa de trabalho extremamente ampla.

Pensando em uma melhor eficiência, tendo aumentado a resistência mecânica do composto, não só é necessário menos material para a banda de rodagem (enquanto maximiza a vida útil do pneu), mas também o peso total do pneu é reduzido graças a uma revisão completa de todos os materiais utilizados. Menos material significa menos peso, menor resistência ao rolamento e um uso mais cuidadoso dos recursos. Tudo isso leva a um menor consumo de combustível, o que economiza dinheiro para todos os motoristas e reduz o impacto no meio ambiente. Isso, aliado a uma estrutura interna que também favorece uma maior economia de combustível, está em linha com a proposta cada vez mais sustentável da Pirelli no mundo.

Ainda voltado para a redução da poluição sonora, o novo Cinturato P7 possui uma sequência de blocos otimizada, visando justamente o maior conforto acústico.

Apto a uma vasta gama de automóveis, o Cinturato P7 atende desde o consumidor que prefere um carro mais compacto para o uso urbano nas grandes cidades, passando por famílias que gostam de ter o conforto de um sedã no dia a dia, até àquele mais viageiro, que aprecia uma station wagon capaz de transportá-lo com eficiência entre capital, interior e litoral. As medidas do aro variam de 16” a 18”, adicionando cerca de 70% de cobertura do segmento-alvo, com quatro homologações já obtidas.

O novo Scorpion para SUV

Foto: Divulgação

O Scorpion é um produto mundial que tem como foco atender os segmentos de SUV’s e CUV’s dedicados para circulação em terrenos on-road 100% pavimentados. Assim como o Cinturato P7, a primazia do produto está em proporcionar os melhores níveis de segurança, eficiência, sustentabilidade e performance para o consumidor. Isso se torna possível graças a um novo perfil e desenho da banda de rodagem, aliado à tecnologia de ponta desenvolvida pela Pirelli.

Mesmo em meio a todo o conforto que um SUV pode oferecer, para quem vive nas grandes cidades, a poluição sonora pode ser um problema. Com isso em mente, a sequência otimizada dos blocos é outro fator que contribui para o maior conforto na cabine.

A estrutura do Scorpion é adequada para melhorar o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades, suportando o maior peso de um SUV em relação a um carro de passeio, garantindo assim segurança e performance. Assim como o Cinturato P7, seus sulcos e ranhuras otimizadas diminuem os riscos de aquaplanagem nos veículos SUV´s e CUV’s. Novos materiais e compostos da banda de rodagem fazem com que o Scorpion possa ampliar sua vida útil.

Perfeito para SUV’s e CUV’s médios e grandes, o Scorpion possui nada menos do que 15 medidas homologadas, com mais 17 homologações em curso no biênio de 2021-2022. O alcance do aro varia entre 16” e 19″, com o Scorpion tendo aproximadamente 60% de cobertura na frota do segmento-alvo.

Scorpion HT para SUV’s e pick-up’s para terrenos on e off-road

Foto: Divulgação

Enquanto o Scorpion foca em atender o segmento dos SUV’s e Pick-up’s que circulam em terrenos on-road 100% asfalto, o novo Scorpion HT é um produto totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira, lançado para expandir a gama, dedicado também aos SUV’s e Pick-up’s com circulação em terrenos on e off-road, sendo 70% asfalto e 30% fora de estrada. Para isso, o Scorpion HT apresenta um design projetado com inspirações em produtos do segmento off-road, visando garantir a versatilidade do condutor no dia a dia, podendo alternar entre o uso em asfalto e fora de estrada em terrenos acidentados.

O Scorpion HT é um produto que funciona de maneira excelente para quem trafega entre os mundos dentro e fora de estrada. Uma nova banda de rodagem, que gera menor resistência ao rolamento, permite ao condutor que viaje por estradas, sejam de asfalto ou não, reduzindo o consumo de combustível, contribuindo para gerar menos poluição ao meio ambiente. Independentemente do piso, o Scorpion HT garante que a segurança, a eficiência, a performance e o conforto permaneçam os mesmos, se tornando uma ótima opção para quem gosta de se aventurar por caminhos sinuosos continente afora.

A banda de rodagem também é feita para manter a tração no off-road. Os blocos da banda de rodagem favorecem a auto-limpeza, deixando os sulcos sempre limpos, o que garante a tração. A carcaça está preparada para absorver impactos oriundos de buracos na rua ou obstáculos nas estradas off-road. Todas essas características estão presentes em 17 medidas, de aro 15” ao 20”, com o Scorpion HT representando aproximadamente 50% de cobertura da frota do segmento-alvo.

“O time de Pesquisa & Desenvolvimento do Brasil trabalhou arduamente para desenvolver o Scorpion HT, feito sob medida para os terrenos da América do Sul e Central, para entregar um pneu versátil que se ajustasse perfeitamente com os tipos de pavimento que temos na região. Além disso, foi desenvolvido a fim de ter a resistência necessária para impactos, e uma banda rodagem que entregasse aderência e segurança em piso molhado para um rodar tranquilo e silencioso nas ruas e rodovias do continente, bem como atender ao usuário que eventualmente utiliza o seu veículo em terrenos off-road. E tudo isso foi desenvolvido no Brasil, tanto no nosso centro de P&D da Pirelli em Santo André/SP, quanto na pista da Pirelli em Elias Fausto/SP, o Circuito Panamericano”, finalizou Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento para a Pirelli na América Latina e CEO do Circuito Panamericano.

Seal Inside significa sem preocupação mesmo com uma perfuração

Foto: Divulgação

Além do lançamento dos novos Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT, a Pirelli também aproveitou a oportunidade para apresentar localmente a tecnologia Seal Inside, criada para dar mais proteção, segurança e tranquilidade ao condutor e agora fabricada também no Brasil, na planta de Feira de Santana/BA. A tecnologia pode ser manufaturada nas linhas Pirelli Scorpion, Pirelli Cinturato e Pirelli P Zero.

A tecnologia Seal Inside permite que o veículo continue rodando e evita a perda de pressão de ar dos pneus em casos de perfurações por um objeto de até 4mm de diâmetro localizado na banda de rodagem. Quando o pneu é perfurado, imediatamente uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando esse objeto é removido do pneu, a massa vedante é “arrastada” para o interior do orifício, selando a perfuração. A tecnologia Seal Inside não necessita de aro exclusivo, sendo o TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) aconselhável, porém não é obrigatório. Ela pode ser usada em qualquer tipo de veículo, a depender de sua medida. Esses dados foram obtidos em testes particulares realizados pela Pirelli nos quais os pneus foram submetidos a situações de estresse por perfuração.

O Seal Inside é uma tecnologia que propicia mobilidade estendida ao condutor, permitindo assim uma maior segurança tanto na cidade como nas estradas. Serão 20 medidas disponíveis, representando aproximadamente 70% de cobertura do segmento-alvo, com seis homologação em andamento para 2022 e 2023. Agora, essa tecnologia será fabricada diretamente no Brasil, para uma ampla gama que vai de Hatchs, a SUV’s e CUV’s de aro 16” a 19”.

Quem comprar um pneu com a tecnologia Seal Inside ainda terá de bônus o serviço de proteção de pneus Tyrelife, programa que substitui o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis de forma gratuita. O prazo de cobertura é de seis meses e pode ser estendido por mais seis meses, caso o cliente faça uma revisão gratuita do veículo dentro da Rede Oficial de Revendedores Pirelli participante. Com um problema identificado no pneu, que não seja possível de ser reparado após análise técnica, a troca por um produto novo será feita de forma gratuita, ficando ao cliente apenas o custo do procedimento de montagem, alinhamento e balanceamento após a instalação.

Compartilhe