IQA firma parceria com API para expandir suas operações com lubrificantes

Iniciativa expande acesso aos treinamentos para o setor automotivo brasileiro

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, firmou em setembro deste ano, parceria com a American Petroleum Institute (API). A iniciativa tem como objetivo realizar colaboração e referências internacionais que possam trazer maior valor em todas as áreas do setor automotivo, aumentando o compartilhamento de informações e cursos diretamente ligados a cadeia de abastecimento automotiva e fabricantes de lubrificantes.

A API representa os segmentos de gás natural e da indústria de petróleo no Estados Unidos, e é globalmente reconhecida pelo seu amplo número de programas, incluindo mais de 700 padrões e documentos técnicos, que realça a segurança operacional e ambiental, eficiência e sustentabilidade. A empresa também traz valor ao setor automotivo pois desenvolve e licencia padrões de óleo de motor.

“A importância da parceria com a API envolve expandir o compartilhamento de informações sobre qualidade para produtos relacionados ao setor automotivo ao redor do mundo, e que será adaptado para o Brasil pelo IQA” destaca Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

Segundo Xavier, a parceria vai expandir o escopo do IQA na área de óleo de motor e lubrificantes, que são aspectos fundamentais da mobilidade no País, e expande a relevância e suporte do Instituto nesses aspectos.

Essa parceria estratégica faz a junção entre a expertise da API quando se trata de óleo de motor e lubrificantes à experiência do IQA em transmitir conhecimento e treinamentos para o setor automotivo brasileiro, resultando em uma educação de mais qualidade para os profissionais que trabalham na cadeia de abastecimento do setor automotivo.

“Uma característica do IQA é buscar por referências internacionais, com organizações que complementam nossas áreas de especialização. Dessa maneira, ajudando as empresas brasileiras a ter acesso aos padrões de qualidade mais recentes e relevantes no mundo”, ressalta Xavier.

“Nós estamos muito felizes em colaborar com o IQA para ajudar a facilitar o compartilhamento de informações cruciais sobre a importância da qualidade de lubrificantes no mercado automotivo brasileiro” destaca Sonia Vahedian, vice-presidente de gerenciamento de produtos de serviços da indústria global da API.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (https://www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.IQA

Compartilhe