Marelli é destaque no Prêmio CES de Inovação Honoree 2022 por sistema IAQ

A Marelli, um dos principais fornecedores globais para a indústria automobilística, conquistou o “Prêmio CES® de Inovação Honoree 2022” por seu sistema de Qualidade do Ar Interior (IAQ), capaz de eliminar bactérias e vírus em veículos e ambientes internos. O prêmio foi anunciado em 10 de novembro durante o CES Unveiled New York, um evento de tecnologia que apresenta uma prévia dos produtos e tendências esperados no CES 2022, que acontecerá em Las Vegas.

Esse sistema exclusivo usa luz UV-A e UV-C, combinados com um filtro de dióxido de titânio (TiO2), para eliminar bactérias e vírus suspensos no ar, como o COVID-19, em 15 minutos, com uma eficácia superior a 99%. O sistema IAQ inclui fotocatálise por semicondutor, que utiliza a energia da luz para produzir uma reação química com o filtro TiO2, um excelente material fotocatalítico, caracterizado por eficiência fotoativa, alta estabilidade, baixo custo e segurança ambiental.

O projeto de luz Ultra Violeta dupla consiste num importante diferencial na base de patentes da Marelli.

Ao contrário da solução IAQ da Marelli, outros sistemas existentes no mercado preveem somente o uso da luz UV-C, que não atua em compostos orgânicos voláteis (VOCs) ou odores. Além disso, as tecnologias de ionização criam partículas de sujeira que requerem limpeza, uma vez que os filtros apenas prendem poluentes e requerem substituição. Esses filtros não são capazes de capturar gases, vapores, produtos químicos, odores e alguns vírus, incluindo o COVID-19, que que podem passar por eles, de tão pequenos.

A Marelli desenvolveu diferentes versões do IAQ, para as seguintes aplicações:

  • Sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) para aplicações automotivas, instalado dentro do habitáculo ou dos dutos de ar, totalmente integrado e “invisível” para os ocupantes do veículo.  A unidade funciona com motores tradicionais e com fontes de alimentação alternativas, e pode ser utilizada em veículos de alta ocupação (táxis, ônibus, trens, aviões).
  • Unidade autônoma portátil para aplicações automotivas, que pode ser inserida na porta-copos, no painel ou porta-objetos internos. É alimentado pelo isqueiro e/ou carregador USB.
  • Unidade para aplicações indoor, como residências, escritórios, hospitais.

Recentemente, a empresa obteve a primeira encomenda do sistema IAQ para aplicação automotiva, de um fabricante de veículos elétricos com sede em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, e a produção está prevista para começar no final de 2022.

“Estamos honrados com a conquista do ‘Prêmio CES de Inovação 2022’”, disse Bharat Vennapusa, vice-presidente executivo de operações globais da Marelli. “Com essa tecnologia, ampliamos nosso foco para além do mercado automotivo tradicional, desenvolvendo uma solução inovadora que nos permite criar espaços mais seguros para todos, mesmo em casa e no escritório. As possibilidades do sistema IAQ são incrivelmente interessantes, e esse reconhecimento é a prova de que nossos esforços avançados de engenharia estão valendo a pena.”

O CES Innovation Awards premia, a cada ano, as melhores inovações tecnológicas em 28 categorias diferentes de produtos. Um júri composto por projetistas, engenheiros e representantes da mídia, da área da tecnologia, avalia os projetos do ponto de vista do design, da funcionalidade, do interesse para o consumidor, da engenharia e frente à concorrência.

Compartilhe