Parabéns, Bezerra Oliveira: 60 anos de uma história de sucesso e dedicação

Há 60 anos, exatamente na data de hoje, Honório Bezerra realizava o seu sonho, o de ter a sua própria autopeça. Ele começou como balconista e abriu uma pequena loja no centro de Fortaleza (CE), que não tinha nem 100 m2. Ao longo dos anos, o negócio só expandiu e o Grupo Bezerra Oliveira se tornou uma das maiores referências no Nordeste. Quem conta essa história é uma das suas filhas, a diretora Financeira do Grupo, Cláudia Bezerra de Oliveira.

“Junto a um sócio, ele abriu essa pequena loja só para atender no balcão. Sempre de forma muito prestativa para servir muito bem o cliente, ele foi se tornando uma referência. Vinham até pessoas de outros bairros para serem atendidas por meu pai. Ele atendia de domingo a domingo, e até mesmo fora do horário comercial”.

A evolução das lojas Bezerra Oliveira – Foto: Reprodução / Instagram   

O passo seguinte foi um espaço maior. “Ele abriu uma loja cerca de cinco vezes maior que a anterior. A partir disso, começou uma pequena venda no atacado. Além de atender varejistas do Ceará, Piauí foi o primeiro estado o qual passamos a vender também. Anos depois, nós fomos para outro prédio, que é a nossa matriz, e o negócio foi criando uma proporção maior, graças ao trabalho e à dedicação de muitos que estavam conosco”.

Com a separação da sociedade, a família foi entrando no Grupo e Cláudia conta que eles partiram para a segmentação e a evolução do portfólio. “Como, por exemplo, passamos a trabalhar mais fortemente com rolamentos e abrimos uma unidade dedicada a eles, não só automotivo, mas também industrial”.

A evolução das lojas Bezerra Oliveira – Foto: Reprodução / Instagram

Expansão

Atualmente, o Grupo Bezerra Oliveira atua nos segmentos de autopeças, motopeças e no industrial. Há cerca de vinte anos, a expansão foi pelo Nordeste. “De autopeças, ingressamos em outros mercados de forma presencial, não mais só pelo telemarketing. Abrimos a primeira unidade fora do Ceará, em Teresina (PI), depois fomos para o Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Barbalho (CE) e no ano passado foi a vez de Salvador (BA)”.

A evolução das lojas Bezerra Oliveira – Foto: Reprodução / Instagram

De motopeças, são três unidades em Fortaleza (CE), mas todas as outras lojas trabalham como essa linha. E no segmento industrial o Grupo é referência no Ceará e em outros estados próximos, com serviços especializados para indústrias. “Fazemos um trabalho muito bacana nas torres eólicas, vendemos peças e rolamentos, e temos cinco engenheiros mecânicos para fazerem o serviço nas torres”.

Hoje, o Grupo Bezerra Oliveira tem 820 funcionários, doze unidades, incluindo a Nossa Estoque, distribuidora de autopeças, voltada para a linha pesada. São mais de 120 mil itens, de quase 500 fornecedores, 10 mil clientes ativos e cerca de 1.400 cidades atendidas.

A evolução das lojas Bezerra Oliveira – Foto: Reprodução / Instagram

No ano passado, a Bezerra Oliveira foi nomeada pela Petronas como fornecedora exclusiva de óleo nos estados do Piauí e Maranhão, em cada um deles, foi aberta uma unidade exclusiva para esta finalidade. “Mesmo com a pandemia, nós ousamos e estamos felizes com a parceria”, afirma.

Sucessão

O Grupo tem um processo de sucessão muito bem definido. Os seus irmãos Marcos e Carmem, ocupam, respectivamente, os cargos de diretor Comercial e de diretora-presidente. “E já estamos na terceira geração. Eu tenho duas filhas, uma trabalha no financeiro e a outra na área de compras. Outros sobrinhos também estão em áreas tão importantes quanto no Grupo”.

A evolução das lojas Bezerra Oliveira – Foto: Reprodução / Instagram

Do legado do sr. Honório, que tem 85 anos, eles seguem à risca. “. Sou apaixonada pelo segmento de autopeças, pela distribuição e pela Bezerra Oliveira, mais do que qualquer outra coisa. Papai é a Bezerra Oliveira e vice-versa, temos esse carinho muito grande. Misturamos muito o aspecto de sentimento, mas não o profissional. Sempre trabalhamos com muita dedicação, com o colaborador, fornecedor e com os nossos clientes. Isso tem dado resultados e estamos seguindo a linha que o sr. Honório trilhou e implantou desde o começo”, conclui.

Compartilhe