Oferta de veículos 0km cresce 44% em 2021 enquanto de seminovos cai 3,5%

Procura por SUVs cresceu 16% entre as buscas por veículos 0km e 2% entre os seminovos, mostrando que a categoria está caindo nas graças dos brasileiros

Cheirinho de carro novo? Em 2021, o Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina, percebeu uma retomada nas ofertas de veículos 0km em relação ao ano anterior, a informação faz parte do Relatório Anual de Veículos Mercado Livre Brasil, produzido pela divisão de Veículos da empresa. Os dados, levantados a partir de anúncios, procura e contatos sobre carros, caminhões e caminhonetes na plataforma, mostram um crescimento de 44% na oferta de carros 0km em relação a 2020, enquanto a disponibilidade de veículos seminovos caiu 3,5% no mesmo período.

A disponibilidade de carros 0km volta a crescer após a escassez de chips semicondutores afetar a produção em todo o mundo. Já para os seminovos, a queda é explicada por um primeiro trimestre mais tímido, com queda de 23% na oferta, que foi recuperada ao longo do ano, levando a um fechamento com queda de apenas 3,5%, indicando certa estabilidade. Apesar da recuperação nas ofertas de veículos 0km, os seminovos ainda correspondem à maioria dos anúncios no Mercado Livre.

Entretanto, a intenção de compra  de veículos 0km, representada por contatos realizados com os anunciantes por potenciais compradores, não acompanhou o aumento nas ofertas, com crescimento de apenas 2%. A intenção de compra para os seminovos, por sua vez, caiu 20%, em decorrência de um ritmo de contatos menor em 2021 frente a 2020, especialmente no final do ano. Além disso, a queda também é explicada por um forte trabalho de ações de prevenção de Fraude do Mercado Livre Veículos, o que reduziu o número total de contatos, porém, mais assertivos e, dessa forma, garantiu mais qualidade e efetividade, levando a uma conversão maior de vendas.

“As montadoras têm encontrado formas de garantir um suprimento de chips semicondutores, mesmo com as dificuldades apresentadas pelo cenário mundial, além de buscarem formas de driblar essa escassez, como o retorno de alguns elementos analógicos, como o velocímetro. Dessa forma, estão conseguindo colocar no mercado um volume razoável de automóveis que já estavam prontos, apenas aguardando esses componentes” conta Luciano Ávila, líder da divisão de Automóveis do Mercado Livre no Brasil. “Os seminovos, por sua vez, são abastecidos continuamente, então, é normal uma oferta de certa forma perene. Já a queda nas procuras é explicada pela alta de preços, que atingiu também os seminovos. Além disso, nossas medidas antifraude, apesar de gerar menos contatos, levam mais qualidade aos que efetivamente acontecem, e garantem um aproveitamento melhor de vendas para os nossos anunciantes”, completa. 

O relatório aponta também que a procura (visitas a anúncios na plataforma sem necessariamente um contato direto) por SUVs cresceu tanto nas buscas por 0km, com crescimento de 16%, quanto nos seminovos, com crescimento de 2%. A tendência foi acompanhada pela oferta de SUVs, que cresceu 116% para veículos 0km e, para seminovos, cresceu 45%.

“O crescimento de demanda tanto para automóveis 0km quanto para seminovos indica que os brasileiros estão aderindo cada vez mais às SUVs, e é exatamente para onde as montadoras estão mirando, já que é a fatia mais rentável para as OEM's”, explica Luciano.

Busca por tipo de carroceria

Entre as buscas por veículos seminovos, as categorias mais procuradas foram Hatch, com a liderança, seguidas por Sedã e SUV. Já para os 0km, as buscas mostram um equilíbrio maior entre Hatch, SUVs e pick-ups, com os Sedã (com apenas 15% das buscas) perdendo terreno:

Seminovos 0km
Hatch (29%) Hatch (24%)
Sedã (24%) SUV (24%)
SUV (17%)  PICK-UP (23%)

Marcas mais buscadas

Em 2021, entre os modelos seminovos, a Chevrolet permaneceu como a marca mais procurada em todo o país, seguida por Volkswagen e Fiat. 

Já para os 0km, a Fiat se tornou a marca com os veículos mais visitados no Mercado Livre, seguida pelo Chevrolet (que em 2020 ocupou a primeira posição) e Volkswagen.

Modelos com maior intenção de compra

Os modelos seminovos com maior número de contatos, quando os consumidores acionam o vendedor para negociar o veículo, foram o Honda Civic, seguido pelo VW Gol e pelo Toyota Corolla. Ao analisar a busca ao longo do ano, os mesmos veículos predominaram boa parte do ano liderando os números de contatos. 

Já para os 0km, apesar de o Fiat Strada ser o modelo com mais contatos na maioria dos meses, a pick-up ocupa a segunda colocação nos contatos acumulados durante 2021, perdendo a primeira posição para o Chevrolet Onix. A terceira colocação fica com o Hyundai HB20. Outros modelos que estiveram nas primeiras posições no acompanhamento mês a mês foram modelos como Fiat Toro, Hyundai Creta e o Jeep Compass, em especial no segundo semestre.

O Estudo completo pode ser acessado aqui.

Compartilhe