BA 183 | Valtermário: Resiliência, o combustível que conduz ao sucesso

Enfim, 2022 chegou e junto com ele expectativas de que esse novo ciclo seja marcado por importantes conquistas e realizações e, para os momentos em que, porventura, as coisas não aconteçam da forma desejada, que possamos nos valer da resiliência.

A palavra resiliência é oriunda do latim resiliens, que significa voltar ao estado normal, principalmente após uma situação crítica que altera o equilíbrio de um sistema, da morfologia de um objeto, ou do estado natural de um indivíduo.

Originário da Física, o termo resiliência está relacionado com o retorno à forma original de alguns corpos após serem submetidos a uma deformação elástica.

Assim acontece com a mola de um automóvel. Quando passamos por uma lombada, as molas são encolhidas e, quando passamos por um buraco, são esticadas, dessa forma, absorvem a energia recebida, que é controlada pelos amortecedores e rapidamente fazendo-as retornarem ao seu estado normal e seguir a viagem sem maiores impactos.

Na psicologia, resiliência pode ser compreendida como a capacidade de uma pessoa lidar com sérios problemas, vencer obstáculos pessoais ou sociais e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

Especialmente nos últimos dois anos, com a pandemia, muitos de nós tivemos que nos adaptar a um “novo normal” e a buscar alternativas para enfrentar as adversidades que nos foram impostas.

“Enquanto houver sol, enquanto houver sol, ainda haverá…” diz o refrão da música do Titãs, portanto, enquanto houver esperança e desejo, ainda haverá um caminho para seguir em frente.

Resiliência e fé não faltaram para muitos brasileiros que, por conta da pandemia, enfrentaram e venceram situações do tipo:

• Desemprego e consequentes dificuldades financeiras;

• Adaptação ao trabalho em home office;

• Restrições de locomoção por conta de medidas governamentais;

• Problemas de saúde na família.

Portanto, nos momentos em que as adversidades acontecem, temos dois caminhos: otimismo ou pessimismo.

No desenho animado Lippy & Hardy – O personagem Lippy é o leão sempre positivo com ideias mirabolantes e Hardy, a hiena, pessimista, que sempre desacreditava dos planos de Lippy para os dois se darem bem. Nessas horas Hardy sempre dizia: “Oh céus! Oh Vida! Oh azar! Isto não vai dar certo!”

Possivelmente, a maioria de nós já observou aquela pessoa que sabemos que está enfrentando sérios problemas, seja de saúde, na família, financeiro, enfim, mas que não tira o sorriso do rosto e a força para seguir em frente, superando os desafios que lhe são apresentados.

Essa é a postura que se espera de todo vendedor de sucesso. Reclamar e se lamentar não resolvem o problema.

No momento em que a luz de alerta ascende no “painel” de nossa mente, é sinal de que alguma ação precisa ser tomada. O ideal é pisar no freio, parar, entender o problema, saber se precisa contar com a ajuda de alguém, resolvê-lo, retomar o caminho ou proceder com uma mudança de rota.

Imagine a resposta de 2 (dois) vendedores que não bateram a meta de vendas no mês anterior ao serem questionados pelo seu gestor sobre o que fariam de diferente no mês atual a fim de reverterem a situação:

VENDEDOR 1: R: “Este mês tenho certeza que os resultados serão diferentes. Estou intensificando os contatos com os clientes ativos e inativos, com foco nos itens de campanhas promovidas pelos fabricantes e itens “grupo família” a fim de agregar um maior volume de vendas e, também, prospectando clientes. Tenho objetivos profissionais e pessoais de curto, médio e longo prazos, que dependem do meu faturamento mensal, afinal, condições de trabalho não me faltam: a empresa me disponibiliza um ambiente de trabalho agradável (limpeza, ar-condicionado, café da manhã…), equipamentos necessários para o desenvolvimento de minhas funções; benefícios, salário pago em dia, etc. Cabe a mim dar o melhor possível em prol de cumprir os meus objetivos e os objetivos da empresa”.

VENDEDOR 2: R: “O mês passado foi ruim em vendas e este mês, ao que parece, será ainda pior. Já estou cansado de fazer ligações e a maioria dos clientes não atende e, quando atende, não compra e questiona os preços e pede descontos. Sem contar que precisei me afastar alguns dias para tratar uma gripe. Estou com umas contas atrasadas e não vou conseguir quitá-las nos vencimentos. Enfim, estou cada dia mais preocupado e isso está interferindo em meus resultados. Não sei mais o que fazer”.

Interessante é que antes de responder ao gestor, ao chegar à empresa, pela manhã, ele recebe de um colega uma mensagem de “bom dia” e responde: “Bom dia só se for para você, meu amigo. O meu dia começou péssimo. O ônibus atrasou seu horário habitual e passou lotado, motivo pelo qual, durante todo o trajeto, não consegui um assento. Com sua licença, vou me preparar para a guerra, afinal, o dia hoje promete. Tomara que chegue logo 18h para eu receber a carta de alforria provisória para retornar ao batente amanhã com um pouco menos de estresse. Ainda bem que ao meio dia, durante o horário do almoço, terei um tempinho para tomar o banho de sol.

E então? Ficou claro qual dos dois vendedores tem mais chances de conquistar os objetivos? Reclamar, lamentar, se fazer de coitadinho, fazer jogo emocional, não resolvem os problemas. No momento em que as adversidades acontecem, o que se espera é que as pessoas absorvam o problema, parem, pensem, busquem respostas, soluções a fim de reverterem situações incômodas. Logicamente que é normal o ser humano se abater um pouco diante de determinadas situações, o que não é tolerável é se debruçar no problema e achar que tudo está perdido.

Ainda que ditas da “boca pra fora” palavras têm poder. Para quem externa palavras ou frases negativas, vale lembrar que negatividade atrai resultados negativos; para quem as ouve, é importante tomar o cuidado para não deixar que fluidos negativos invadam seu interior e lhe causem desânimo, afinal, é possível que essas pessoas negativas estejam apenas tentando trazer pessoas positivas para o seu “time” ou simplesmente fazem isso sem intenção ou sem perceber, seja por conta da educação que receberam ou pelas situações que tiveram que enfrentar ao longo da vida, desenvolveram certas crenças limitantes.

A resiliência, portanto, é característica de pessoas positivas. Pessoas que não se abatem diante das adversidades e que estão sempre dispostas a reverter uma situação inesperada, com fé, garra, foco e motivação.

Que sempre prevaleçam atitudes positivas e otimismo!

*Valtermário Rodrigues (foto) é Analista Administrativo Sênior da Distribuidora Automotiva S/A – Filial Salvador; Bacharel em ADM; MBA em Gestão de Empresas; MBA em Liderança Coaching; Co-autor dos livros “Ser Mais Inovador em RH” – “Motivação em Vendas” e “Planejamento Estratégico para a Vida”

Compartilhe