Autopar mostra a força da reposição de autopeças após um período sem feiras

O Balcão Automotivo está na Autopar conferindo e compartilhando as novidades

E já estamos no terceiro dia da Autopar, Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, na Expotrade em Pinhais, Curitiba. A expectativa com a feira era muito grande, o que não poderia deixar de ser. Além de ela ser a segunda maior do setor, perdendo apenas para a Automec, a edição deste ano marca o retorno das feiras automotivas presenciais. Serão cerca de 600 expositores ao longo de 30.000 metros quadrados e a expectativa de receber aproximadamente 60 mil visitantes.

Carlos Jung, presidente da Diretriz Feiras e Eventos

Neste ano, ela vem com duas novidades: A MOTOPAR, Feira de Motopeças, Equipamentos e Serviços, e a RACINPARTS, Feira de Peças, Acessórios e Componentes para Customização e Performance Veicular. E nós, do Balcão Automotivo, estamos no evento para conferir essas e outras novidades. Compartilhamos aqui como o mercado vislumbra esse grande evento, que promete ser o maior dos últimos tempos, nesta 10ª edição.

Segundo o presidente da Diretriz Feiras e Eventos, Carlos Jung, neste ano, a Autopar será a maior feira já realizada em Curitiba, ocupando totalmente os 30.000 metros quadrados do Expotrade. “Participam dela expositores de diversos países, apesentando seus produtos, e compradores de outros continentes, que habitualmente se deslocam para cá nesta data. Vale destacar que a Feira, mesmo não aberta ao público em geral, será a maior do continente deste ano”.

Gisele Mari Junqueira Santos Zanon, presidente do Sincopeças Paraná

Presidente do Sincopeças Paraná, Gisele Mari Junqueira Santos Zanon, comenta que o ambiente para a Feira é tão favorável que algumas indústrias fecharam as suas participações em cima da hora. “Em menos de um mês da Feira, nós tivemos indústrias fechando para participar. Se a expectativa não estivesse tão favorável, não teríamos essas adesões de indústrias de expressão. São quase 600 marcas ocupando todo o pavilhão do Expo Trade”.

O Sincopeças Paraná é parceiro da Autopar, desde a sua primeira edição, assim como o Sindirepa Paraná. O presidente da entidade, Wilson Bill fala sobre as expectativas. “Depois de um longo período de isolamento, a expectativa é grande. Todos estão ansiosos para o reencontro, por novidades para atualização das empresas de reparação que estão enfrentando uma nova fase da evolução tecnológica dos veículos, tanto na área de equipamentos como também para qualificação dos profissionais”.

Wilson Bill, presidente do Sindirepa Paraná

Reencontro

Para Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil e do Sistema Sincopeças/Assopeças (SSA-CE), será o momento de reencontro e, principalmente, de falar sobre qualificação profissional. “As indústrias têm muitas coisas a nos mostrar. É necessário que a gente implemente com as feiras os momentos de qualificação profissional, principalmente na parte de mecânica automotiva. Passamos muito tempo nos reunindo só virtualmente, o que é diferente de fazer um curso ou uma palestra técnica presencial”.

Visão similar compartilha Rodrigo Carneiro, presidente da ANDAP. “A Feira marca um novo ponto de partida para a volta de eventos do setor diante desse novo cenário. O aftermarket segue em evolução para atender as necessidades da frota circulante de veículos e a ANDAP deseja aos organizadores e expositores sucesso e excelentes negócios”.

Ranieri Leitão, presidente do Sincopeças Brasil e do Sistema Sincopeças/Assopeças (SSA-CE)

Presidente do Sicap, Alcides Arcebi Neto, ressalta que os eventos presenciais sempre trouxeram bons frutos comerciais e de relacionamento para o setor automotivo. “Por mais que tenhamos eventos virtuais, os presenciais ou híbridos são indispensáveis para nós”. Antonio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP, destaca que o relacionamento pessoal no setor é imprescindível.

“Foi assim que a reposição foi construída e feiras como a Autopar, estreitam as relações entre os elos da cadeia para a troca de experiências. É o momento em que o reparador encontra com fabricantes e distribuidores em um ambiente propício para poder não só falar de questões relacionadas ao trabalho, como também tem momentos de descontração. Além de conferir as novidades e permitir o contato direto com o fabricante, o que é muito produtivo”.

Rodrigo Carneiro, presidente da ANDAP

Relevância

Nas palavras de Darci Piana, presidente da FecomercioPR e vice-governador do Estado do Paraná, em sua 10ª edição, a Autopar assumiu contornos nacionais. “A sua importância para o mercado setorial pode ser dimensionada pelo extraordinário número de expositores, o completo espectro de tecnologias apresentadas e por uma visitação composta de profissionais oriundos de todos os recantos do Brasil”.

Ele acrescenta que esta edição da Feira, a primeira do aftermarket automotivo no que já podemos chamar de período pós-pandêmico, é a prova de que as feiras têm um papel único e importantíssimo para a otimização dos negócios nos segmentos mais importantes da nossa economia. “A Autopar é um marco para o Paraná e para o Sul do Brasil”, diz.

Alcides Arcebi Neto, presidente do Sicap

Presidente do Sistema FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, destaca que o Paraná abriga um dos principais polos automotivos do Brasil, com importantes montadoras e uma série de empresas fornecedoras, que colocam esse setor como um dos mais representativos da indústria do Estado. “O Sistema FIEP, em sua missão de prestar serviços que atendam às necessidades das indústrias, desenvolve inúmeras ações para dar suporte a esse setor, em áreas como qualificação profissional e apoio à inovação, entre outras”.

Por todos esses motivos, ele conta que são apoiadores da Autopar. “Uma feira que atende a toda a cadeia de reposição de veículos, que também está no foco de nossa atuação. Ações como esta, além de trazerem atualização para os empresários, são fundamentais também para a geração de novos negócios. Um fator que ganha ainda mais importância neste momento de retomada da indústria”.

Darci Piana, presidente da FecomercioPR e vice-governador do Estado do Paraná

Serviço

10ª edição da Autopar, Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva

Data: 11 a 14 de maio

Local: Expotrade em Pinhais, Curitiba (PR)

Horário: Das 14h às 21h, de quarta a sexta-feira, e das 9h às 16 h, no sábado

 

Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema FIEP
Compartilhe