Valeo: Tecnologia LiDAR vai equipar produtos da Stellantis a partir de 2024

O LiDAR de terceira geração da Valeo torna a condução mais segura e devolve o tempo ao condutor em situações de condução incômodas, como quando viaja a baixa ou média velocidade em trânsito intenso

A Stellantis escolheu a tecnologia LiDAR de terceira geração da Valeo para equipar vários modelos de suas diferentes marcas automotivas a partir de 2024. O Scala 3 LiDAR da Valeo permitirá que esses veículos sejam certificados para automação de nível 3, permitindo que os motoristas tirem as mãos do volante e olhos da estrada, com segurança.

O LiDAR de terceira geração da Valeo capta tudo, mesmo quando um objeto está muito à frente, invisível ao olho humano. Ele pode identificar objetos a mais de 150 metros à frente que nem o olho humano, câmeras ou radares conseguem, como um objeto pequeno com refletividade muito baixa, ou por exemplo, um pneu caído na estrada. Ele recria uma imagem 3D do entorno do veículo usando uma nuvem de pontos, com uma resolução ainda inigualável para um sistema automotivo. Ele pode mapear a topologia do solo e detectar marcações de estradas.

Essa tecnologia também possui software integrado de alto desempenho baseado em algoritmos de inteligência artificial, que permite orientar a trajetória do veículo, antecipando áreas livres de obstáculos na estrada mais à frente. Também pode se autodiagnosticar e acionar seu sistema de limpeza quando seu campo de visão estiver obstruído. Como todos os Valeo LiDAR, a tecnologia é de nível automotivo, o que significa que os dados gerados permanecem totalmente confiáveis e precisos em todas as condições de uso e clima (de -40 a +85°C). Ele se destaca como o componente-chave em um sistema de sensores que permite que os veículos obtenham aprovação para automação de condução condicional SAE (nível 3), atendendo aos requisitos legais da UN-R157.

O LiDAR de terceira geração da Valeo torna a condução mais segura e devolve o tempo ao condutor em situações de condução incômodas, como quando viaja a baixa ou média velocidade em trânsito intenso. Esses desafios são centrais para a parceria entre a Stellantis e a Valeo.

Segundo Marc Vrecko, presidente do Grupo de Negócios para Conforto e Sistemas de Assistência à Condução da Valeo, “um novo capítulo em sistemas de assistência à condução está sendo escrito com nossos parceiros da Stellantis. A automação de veículos de nível 3 só pode ser alcançada com a tecnologia LiDAR. Sem ela, alguns objetos não podem ser detectados. No entanto, neste nível de autonomia, a capacidade de percepção do sistema deve ser extremamente precisa. Nosso Valeo SCALA LiDAR de terceira geração oferece uma resolução quase 50 vezes maior do que o dispositivo de segunda geração. A tecnologia vem com recursos exclusivos de coleta de dados, permitindo que a Stellantis abra o caminho para novas experiências em seus veículos”, comentou.

O diretor de software e membro da equipe executiva da Stellantis, Yves Bonnefont, reforçou os diferenciais dos veículos equipados com a tecnologia. “O que diferencia os carros uns dos outros hoje em dia é a experiência de direção que eles oferecem. Graças à nossa solução de condução autônoma L3, aproveitando o LiDAR de última geração da Valeo, ofereceremos uma experiência de direção mais agradável e devolveremos o tempo ao motorista durante suas viagens.”

A Valeo já é a número um mundial em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), equipando um em cada três carros novos globalmente com suas tecnologias. Foi a primeira e é, até hoje, a única empresa a produzir um scanner automotivo LiDAR em escala industrial. Mais de 170.000 unidades foram produzidas e a tecnologia é protegida por mais de 500 patentes.

O Grupo pretende acelerar ainda mais neste campo, conforme anunciado em fevereiro de 2022 com o lançamento do seu plano Move Up, a estratégia de criação de valor no centro das quatro megatendências disruptivas da mobilidade (eletrificação, ADAS, reinvenção da experiência interna e iluminação).

Como empresa de tecnologia e parceira de todas as montadoras e novos players de mobilidade, a Valeo está inovando para tornar a mobilidade mais limpa, segura e inteligente. A Valeo é líder em eletrificação, sistemas de assistência à condução, reinvenção da experiência interna e iluminação. Essas quatro áreas são vitais para a transformação da mobilidade e impulsionarão o crescimento do Grupo nos próximos anos.

A Valeo está listada na Bolsa de Valores de Paris. Valeo em números: Em 2021, o Grupo gerou vendas de 17,3 bilhões de euros e investiu 12% de suas vendas de equipamentos originais em P&D. Em 31 de dezembro de 2021, a Valeo tinha 184 fábricas, 21 centros de pesquisa, 43 centros de desenvolvimento e 16 plataformas de distribuição e empregava 103.300 pessoas em 31 países em todo o mundo.

Compartilhe