Bom para o setor: IPI menor agora vale também para automóveis de passeio

Governo ampliou desconto sobre a alíquota de 18% para 24,75%

Uma nova redução do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, foi determinada pelo governo federal para automóveis de passeio. Por meio do decreto 11.158, publicado em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira, 29, foram contempladas também centenas de outros produtos.

A queda real do tributo é de 6,75% para os veículos de passeio, mas seu repasse aos para os preços dos automóveis ficará a cargo de cada fabricante. O decreto, que no caso de alguns produtos estipula redução de até 35%, exclui da lista de segmentos beneficiados os principais produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, AM.

A alíquota para automóveis nacionais e importadas já tinha sido reduzida em 18% e agora tem desconto de 24,75%, o que equipara a outros segmentos beneficiados com o mesmo índice em abril. Naquele mês, veículos comerciais, como vans e picapes, já tinham sido beneficiados com redução de 35%.

A exemplo do que ocorreu naquela oportunidade, os veículos em estoque, mesmo nas revendas, poderão ser refaturados com o IPI reduzido, segundo a Anfavea.

Compartilhe