Conarem cria programa de formação de profissionais em retífica de motor

Programa nacional desenvolvido em parceria com o SENAI e apoio de fabricantes pretende promover capacitação por meio de EAD para jovens ingressarem na profissão de retífica de motores que possui escassez de mão de obra especializada 

O reparo de motores dos mais diversos segmentos, seja automotivo, marítimo, agrícola e equipamentos industriais, é um mercado em evolução. Retíficas de todo o Brasil possuem as mais diferentes demandas, conforme a região onde estão localizadas e os negócios predominantes na economia onde atuam. Mas o setor de retíficas, mesmo tendo demanda de serviços, sofre com a falta de mão de obra especializada. “Não há renovação de profissionais e existe hoje dificuldade para repor o posto de um profissional que se aposenta”, explica José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores. 

Sentindo essa necessidade, após uma análise nas empresas de todo o Brasil associadas à entidade, o Conarem partiu para a criação de um programa inédito de capacitação profissional para o setor de retíficas em parceria com o SENAI e acaba de lançar o EAD – Ensino a Distância, que permite a capacitação técnica de jovens que queiram ter uma profissão em um mercado deficitário em mão de obra e uma oportunidade de emprego com carteira assinada.

O programa de capacitação, que possibilita que o jovem faça o curso de retificador de motores pela plataforma EAD gratuitamente e assim tenha a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, conta com o apoio das principais indústrias de componentes motor. 

A expectativa, segundo Laguna, é capacitar milhares de jovens que poderão ter novas perspectivas e iniciar uma carreira nas milhares de retíficas em todo o Brasil

Laguna explica que, futuramente, a ideia é criar o banco de talentos nacional online, com os profissionais capacitados para as empresas do setor poderem fazer o recrutamento.

O curso de retificador de motores, disponível gratuitamente na plataforma do SENAI, possui sete módulos em um total de 40 horas, iniciando por motor a combustão interna, metrologia, diagnóstico e retífica de bloco, cabeçote, virabrequim, biela e volante do motor. Cada módulo terá prazo de 21 dias a partir da inscrição até a resposta do questionário de avaliação do conhecimento adquirido. Ao finalizar e ter atingido a média mínima, o aluno terá direito ao certificado de conclusão por módulo que poderá imprimir ou arquivar e assim participar do banco de talentos do Conarem.

Para fazer o curso, a pessoa deve ter ensino médio completo, mais de 16 anos, CPF e e-mail.

Para envolver todos os agentes do setor e também divulgar esta ação inédita de capacitação profissional abrangente, o Conarem lança campanha setorial em seus canais digitais e nas mídias do setor e conta com o apoio dos principais fabricantes parceiros do setor fornecedores: Mahle, Motorservice (Kolbenschmidt – KS e Pierburg), RIO (Riosulense) e Takao. 

“Estamos lançando uma grande campanha de divulgação com o apoio dos principais fornecedores do segmento, além da participação de retíficas e os demais players do mercado também poderão se envolver na disseminação desta ação inédita”, informa. A adesão está aberta para todas as empresas do aftermarket automotivo, já que se trata de campanha setorial. 

Para acessar o EAD para capacitação de recondicionamento de motor na plataforma do SENAI, acesse: https://online.sp.senai.br/curso/98147/483/caracteristicas-tecnicas-de-motores-a-combustao-interna

Para mais informações sobre o curso, entrar em contato ricardo@conarem.com.br

Compartilhe