Pneus Radiais ou Diagonais: qual é o melhor para as máquinas agrícolas?

Especialista da Bridgestone explica as características de cada modelo para garantir a escolha mais assertiva.

Os pneus Radiais têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. No campo, a história se repete. A redução de custos tanto na manutenção de combustíveis e veículos quanto na menor compactação do solo estão entre as vantagens mais listadas dos pneus radiais. Mas e os Diagonais? Eles estão realmente aposentados? Leandro Pavarin, Gerente de Vendas OTR da Bridgestone no Brasil, empresa líder em soluções de mobilidade, explica as diferenças entre cada pneu.

Os pneus Radiais têm uma carcaça mais flexível, mantendo maior contato com o solo, resultando em menor compactação do terreno, o que é uma grande vantagem para a agricultura, tendo em vista o aumento da produtividade e o cuidado com a sustentabilidade. O pneu Radial é ideal para tratores e trens em um terreno limpo. Devido a seu desempenho de tração, é possível encontrar uma maior economia de combustível com o pneu Radial, em comparação com o antecessor, resultando em menos emissões para o meio ambiente.

Os pneus Diagonais começaram a ser usados em 1930 e possuem um custo menor na hora de adquirir e recauchutar. No entanto, a longo prazo, não oferecem a máxima produtividade da máquina, têm um maior impacto ambiental e têm custos de combustível mais altos. Seu uso é indicado para terrenos mais acidentados.

“Os pneus Radiais aumentam a produtividade e reduzem os custos, devido ao seu alto nível tecnológico que permite ao agricultor realizar o serviço em menos tempo, com menos compactação do solo e aumentando a capacidade mecânica de sua máquina”, explica Pavarin. “O pneu Radial é mais avançado tecnologicamente e, a longo prazo, oferece ao agricultor um retorno sobre seu investimento, além de contribuir para reduzir o impacto sobre o meio ambiente”, completa.

Ter um portfólio completo que atenda às necessidades de nossos clientes é um dos principais objetivos da empresa, alinhado com o Compromisso Bridgestone E8, que serve como um eixo para impulsionar a gestão ao mesmo tempo em que conquista a confiança das gerações futuras. O Compromisso E8 da Bridgestone consiste em 8 valores similares, começando com a letra “E” (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade e Empoderamento), posicionando o segmento de pneus agrícolas com “Economia” (compromisso de maximizar o valor econômico da mobilidade e operações comerciais) e “Ecologia” (compromisso de avançar tecnologias e soluções de pneus sustentáveis que preservem o meio ambiente para as gerações futuras).

Compartilhe