NGK fornece 5 dicas para quem vai comprar um veículo usado ou seminovo

Especialista da empresa recomenda ao motorista fazer vistoria cautelar, checar os documentos do veículo, realizar um test drive, agendar uma avaliação técnica e observar a vela de ignição

Dados da Webmotors revelam uma maior busca dos brasileiros por carros usados em relação a novos se compararmos de janeiro a agosto de 2021 com o mesmo período de 2022. O levantamento, realizado com 2 mil usuários da plataforma, reflete o atual momento do setor automotivo: o consumidor está mais interessado por modelos usados e seminovos. 

De acordo com a última pesquisa sobre intenção de compra e venda de carros realizada pela Webmotors, 83% dos usuários da plataforma esperam efetivar o negócio ainda no segundo semestre de 2022. Diante da expectativa de alta demanda por veículos seminovos e usados, a NGK, multinacional japonesa especialista em velas e cabos de ignição, traz cinco importantes dicas e cuidados para os motoristas que desejam planejar e efetuar uma compra mais segura neste ano:

1- Realizar vistoria cautelar ou inspeção pré-compra

“Hoje, muitas empresas fazem a inspeção do veículo, chamada vistoria cautelar, que é uma solicitação dos órgãos de trânsito para realização da transferência. Isso evita dor de cabeça por parte do comprador, que recebe um veículo inspecionado e com histórico das condições gerais”, comenta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK Brasil.

Outra boa prática é levar o veículo para uma inspeção pré-compra com seu mecânico de confiança. “Essa atitude pode evitar a aquisição de veículos com problemas mecânicos e facilitar a negociação de um desconto para cobrir os custos com manutenção”, aconselha o consultor.

2- Verificar a documentação do veículo

“É fundamental checar se os documentos do veículo estão em ordem e livres de notificações ou multas, porque, se a venda do automóvel for feita com débitos pendentes, o comprador ficará responsável por realizar todos os pagamentos”, recomenda Mori. 

Com a placa do veículo e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) em mãos, é possível pesquisar esses dados relevantes por conta própria nos portais do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

3- Fazer um test drive

Um bom test drive possibilita que o comprador entenda o estado em que está o veículo. Testar a partida do motor e trocar todas as marchas com o carro em movimento estão entre as principais recomendações de Mori para os motoristas.

“São precauções simples que podem identificar se há problema no sistema de ignição ou na bateria e até mesmo caso exista algum ruído ou dificuldade para engate ao passar por obstáculos”, explica Mori. 

4- Agendar uma avaliação técnica

Para ter ainda mais segurança na compra, outra indicação é conversar com um mecânico de confiança e agendar uma avaliação técnica. “Nessa avaliação, o profissional pode verificar os principais componentes do carro e identificar se há problemas, como sinais de batidas, vazamentos ou falhas nos módulos eletrônicos”, diz Mori. 

“Outra dica é, se possível, levar seu mecânico para avaliar o veículo ou marcar com o proprietário anterior na oficina para que seu mecânico examine o carro antes de fechar o negócio.”

5- Observar a vela de ignição

Um dos componentes de desgaste natural que deve ser observado é a vela de ignição. “Pelo aspecto das velas de ignição, um profissional qualificado consegue indicar como está o estado geral do motor, o que pode evitar custos elevados na reparação do veículo e possíveis desgastes após a sua compra”,  finaliza Mori. 

Compartilhe