BA 190 | Valtermário Rodrigues: “tudo na vida é uma questão de prioridades”

Já dizia minha avó: “tudo na vida é uma questão de prioridades”. O tempo é igual para todo ser humano, ou seja, são 24 horas por dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano e por aí vai. Diferentes são as prioridades de cada um.

Imagine a pessoa que organizou um evento para sessenta pessoas, a ser realizado em uma noite de sexta-feira. Desse total cinco pessoas não puderam comparecer e, antecipadamente, justificaram da seguinte forma:

1 – Tenho um compromisso pessoal, um exame médico marcado para o sábado pela manhã, que requer uma preparação (jejum e repouso);

2 – O evento coincide, exatamente, com a data de um outro evento de família agendado há alguns dias, com a finalidade de estreitar os relacionamentos entre familiares;

3 – Tenho uma demanda da empresa à noite, um compromisso profissional assumido com um cliente em potencial que não foi possível concluir durante o horário de expediente;

4 – Seu evento contribui para a qualidade de vida das pessoas, algo que busco constantemente, entretanto, a data coincide com um compromisso já assumido com um grupo de profissionais de diversas áreas, com a finalidade de criar um projeto de contribuição social que envolva os condôminos e comunidade do entorno da empresa;

5 – Meu filho tem uma prova amanhã para um importante concurso. Quero acompanhá-lo amanhã cedo, nesse que é o início de um grande sonho.

Considerando nossa rotina diária, embora seja bastante comum desculpa do tipo: “estou sem tempo”, na verdade falta de tempo não existe, o que existe é falta de prioridade, de interesse ou de organização do próprio tempo ou de classificação das tarefas com base em seu nível de urgência e importância.

A Matriz de Eisenhower é uma metodologia estruturada em quatro quadrantes direcionadores de priorização de tarefas que também pode ser utilizada em planos de ação.

O 1ª quadrante “Faça agora” – devem ser classificadas as tarefas urgentes e importantes e que precisam de ação imediata.

Em uma abordagem mais ampla, podemos afirmar que prioridades são definidas de acordo com o momento presente de nossas vidas, baseadas em um planejamento de vida. É perfeitamente compreensível quando escolhemos dar uma maior atenção a determinada área de nossa vida, quer seja na vida pessoal, profissional, relacionamentos ou qualidade de vida.

Ao priorizar determinada área de sua vida, outras áreas passam a ter uma prioridade menor, por exemplo:

Se você planejou ter um filho daqui a x tempo, fatalmente, nesse período, os cuidados com o filho tornam-se uma grande prioridade em sua vida; Se você deseja focar em sua carreira profissional por um determinado período de sua vida, com a finalidade de acumular recursos financeiros para ter um estilo de vida mais confortável no futuro.

Nesse contexto, a roda da vida é uma técnica de coaching bastante interessante. Basicamente, é uma representação visual dos esforços do usuário em diversas áreas de sua  vida, permitindo análises e reflexões pessoais sobre quais áreas necessitam de uma maior atenção.

A roda da vida tem o formato de uma mandala, ou seja, um círculo composto por quatro tríades estruturantes, quais sejam: Âmbito Pessoal, Âmbito Profissional, Qualidade de Vida e Relacionamentos. A roda da vida é, portanto, uma das ferramentas mais utilizadas nos processos de Coaching, pois possibilita criar um panorama pessoal e holístico em dado momento da vida do cliente (coachee), na medida em que mede o nível de satisfação geral em relação à sua vida e ajuda descobrir quais áreas estão sendo negligenciadas, ajudando a encontrar um equilíbrio entre as áreas.

Se você estiver com toda a sua atenção voltada, por exemplo, para a carreira, enquanto negligencia o lazer, o sono e a família, a roda da vida vai te ajudar a identificar por onde recuperar o equilíbrio.

E você? Já definiu quais são as suas prioridades?

Valtermário Rodrigues (foto) é Analista Administrativo Sênior da Distribuidora Automotiva S/A – Filial Salvador; Bacharel em ADM; MBA em Gestão de Empresas; MBA em Liderança Coaching; Co-autor dos livros “Ser Mais Inovador em RH” – “Motivação em Vendas” e “Planejamento Estratégico para a Vida”

Compartilhe