BA 191 | Valtermário Rodrigues comenta o tema “Candidatos em Campanha”

Dois amigos de infância; dois sonhos distintos. Quer dizer, distintos, mas nem tanto.

Ambos, decidiram ser candidatos:

• Um, candidato a prefeito da cidade do interior, onde nasceu, para um mandato de 4 (quatro) anos, com possibilidade de reeleição;

• O outro, candidato à vaga para o cargo de diretor, (mandato de 4 anos), em uma empresa multinacional que vai se instalar na mesma cidade, com objetivo de trazer inúmeros benefícios para o povo da região.

As pesquisas de intenção de votos indicam a vitória do candidato a prefeito em primeiro turno, considerando a margem de erro. Por outro lado, o candidato a vaga de diretor realizou uma pesquisa diferente, ou seja, buscou informações sobre a empresa a qual pretende ingressar, em breve.

Coincidentemente, assim como as eleições e o início do mandato estão previstos para acontecer em outubro e janeiro, respectivamente, o registro da empresa vai acontecer até o final do mês de outubro e previsão para o início das atividades a partir do primeiro dia útil do mês de janeiro.

Finalmente, chegou o mês de outubro e o sonho de ambos foi realizado: O candidato a prefeito venceu o pleito, em primeiro turno, com a maioria absoluta dos votos válidos, enquanto o candidato a diretor foi aprovado na seleção de emprego, sendo o escolhido entre os 6 (seis) outros candidatos que concorreram à vaga.

Na trajetória, entre o sonho até sua concretização, algumas semelhanças foram observadas pelos amigos:

Para conquistar o sonho de ser prefeito, se preparou: ingressou na faculdade de administração com ênfase em política; filiou-se a um partido político; foi o escolhido nas prévias do partido e se candidatou ao cargo de prefeito; fez parceria com um especialista em marketing político; se engajou na campanha eleitoral até ser eleito prefeito.

Assim como para realizar o sonho de ser diretor de uma grande empresa, ingressou na Faculdade de Administração e, em seguida, no curso de coaching com ênfase em carreira; ficou atento às oportunidades de mercado; fez um curso de marketing pessoal; cursou inglês e espanhol e participou de diversas palestras e eventos na área de administração, marketing e responsabilidade social.

Após passarem por essa importante etapa, é momento de revisar o planejamento que será implementado a partir de janeiro, portanto, cada um deles se dedicou bastante, sendo: um ao plano de governo e o outro ao planejamento estratégico que lhe foi apresentado pelo CEO (Chief Executive Officer) da empresa.

O agora prefeito, precisa definir os nomes que irão compor o secretariado; assim como o agora diretor precisa escolher os candidatos que irão ocupar os cargos de gerentes e coordenadores.

Ambos têm objetivos distintos em relação ao crescimento político e profissional, respectivamente. O prefeito deseja chegar ao Senado em um prazo de aproximadamente 10 anos e o agora diretor pretende assumir o cargo de CEO, seja na empresa atual ou em outra grande empresa, caso surja uma proposta irrecusável.

A dinâmica de ambos os cargos se assemelham, a saber: O Prefeito, com o apoio político dos vereadores, é o responsável pela aplicação dos recursos provenientes dos impostos e demais verbas repassadas pelo Estado e pelo Governo Federal. Cabe ao prefeito, portanto, zelar pela boa administração da cidade, empreender a gestão da coisa pública, exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social, sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara municipal, mas também vetar e elaborar propostas de leis quando achar necessário, buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa, além de planejar, comandar, coordenar e controlar, entre as outras diversas atividades relacionadas ao cargo.

Ao diretor de uma empresa, cabe dirigir, planejar e controlar as atividades de diversas áreas da empresa, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros, administrativos, estruturação, racionalização e adequação dos serviços diversos.

Com base nessa premissa, os amigos de infância pretendem firmar parcerias para desenvolvimento de projetos que impliquem na melhoria de vida da população da cidade e, consequentemente, ajudá-los na trajetória rumo à conquista de novos objetivos.

Ambos conseguiram alcançar seus objetivos e, portanto, não devem parar por aí, afinal, vida é movimento. O homem sempre está em constante evolução e busca pelo sucesso e realização.

Certamente, para chegar ao senado, o prefeito vai em busca de realizar um excelente mandato, a fim de ser reconhecido por sua base política como opção ideal para um projeto que o conduza ao cargo de senador em médio ou longo prazo.

Para chegar ao cargo de CEO (Chief Executive Officer), que em português significa Diretor Executivo, o diretor da empresa que logo vai se instalar na cidade, sabe que precisa se qualificar ainda mais, afinal, o CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. Ele é o responsável pela estratégia e visão da empresa e o maior representante de uma empresa em todo o mercado. Dessa forma ele pretende ampliar sua rede de networking, participar de palestras, workshops, cursos abertos e cursos de pós-graduação, aprimorar o inglês, que é essencial, principalmente em grandes empresas. O cargo atual vai lhe possibilitar desenvolver suas habilidades de tomada de decisão, organização, comunicação e liderança de todas as maneiras possíveis. Pretende, portanto, administrar a empresa com tomada de decisões de forma rápida e convicta, entender o que motiva os envolvidos no negócio e torná-los apoiadores da tomada de decisões; ser proativo, transmitir confiança, com visão sistêmica, resiliência e liderança capaz de motivar e influenciar a equipe, ajudando-a a atingir os objetivos traçados.

Sonhar, acreditar e se preparar são palavras-chave para aqueles que desejam alcançar seus sonhos e objetivos.

Pense nisso!

*Valtermário Rodrigues (foto) é Analista Administrativo Sênior da Distribuidora Automotiva S/A – Filial Salvador; Bacharel em ADM; MBA em Gestão de Empresas; MBA em Liderança Coaching; Co-autor dos livros “Ser Mais Inovador em RH” – “Motivação em Vendas” e “Planejamento Estratégico para a Vida”

Compartilhe