Investimento em segurança será tendência no setor de caminhões em 2023

Segmento está atento à proteção do motorista e prevenção contra furtos e roubos de cargas

Do Automotive Business

O investimento em novas tecnologias voltadas à segurança do motorista será uma das grandes tendências do setor de caminhões em 2023, segundo projeção de Caetano Ferraiolo, presidente da Stoneridge no Brasil, detentora da marca Pósitron.

“A questão de segurança, principalmente na condução e na manobra do veículo, com certeza será uma grande tendência. A redução da emissão de poluentes também, mas olhando o mercado em que atuamos, ter segurança para evitar acidentes que deixam feridos será importante”, diz Ferraiolo, em entrevista à Automotive Business.

A empresa norte-americana é uma das principais desenvolvedoras de soluções tecnológicas nessa área. Uma de suas soluções é o Rotograma Falado, que auxilia o condutor para uma direção mais segura em tempo real. 

Segundo a Stoneridge, o motorista recebe alertas audiovisuais personalizados sobre trechos do caminho que demandam maior atenção e cuidado como curvas perigosas, velocidade da via e proximidade de áreas urbanas. 

Seguindo essa estratégia, a companhia também oferece o Sistema de Monitoramento MDVR e Fadiga que, integrado ao sistema de segurança, gera alerta e imagem no caso de violação ou sinal de cansaço e distração do motorista.

Um dos lançamentos destacados pela Stoneridge na Fenatran 2022, ocorrida no início do mês, foi o Black Box, que funciona como se fosse a caixa preta do avião. O dispositivo reúne e grava informações da frota monitorada e as transmite para a plataforma de gestão. Os dados permitem analisar a ocorrência, performance da frota e do motorista, levando-se em consideração o seu modo de condução, eventuais infrações cometidas e o exato momento em que elas ocorreram.

Segurança contra furto de cargas

A preocupação das empresas de transporte de cargas em evitar furtos e roubos também deverá deixar as montadoras e desenvolvedoras de novas tecnologias de segurança em alerta no próximo ano. As ocorrências de roubo no Brasil, por exemplo, cresceram 1,7% em 2021, com um prejuízo para as transportadoras superior a R$ 1,27 bilhão.

De acordo com o levantamento anual da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), no ano passado foram registrados 14.400 roubos, ante 14.150 em 2020. O dano financeiro foi de quase R$ 200 milhões a mais na comparação entre os dois anos. 

A associação analisou que o crescimento desse tipo de crime está relacionado à retomada das atividades econômicas após o período mais crítico da pandemia de covid-19, o que indica que no próximo levantamento os dados de 2022 devem ser ainda mais alarmantes.

O catálogo de novos serviços da Stoneridge também traz novas plataformas hardware 4G, LoRa e BLE (Bluetooth Low Energy), que visam antecipar a informação de furto ou roubo da frota e da carga e, dessa forma, aumentar significativamente a taxa de recuperação.

“Muitas vezes quando se detecta o furto, o veículo já foi desmontado porque os criminosos são muito profissionais. Nossas novas funcionalidades detectam o momento do furto e emite um sinal para o proprietário do veículo, seja por inclinação do carro de reboque ou corte da central de processamento, que é o caminho mais comum do roubo de veículos hoje”, explicou o presidente da companhia.

Compartilhe