O automóvel continua sendo a preferência dos consumidores e 43% deles têm a intenção de comprar um veículo nos próximos seis meses, principalmente, acima de 3 anos de uso (38%)
Por Karin Fuchs
A pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023” do Data OLX Autos mapeou o comportamento dos indivíduos em suas rotinas relacionados à locomoção, revelando que o automóvel continua sendo o principal meio de locomoção, aplicativos de mobilidade são usados de forma ocasional e os meios menos utilizados são o táxi, trem, metrô, ônibus e bicicleta. A pesquisa teve a participação de 5.529 entrevistados de 27 Estados do Brasil, entre 7 e 19 de setembro de 2023.
Pela pesquisa, a maioria dos entrevistados, cerca de 3 em cada 4, já tem um veículo para uso próprio, sendo que 85% possuem carro e 31% disseram ter uma motocicleta ou motoneta. A posse de veículo é indicada principalmente pelo público da classe A (65%). A pesquisa também mostrou o uso de bicicletas nas rotinas diárias. Entre os participantes, 43% utilizam este meio, sendo que 9 em cada 10 as utiliza para todo o percurso até o destino pretendido. A locomoção por bicicletas é feita principalmente pelos homens.
Intenção de compra
Quanto à compra de um veículo nos próximos 6 meses, a pesquisa revelou que 43% têm esta intenção, o baixo percentual se justifica por já terem um veículo. Entre os que têm interesse, a maior preferência é por automóveis acima de 3 anos de uso (38%) e por veículos de até 3 anos de uso (29%). 11% têm intenção de comprar um veículo, principalmente entre os membros da classe A, enquanto 44% dos pertencentes à classe C preferem carros usados.
Entre os que ainda não se decidiram pela compra, este universo correspondeu a 22% do total, sendo que a geração Z é a mais indecisa. Incluindo a geração Y, 30% disseram que não têm interesse por falta de condições financeiras. E 65% afirmaram que ter um carro para uso pessoal para realizar os deslocamentos é importante, mas não pretendem comprar um automóvel.
Híbrido ou elétrico
Também entre os entrevistados que têm intenção de comprar um automóvel nos próximos seis meses, cerca de 4 em cada 10 entrevistados consideram comprar um automóvel híbrido ou elétrico. Quanto aos híbridos, a maioria dos entrevistados (32%) é da classe A. Por outro lado, cerca de um terço dos entrevistados não consideram adquirir nenhum dos tipos estimulados e um quarto não soube dizer se compraria esses tipos de veículos.
Serviços de assinatura
Cerca de 7 em cada 10 entrevistados não considerariam contratar um serviço de assinatura de automóveis para seu deslocamento. Entre quem considera, a indicação é maior entre o público que pretende comprar um automóvel (42%) na comparação com quem não pretende (24%). Além disso, gerações mais novas (34%) tendem a considerar mais do que as mais velhas (30%). Por outro lado, mais da metade dos entrevistados considerariam alugar um automóvel para realizar viagens de longas distâncias.
O que pesa na escolha
Entre os entrevistados, veículos com tecnologia são mais relevantes do que aqueles com design inovador, como visibilidade noturna e assistente de estacionamento. Os veículos flex são mais interessantes do que veículos a diesel e os veículos de baixo consumo e menos tecnologia são preferíveis aos veículos mais tecnológicos e com maior consumo de combustível. Cerca de 6 em cada 10 entrevistados consideram importante o nível de emissão de CO² pelos veículos.
Veículos autônomos
A perspectiva da maioria do público é de que a tecnologia ainda está fora da realidade do País e das suas cidades devido à necessidade de infraestrutura, preparação da população e viabilidade dos avanços tecnológicos no Brasil. Esta tecnologia ainda causa receio e insegurança na população entrevistada, pela pesquisa, cerca de 2 em cada 10 indicaram desconfiança e necessidade de mais testes. Para cerca de 28%, a tecnologia é considerada algo bom ou inovador, sendo indicada como futuro da mobilidade.
A pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023” do Data OLX Autos foi apresentada no Conecta Autos, realizado pelo Grupo OLX, no dia 18 de outubro, em São Paulo (SP). Acesse a pesquisa completa: (pdf)