Para os próximos cinco anos, a meta é chegar a 250 centros automotivos no Brasil. Hoje são quatro unidades, em Recife, Vitória e São Paulo
Por Karin Fuchs
A Point S, maior rede de centros automotivos do mundo, com atuação em 52 países e mais de 6 mil pontos de vendas, chegou oficialmente no Brasil em abril de 2022, quando assinou um contrato máster de franquia com a ATO, empresa cujos acionistas são dois grandes players do segmento automotivo, os grupos ADTSA e Orletti. A primeira loja foi aberta no mesmo ano, no mês de novembro, em Recife (PE), e recentemente, foi inaugurada a TBS Auto Center, na mesma cidade, com 600 metros quadrados de área construída e capacidade para atender a 400 passagens de oficina por mês.
A ATO tem como meta desenvolver uma rede de 250 lojas no Brasil nos próximos cinco anos, com investimento de R$ 175 milhões. Nesta entrevista ao Balcão Automotivo, o diretor Geral da ATO, Marco Moretta, conta quais são os planos de expansão, como funciona o modelo de negócio e o programa global de compras Point S.
Balcão Automotivo – A Point S tem um plano acelerado de expansão. Hoje, são quantas lojas e em quais cidades?
Marco Moretta – Começamos nossa operação com a primeira loja em novembro de 2022 e hoje temos 4 lojas. Duas no Recife, uma em Vitória e uma em São Paulo. Em fase de construção/reforma temos outras duas lojas que abrirão no mês de abril. Nossa meta é chegar a 250 centros automotivos (franquias) em cinco anos.
BA – Para quais regiões pretendem expandir?
MM – Queremos ter uma cobertura nacional porque vemos uma carência de um serviço de qualidade em todo o País. Por acaso, começamos pelo Sudeste e pelo Nordeste, mas estamos buscando parceiros em todo o País. Acreditamos que há uma oportunidade incrível nas cidades de médio porte.
BA – Qual é o modelo de negócio e o que podemos destacar de diferenciais?
MM – Somos associados à Associação Brasileira de Franchising e procuramos empresários e empreendedores, do ramo automotivo ou não, para serem nossos franqueados. Por ser um modelo de franquia, damos todo o suporte na escolha do ponto ideal, na construção da loja e depois na gestão do centro automotivo para ajudar na atração de clientes, no recrutamento de pessoal, na gestão do estoque, na oferta de serviços e no desempenho econômico-financeiro da loja. Afinal, queremos o sucesso do nosso cliente para que ele possa abrir várias franquias e não apenas uma.
BA – Como funciona o programa global de compras Point S?
MM – Somos a maior rede de centros automotivos do mundo com mais de 6 mil lojas em 51 países. Por exemplo, no ano passado nossa rede adquiriu mais de 20 milhões de pneus. Com isso, você pode imaginar o nosso poder de negociação com os fabricantes de pneus, lubrificantes e autopeças. Nosso objetivo é levar as melhores condições para nossos franqueados. E nossos franqueados têm a liberdade para comprar de qualquer fornecedor. Não estão limitados ou presos aos acordos que fazemos. Se uma boa oportunidade surgir, ele pode aproveitar.
BA – Finalizando, quais são os principais atrativos do Brasil para a Point S?
MM – Além de ser um mercado enorme, há uma grande lacuna entre os serviços oferecidos pelas concessionárias (em geral alto preço, locais distantes e serviço demorado) e pelas oficinas mecânicas em geral (baixa expertise técnica, ambiente não agradável, principalmente para as mulheres, e muita desconfiança). Nossa proposta é de um local próximo, com preços justos e competitivos, com um ambiente de respeito e empatia onde o cliente se sinta seguro. Como nosso lema já diz, “Sem estresse, com Point S”.