A TMD Friction, principal fabricante mundial de soluções de fricção de freios, publicou seu mais recente Relatório ESG, que resume os avanços ambientais, sociais e de governança para o ano de 2024. No relatório, a empresa revelou que alcançou uma redução de 46% nas toneladas de CO2 no Escopo 1, que cobre emissões diretas de fontes que a empresa possui ou controla, como combustíveis queimados em veículos próprios ou caldeiras das fábricas e no Escopo 2, que inclui emissões indiretas de eletricidade, aquecimento ou refrigeração comprados pela empresa e utilizados, mas não gerados, em relação à linha de base de 2021. Essa conquista foi possível graças a várias iniciativas em suas operações, como o uso de energia mais limpa, processos mais eficientes, melhor gestão de resíduos e desenvolvimento de produtos.
O fabricante global também superou sua meta ambiciosa para eliminar compostos orgânicos voláteis (VOCs) até 2040, alcançando uma redução de 31% em 2024, superando significativamente o objetivo inicial de 20%. Isso foi possível, em parte, pelo investimento em novas tecnologias e pelo desenvolvimento de um adesivo livre de VOCs (volatile organic compounds, ou traduzindo, compostos orgânicos voláteis).
Com base nos números de 2021, o Roteiro de Sustentabilidade 2040 da TMD Friction estabelece metas ambientais claras para reduzir emissões nos Escopos 1, 2 (já citados) e no 3, que abrange todas as demais emissões indiretas ao longo de toda a cadeia de valor, incluindo fornecedores, viagens de negócios, deslocamento de funcionários e como os clientes utilizam e descartam os produtos da empresa., com uma estratégia robusta de curto, médio e longo prazo. Vale ressaltar que os escopos 1, 2 e 3 são categorias que ajudam empresas a medir sua pegada total de carbono.
“Como líder global na fabricação de fricção de freios, estamos comprometidos em impulsionar mudanças e liderar uma indústria de freios mais sustentável. Trabalhamos diariamente para alcançar pequenas melhorias que nos levam a grandes objetivos, e nosso Relatório ESG anual mostra o quanto já avançamos.”, declara Lynn Edwards, vice-presidente de Saúde, Segurança e Sustentabilidade da TMD Friction.
Aumento no uso de energia renovável
Em 2024, a TMD Friction utilizou 52% de energia verde de seus fornecedores, aproximando-se cada vez mais de sua meta de 100% de energia renovável até 2030. Além disso, a fabricante conseguiu reduzir o consumo de energia em 3% por meio de iniciativas como modernização ou substituição de equipamentos antigos, melhorias no gerenciamento de vazamento de ar comprimido e otimização da recuperação de calor no oxidante térmico regenerativo (RTO).
O investimento em software especializado de gestão de energia permitiu que a TMD Friction analisasse os dados de consumo online, proporcionando maior transparência nos custos e suas fontes.
Pessoas, embalagens e propósito
A TMD Friction incentiva seus funcionários a participarem da jornada de sustentabilidade da empresa, motivando-os a identificar, propor e liderar iniciativas de impacto positivo por meio do Programa Kaizen. Em 2024, houve 162 projetos globais liderados por colaboradores, dos quais nove focados em sustentabilidade. Esses nove projetos geraram uma economia total de mais de €631.000 nas operações.
Um projeto-chave do Kaizen buscou tornar as embalagens da empresa mais sustentáveis. O objetivo foi encontrar alternativas que reduzissem o impacto ambiental sem perder funcionalidade. Entre as opções testadas, o destaque foi uma estrutura de colmeia feita inteiramente de papel reciclado, que teve bom desempenho em todas as aplicações testadas. A inovação substituirá 19 tipos diferentes de espuma, marcando um importante marco no esforço de melhoria da sustentabilidade da embalagem da TMD Friction.
“Não alcançaríamos metas tão ambiciosas sem o comprometimento e a paixão dos nossos colaboradores. Com iniciativas como o Programa Kaizen, eles estão realmente fazendo a diferença em nossas operações, provando que mudanças significativas acontecem quando todos são capacitados a contribuir com nossa jornada de sustentabilidade.”, afirma David Baines, CEO e presidente da TMD Friction Global.
Melhorando a gestão de resíduos
A TMD Friction estabeleceu metas importantes para reduzir os resíduos em aterros: 20% até 2025, 50% até 2030 e, finalmente, 70% até 2040. Aplicando sua estratégia dos 5Rs (recusar, reduzir, reutilizar, reaproveitar e reciclar), a empresa está avançando nesse objetivo. Em 2024, a TMD Friction aumentou a reciclagem local em 14%. Além disso, regiões individuais implementaram iniciativas de sustentabilidade focadas localmente para melhorar as operações.
Por exemplo, a TMD México doa resíduos de madeira a uma empresa local especializada em design e fabricação de móveis com madeira reciclada. Em 2024, a unidade no México reciclou 16 toneladas de madeira para fabricar móveis sustentáveis, evitando seu descarte em aterros.
2025: Um ano decisivo
Após os avanços de 2024, 2025 é um ano estratégico no Roteiro de Sustentabilidade 2040 da TMD Friction. Em 2022, foram estabelecidas metas de melhorias específicas usando 2021 como base. Os objetivos são ambiciosos, mas alcançáveis. Em 2025, a TMD Friction concentrará esforços na exploração de novas fontes de energia renovável, na eliminação de substâncias críticas e no aumento do uso de embalagens recicláveis.
O relatório ESG completo pode ser baixado aqui: Relatório ESG TMD FRICTION 2024