Direção e freios “by-wire”: pedidos em série para tecnologias pioneiras de chassi
Mais eficiência para veículos elétricos: plataforma SELECT para acionamentos elétricos e gerenciamento térmico revolucionário
Novas funções de software: a ZF monitora o status de saúde do veículo em tempo real
Proteção dos ocupantes por meio de sistemas de assistência ao motorista e sistemas de segurança ativa
Friedrichshafen/Munique, Alemanha. Na IAA Mobility 2025, a ZF mostra como os carros do futuro serão conduzidos: eletricamente, conectados, seguros. O Grupo já fornece acionamentos prontos para produção, bem como sistemas by-wire e softwares para chassis e, assim, está moldando o veículo elétrico definido por software do futuro. A ZF também estabelece novos padrões em mobilidade elétrica: a plataforma SELECT combina acionamentos elétricos altamente integrados, eletrônica de potência e software. O TherMaS controla a temperatura de forma eficiente e precisa, adaptada às necessidades energéticas dos veículos elétricos modernos.
ZF – Foto: Divulgação
Veículos definidos por software, direção automatizada e mobilidade elétrica: essas megatendências globais estão levando a um aumento na importância da tecnologia ZF. “Na ZF, as inovações foram e são a base para um futuro de sucesso. Alinhamos consistentemente nossa linha de produtos com o futuro da mobilidade de carros de passeio e hoje nos vemos idealmente posicionados para tendências estáveis, como o veículo definido por software e a eletrificação do sistema de transmissão”, explicou o CEO da ZF, Dr. Holger Klein, no IAA Mobility 2025.
Inovações em chassis se tornam sucessos de mercado
A atratividade da linha de produtos da ZF é particularmente evidente no chassi de carros de passeio. A empresa atende à demanda global por novos produtos e funções de direção com atuadores inteligentes, bem como pela experiência em sistemas e software, ao mesmo tempo em que conquista novos pedidos de clientes em todo o mundo com suas inovações. A ZF é líder de soluções steer-by-wire e brake-by-wire, com pedidos em série de montadoras chinesas, europeias e norte-americanas. “Nossos clientes incluem montadoras estabelecidas e globalmente ativas, bem como empresas comparativamente jovens e dinâmicas asiáticas e start-ups. Todos eles contam com nossa experiência como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de soluções adequadas para a produção em série”, disse Holger Klein.
ZF – Foto: Divulgação
Com o conceito “Chassis 2.0”, a ZF busca uma abordagem holística para a próxima geração de sistemas de chassis inteligentes. Além das soluções by-wire acima mencionadas, isso também inclui outros atuadores em rede, como o sistema de direção do eixo traseiro AKC, sistemas de amortecimento ativo e semi-ativo e estabilização eletrônica de rolagem. Esses componentes podem ser aplicados especificamente no nível geral do veículo e do sistema para otimizar o comportamento de direção ou implementar sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e funções de direção automatizada. O software cubiX da ZF desempenha um papel fundamental ao interligar de forma inteligente todos os atuadores, independentemente da marca, para que as montadoras de veículos possam se beneficiar da ampla experiência em sistemas da ZF, mesmo sem componentes mecânicos.
O acionamento modular atende ao gerenciamento eficiente de calor
No mercado de acionamentos eletrificados, a ZF se posiciona com diferencial técnico muito forte e com uma abordagem de plataforma flexível que permite uma ampla gama de configurações de acionamento. Essa é a chave para alcançar tempos de desenvolvimento mais curtos, ciclos de inovação mais rápidos, melhor integração e custos otimizados esperados pelos clientes.
A base técnica é a plataforma SELECT e-drive apresentada na IAA. Ela permite soluções de sistema altamente integradas com uma ampla gama de variantes e inclui os componentes necessários, como motores elétricos, inversores, conversores, engrenagens de redução e software. Estes também abrangem soluções híbridas, como o conceito da nova transmissão automática de 8 velocidades 8HP evo e o extensor de autonomia apresentado pela primeira vez na feira.
Para melhorar a eficiência dos acionamentos elétricos e, assim, aumentar a aceitação da mobilidade elétrica, a ZF está buscando uma abordagem holística de inovação. Um deles é o TherMaS, um sistema de gerenciamento térmico que a ZF desenvolveu para a maturidade do mercado especificamente para veículos totalmente elétricos. O uso de propano como refrigerante resulta em um desempenho térmico significativamente melhor em altas e baixas temperaturas, bem como em um design de sistema menor e mais leve. Nos testes, o gerenciamento térmico otimizado e o uso mais eficiente do calor residual do trem de força aumentaram a autonomia elétrica em operações exigentes de inverno em até 10% e até 30% em condições extremas.
Monitoramento da saúde do veículo: suplemento digital para produtos físicos
A ZF também usa sua experiência em software para novos produtos. A empresa pode monitorar e documentar permanentemente a condição técnica de sistemas importantes no chassi ou no sistema de transmissão usando dados característicos como base para fazer previsões sobre a funcionalidade. A ZF agora está combinando isso em uma variedade de serviços de monitoramento correspondentes. Esses aplicativos fornecem informações oportunas sobre efeitos relevantes, como falhas esperadas, e fornecem recomendações para reparos ou aumento de eficiência ou desempenho.
Para realizar esses serviços digitais com base nos dados de campo de seus próprios sistemas, a ZF conta com a cooperação das montadoras. Junto com as ZF elas podem montar um pacote versátil de funções que é altamente atraente para os clientes finais, especialmente frotas de carros de aluguel e de empresas, bem como serviços de mobilidade compartilhada.
Essas soluções também podem ser otimizadas com a ajuda da inteligência artificial. Um exemplo: a ZF mede com precisão a temperatura no interior do motor elétrico, onde está muito quente ou muito apertado. Funcionando totalmente sem hardware adicional – apenas por meio de IA. A solução TempAI baseada em IA leva o gerenciamento de temperatura em acionamentos elétricos a um novo nível. Ao usar um modelo de temperatura adaptável, o TempAI melhora a precisão da previsão em mais de 15% e, portanto, permite uma utilização térmica significativamente mais precisa da máquina elétrica.
ZF ProAI – o computador central escalável
Os sistemas de assistência estão em ascensão. Em muitas regiões, incluindo a União Europeia, os sistemas de frenagem de emergência e de aviso de saída da faixa, bem como o controle inteligente da velocidade de cruzeiro, são obrigatórios para os veículos novos. Para implementar com eficiência esses sistemas de assistência e a rede necessária das funções do veículo, as arquiteturas atuais dependem de controladores de domínio e zona ou de computadores centrais. Por um lado, essas unidades de controle central substituem as várias unidades de controle descentralizadas e vinculadas ao hardware, por outro, exigem cada vez mais poder de computação. A ZF oferece a família ProAI como um computador central adequado para todas as plataformas de veículos, aplicativos de software e arquiteturas E/E.
Dentro dessa família, a ZF agora também oferece unidades de computação mais acessíveis para modelos de produção. Graças à escalabilidade e modularidade do ProAI, este é um passo lógico em direção a uma gama de produtos claramente estruturada. O ProAI pode ser configurado individualmente e de acordo com os requisitos de todas as classes, tipos e arquiteturas de veículos – desde modelos básicos com sistemas de câmeras frontais simples ou om sistemas de assistência ao estacionamento simples até poderosas configurações de conforto para ADAS e soluções de chassi de níveis 2+ e 3 no segmento premium para supercomputadores all-in-one que podem controlar aplicativos totalmente autônomos. Isso significa que “ProAI” na ZF abrange todas as soluções de computação no setor automotivo.
Paralelamente, a ZF oferece suas funções ADAS e de estacionamento como software independente como produto. Mais de 30 funções das áreas de segurança, conforto e estacionamento podem ser selecionadas e integradas de forma modular e independente do hardware. As montadoras de veículos se beneficiam de alta flexibilidade, escalabilidade e tempos de desenvolvimento mais curtos.
ZF LIFETEC: Pioneira em soluções de segurança passiva
Na IAA Mobility 2025, a ZF LIFETEC apresentará, entre outras coisas, o Heat Belt 2.0 (cinto de segurança) com temperatura controlada e um conceito de volante retrátil que reflete a tendência de interiores de veículos personalizados.
O Heat Belt 2.0 usa fios de aquecimento integrados e um algoritmo adaptativo para fornecer calor próximo ao corpo. Seu baixo consumo de energia aumenta significativamente a eficiência e permite que a potência de aquecimento do sistema de ar-condicionado seja reduzida em até 1000 w. Isso permite que sistemas de ar-condicionado menores tenham um alcance até seis por cento maior em conjunto com aquecedores de painel convencionais no veículo.
De acordo com os desenvolvimentos atuais, o carro está se tornando cada vez mais importante como um espaço de vida “estendido”, especialmente na Ásia. Com seu novo conceito de volante, a ZF LIFETEC está contribuindo para uma maior liberdade e conforto. O volante pode ser dobrado para frente e retraído para dentro do painel em poucos segundos usando um acionamento elétrico. Isso cria espaço para conceitos de interiores flexíveis (“Interior do Futuro”) e, entre outras coisas, mais liberdade de movimento quando estacionado ou no modo de direção (parcialmente) automatizado.