ZF oferece monitoramento digital para a saúde dos veículos

A ZF avalia os dados de condução, aumentando assim a segurança na direção

Gama expandida de serviços digitais – para manutenção preditiva e diagnóstico

Novas parcerias com montadoras para oferecer mais benefícios aos clientes finais

Friedrichshafen / Munique. Os usuários de carros não querem abrir mão de funcionalidade em seus veículos. Especialmente antes de viagens longas, as informações sobre riscos de falha decorrentes de desgaste, defeitos ou mau funcionamento são particularmente importantes. Nesse contexto, a ZF apoia as montadoras de veículos na oferta de serviços de monitoramento. Graças ao seu conhecimento abrangente do sistema, o grupo de tecnologia é capaz de monitorar e documentar continuamente a condição técnica de sistemas importantes no chassi ou trem de força além de fornecer previsões sobre sua funcionalidade. Os aplicativos correspondentes fornecem informações oportunas sobre efeitos relevantes, como falhas previstas, e fornecem recomendações válidas para reparos. Como resultado, a condição do veículo pode ser melhorada, a segurança do veículo e do motorista aumentada, acidentes evitados e o tempo de inatividade reduzido. Os operadores de frotas e os prestadores de mobilidade compartilhada, em particular, se beneficiam destes serviços digitais.

Seja por bater no meio-fio com muita força ou o hábito de acionar o motor elétrico com o freio de estacionamento engatado antes da parada completa: eventos aparentemente pequenos na vida de um carro podem eventualmente ter consequências desagradáveis. Isso é particularmente ruim quando uma falha prolongada ocorre durante uma longa viagem. O que já é altamente frustrante para os motoristas particulares também pode afetar o modelo de negócios dos operadores de frotas, cujo modelo de negócio depende de mobilidade contínua e confiável. Especialmente quando diferentes motoristas compartilham um veículo, é ainda mais importante ficar de olho nos efeitos de irregularidades ou uso indevido.

Parafuso solto? Detectado imediatamente!

“Se tivermos acesso permanente a esses dados não personalizados, podemos usar nossa experiência analítica para apoiar as montadoras de carros a avaliar o status funcional do veículo.”, diz Torsten Gollewski, Vice-Presidente Executivo de P&D, Inovação e Tecnologia Corporativa.

Um exemplo notável é um veículo de demonstração equipado com o novo Smart Chassis Sensor da ZF e um sensor de aceleração integrado. Aqui, uma tela fornece informações em tempo real sobre a condição do chassi. O que o torna especial é que os algoritmos desenvolvidos pela empresa não apenas detectam desvios associados ao desgaste ou danos aos componentes da ZF, mas também a todo o chassi. Nesse cenário, o veículo de demonstração identifica, por meio de vibrações específicas, que as porcas de uma das rodas estão soltas e alerta o motorista para não prosseguir viagem. Na prática, continuar rodando em alta velocidade nessas condições representaria enorme risco de acidente para os ocupantes.

Outras aplicações: uso indevido e impactos extremos

A base para isso são os dados gerados pelo portfólio de sistemas inteligentes da ZF em todo o veículo. Além de sistemas steer-by-wire (direção por cabos), sistemas de direção do eixo traseiro, sistemas brake-by-wire (freios por cabos), freios eletromecânicos, freios de estacionamento, sistemas de amortecimento ativos e semiativos e sistemas de estabilização de rolagem, isso também inclui acionamentos elétricos puros e acionamentos híbridos para carros de passeio. Com os dados desses sistemas, a ZF consegue não apenas verificar o funcionamento adequado de seus próprios produtos em uso prático, mas oferecer funções adicionais com alto benefício para o cliente, como a detecção de manuseio incorreto por parte dos usuários.

Com suas funções de monitoramento da saúde do veículo, a ZF acompanha em tempo real o desempenho. Análises de veículos de entrega de um cliente de frota de serviços de encomendas mostram que o uso diário, particularmente severo, leva a possíveis picos de estresse – estes são detectados precocemente e corrigidos por medidas direcionadas antes que afetem o cliente final. O resultado: maior disponibilidade, custos totais reduzidos e um sistema mais robusto durante todo o seu ciclo de vida. “O monitoramento da saúde do veículo faz a diferença entre o reparo reativo e a confiabilidade preditiva. Evitamos paradas não planejadas e mantemos as cadeias de suprimentos funcionando”, diz Tobias Klein, responsável pela linha de produto de monitoramento de saúde veicular para drivelines.

Uma ocorrência comum é tocar no meio-fio: ao estacionar ou sair de uma vaga com impulso, ou às vezes ao desviar, os motoristas batem no meio-fio com muita força. Surge imediatamente a questão de saber se esse impacto causará danos permanentes ao chassi e se a segurança de direção será comprometida. “Os motoristas tendem a esquecer o incidente se não houver sinais imediatos de danos. Mas isso não precisa ser o caso”, explica Klein. Com um aplicativo digital da ZF, os motoristas receberiam imediatamente feedback de especialistas sobre os efeitos e possíveis consequências do incidente, sem ter que perder tempo fazendo uma visita não planejada a uma oficina para essa avaliação.

Troca de dados de nuvem para nuvem ou como um aplicativo no veículo

Os aplicativos digitais da ZF são fáceis de usar para as montadoras de carros. A ZF é responsável pelas interfaces de dados, e os dados anônimos dos seus sistemas que podem ser trocados entre a nuvem da montadora e a nuvem da ZF. Na nuvem da ZF, algoritmos suportados por IA analisam os dados e podem – se desejado, visualizados – alimentar as descobertas de volta a um painel, que também é acessível aos motoristas de veículos. Para aplicações críticas de segurança e em tempo real, a análise também pode ser executada mais rapidamente por meio de um aplicativo local no computador do veículo (“incorporado”).

Compartilhe