No âmbito da meteorologia, previsão do tempo é a aplicação da ciência e tecnologia para fazer uma descrição detalhada de ocorrências futuras esperadas na atmosfera num certo local. Inclui o uso de modelos objetivos baseados em certos parâmetros atmosféricos, requer habilidade e experiência de um meteorologista.
A temperatura, chuva, vento, umidade, nebulosidade, alertas, mapas, ícones (símbolos), são elementos comuns à meteorologia.
“Boa noite! A previsão do tempo para amanhã em Salvador é de sol com algumas nuvens, temperatura máxima de 28 graus e mínima de 23. Não há previsão de chuva. O vento estará fraco, soprando do nordeste. Em outras regiões da Bahia, teremos um tempo semelhante, com exceção do extremo sul, onde há possibilidade de chuva fraca à tarde. Fiquem atentos aos alertas meteorológicos”.
Previsão do tempo? Ele está passando! Já se passaram 2/3 do ano de 2025, e o que você fez? Esse é um bom momento para refletir sobre esse tema, avaliar o que já foi feito e o que resta fazer, em prol dos nossos objetivos.
A previsão do tempo, objeto desse artigo, abordará a gestão do tempo de nós, seres humanos, fazendo uma analogia com as previsões da meteorologia.
Os elementos da gestão do tempo, assim como acontece na previsão do tempo da meteorologia, podem nos sinalizar de forma clara e objetiva de que maneira podemos conduzir nossas ações e estratégias na vida pessoal e profissional.
1) Temperatura
A temperatura registra o calor da atmosfera de um lugar, cuja variação depende da sua localização e da circulação atmosférica. “O termômetro da vida nos mostra que precisamos de equilíbrio em todas as coisas”. Para alcançarmos nossos objetivos pessoais e profissionais, precisamos de uma variação entre temperatura máxima (foco) e temperatura mais amena, (momentos em que precisamos parar e refletir sobre o andamento dos nossos projetos, fazer uma autoanálise e, se necessário, uma mudança de rota).
2) Chuva
Chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra. “A chuva pode cair lá fora, mas o sol pode brilhar dentro de nós”. Quando colocamos motivação, confiamos no alcance dos resultados e partimos para conquistar os objetivos com determinação, acontece uma chuva de possibilidades de sucesso.
3) Ventos
Vento é o fluxo de gases em grande escala. Na superfície da Terra, o vento consiste no movimento de ar em grande quantidade. “Que os bons ventos tragam novos ares e boas energias”. Assim como os ventos, que surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão, em nossas vidas, nos deparamos com momentos de alta e baixa pressão. Cabenos ter habilidade para lidar com situações de estresse e de alta pressão por resultados.
4) Umidade
A humidade ou umidade é a quantidade de vapor de água na atmosfera.
“Os livros têm os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a umidade, os bichos, o tempo – e o seu próprio conteúdo .”
Paul Valéry
A umidade do ar é muito relativa, pode ser baixa ou alta. Tanto o excesso de umidade quanto a umidade baixa pode ser prejudicial a nós, seres humanos. Umidade do ar lembra humildade do homem. A humildade no ser humano é muito relativa, pode ser alta ou baixa. A humildade se manifesta na modéstia, na simplicidade e no respeito pelas outras pessoas, reconhecendo que ninguém é superior aos demais e que todos merecem dignidade. A arrogância é algo condenável.
5) Nebulosidade
Nebulosidade refere-se à fração do céu coberta pelas nuvens quando observado de uma localização em particular. “Assim como as nuvens são passageiras, os momentos difíceis têm seu tempo limitado”.
“Nem tudo são flores” em nossas vidas, afinal, “a vida não é um morango”.
Há momentos, portanto, em que a nebulosidade pode tentar nos impedir de enxergar nossos objetivos. Precisamos entender que por trás de todas as dificuldades que se apresentam em nossa caminhada, precisamos nos manter firmes na fé, na esperança e na determinação, conscientes de onde queremos chegar.
6) Alertas
Alertas meteorológicos são avisos emitidos para a população e autoridades sobre a iminência ou ocorrência de condições climáticas perigosas que podem causar danos, como tempestades, ventos fortes, ou inundações. Esses alertas indicam a probabilidade e a intensidade de um fenômeno, e servem para que as pessoas possam tomar medidas de segurança e proteger-se dos riscos associados a essas condições meteorológicas adversas.
“O clima está mudando, e precisamos nos adaptar”.
Em um planejamento, imprevistos podem acontecer. O planejamento não é algo estático e precisa ser revisto de forma periódica. Ao perceber alertas que possam indicar a probabilidade de riscos associados ao cumprimento do objetivo, é momento de revisar seu planejamento e, possivelmente, estabelecer novas estratégias e ações.
7) Mapas
Mapas meteorológicos são representações visuais que mostram as condições atmosféricas numa área extensa num determinado momento, utilizando símbolos e gráficos para indicar variáveis como pressão, vento e precipitação. Eles servem como base para previsões de curto prazo e ajudam a compreender e prever padrões meteorológicos, como a localização de sistemas de alta e baixa pressão. “Nossos mapas mentais possuem valores profundamente esculpidos pelo tempo, que determinam nossos rumos, valores, crenças e ações”.
A meteorologia usa mapas meteorológicos que mostram as condições da atmosfera. Em outro contexto, de forma estruturada ou inconsciente, usamos o mapa mental. Técnica de organização e memorização de pensamentos lógicos e ideias, criada por um psicólogo inglês, para elaborar o raciocínio lógico.
8) Ícones
Ícones meteorológicos são símbolos gráficos utilizados para representar as condições do tempo em mapas e previsões meteorológicas, permitindo uma comunicação visual rápida e eficiente das informações sobre o clima, tais como os elementos visuais: sol, a chuva, as nuvens, o vento e os raios.
“Se não tivéssemos inverno, a primavera não seria tão agradável”.
De acordo com o Pensador Existem pessoas que são ícones, consideradas símbolos em sua área de atuação ou conjunto de ideias, e se distinguem pela sua influência e pelo que representam para muitos, pois possuem qualidades e feitos que ressoam profundamente e são dignos de admiração. Devemos, sempre, nos espelhar nessas pessoas. Previsão do meu tempo nos próximos dias é pensar em um tema para o próximo artigo. Qual a previsão do seu tempo futuro, caro leitor?
“Faça chuva ou faça sol”,
não podemos perder de vista aonde queremos chegar. Assim como na meteorologia, em nossas vidas, teremos momentos de alta e baixa temperatura, chuva de bênçãos, ventos soprando contra ou em nosso favor, algumas fases com nebulosidade, receberemos alertas que nos possibilitem rever nossos objetivos, mas devemos sempre seguir em frente acreditando que, ao final, tudo dará certo. Até a próxima edição!