Além de higienizar o reservatório do fluido e utilizar o fluido recomendado pelo fabricante, em veículos sem ABS o serviço deve começar pelas rodas mais distantes do cilindro mestre e realizar a pressão manual no pedal, enquanto com ABS precisa ser usado o scanner e seguir as instruções do fabricante.
Para a garantia da eficiência do sistema de freio, que é composto por diversas peças, entre elas, disco de freio, pastilha, tambor, cilindro mestre, pedal e fluido, é primordial alguns cuidados e também realizar diversos processos durante a manutenção, como a sangria. “O procedimento, feito sempre que o fluido de freio for substituído, tem como finalidade a retirada das bolhas de ar e umidade do sistema hidráulico e, assim, assegurar o bom desempenho da frenagem”, explica Vagner Marchiniak, consultor de marketing de produto da Controil, fabricante especializada em componentes para freios hidráulicos.
Segundo Marchiniak, o primeiro passo do processo é observar as condições do reservatório do fluido de freio. Caso esteja muito sujo, contaminado, será necessário lavá-lo para que não fique nenhum resíduo, especialmente, na parte interna. “A manutenção preventiva é fundamental para evitar que os componentes do sistema de freio não sejam comprometidos, fazendo a avaliação das condições do fluido uma vez por ano”, alerta. Após a limpeza, será preciso instalá-lo novamente.”, revela.
Marchiniak lembra também que há diferença no procedimento de troca do fluido para carros com e sem ABS. “Nos veículos sem ABS, começando pelas rodas mais distantes do cilindro mestre, solicite para uma pessoa pressionar o pedal enquanto a outra abre o parafuso de sangria para que o fluido saia até que não tenha bolhas”, esclarece. Já nos carros com ABS precisa ser usado o scanner e seguir as instruções do fabricante, sendo necessário, em alguns casos, efetuar o acionamento do módulo ABS.
Outro ponto importante é iniciar a sangria das rodas mais distantes para as mais próximas do cilindro mestre. “Isto garante que o ar entre novamente no sistema por uma linha que já foi sangrada e assegura a pressão adequada”, diz.
A Controil oferece diversidade de produtos com o portfólio mais completo de componentes para freios hidráulicos, reunindo linhas de servo freio, cilindro mestre, de roda e de embreagem, kits de reparo e pino guia da pinça.