2.500 pessoas marcam presença no Congresso SAE BRASIL 2025

A edição de 2025 contou com cerca de 30 painéis, 150 speakers convidados e mais de 70 horas de conteúdos que debateram os caminhos sustentáveis e tecnológicos para a mobilidade do futuro no Brasil; Presidente do Congresso SAE BRASIL 2026 será Rafael Miotto, Presidente da CNH

São Paulo, 13 de outubro de 2025 – Entre os dias 7 e 8 de outubro, o PRO MAGNO Centro de Eventos, em São Paulo, recebeu a 32ª edição do Congresso SAE BRASIL 2025. Ao todo, quase 2.500 pessoas estiveram presentes nos dois dias de evento, e puderam conferir painéis e oficinas com líderes da indústria, da academia e do governo, além de especialistas nas áreas de conhecimento ligadas a todas as temáticas que envolvem a Mobilidade. Com a temática “Engenharia brasileira: pioneirismo, inovação e sustentabilidade na mobilidade do futuro” e Presidência de Rafael Chang, CEO da Toyota para Brasil, América Latina e Caribe, o evento contou com mais de 100 speakers, que debateram, durante mais de 70 horas, sobre os rumos sustentáveis e tecnológicos para a mobilidade do futuro no país. 

“Mais uma vez, fizemos história com o Congresso SAE BRASIL. Tivemos quase 2.500 pessoas presentes nos dois dias, com debates de altíssimo nível, nomes importantes do mercado, da academia e do governo, debatendo de forma profunda as transformações e o futuro da mobilidade brasileira. Temos a possibilidade de transformar o nosso país em referência para o futuro da mobilidade”, afirma Claudio Castro, Presidente da SAE BRASIL. 

Pesquisa: A Transição Energética Começa? 

Durante o Congresso SAE BRASIL 2025, foi divulgada uma pesquisa inédita, que busca compreender aspectos relevantes da Transição Energética. A iniciativa reuniu dados objetivos e percepções subjetivas sobre prioridades, barreiras e o papel do Brasil nesse processo. 

A pesquisa foi realizada com 1.007 respondentes, majoritariamente por indivíduos com 45 anos ou mais (62%) – com destaque para a faixa entre 55 e 64 anos (24%) – enquanto o grupo mais jovem, até 34 anos, representa cerca de 19% dos respondentes, e a faixa entre 35 e 44 anos representa cerca de 18%. 

Os resultados prévios – a pesquisa completa será apresentada durante a COP30 -, mostram que os biocombustíveis, como biodiesel e etanol, são as principais escolhas como fontes de energia adequadas para o mercado nacional de caminhões e ônibus, com 80% das escolhas, enquanto a visão para o cenário global valoriza mais ônibus elétricos, trens/metrô e integração de modos. 

A pesquisa também destacou que, apesar de a Transição Energética ser percebida como um tema urgente ou muito urgente, o Impacto Ambiental é o 4º critério na Tomada de Decisão para a Mobilidade, Transportes ou Logística, sendo que o preço ou o custo são os fatores mais determinante na escolha, citado por 67% dos respondentes. 

Por fim, quase 60% dos respondentes acreditam que o Brasil deve liderar globalmente a transição energética. 

“A pesquisa revela que ainda há uma grande distância entre o debate intelectual sobre a urgência da Transição Energética e a efetivação de ações concretas para que ela se inicie. Vamos ampliar essa discussão durante a COP30”, explica Camilo Adas, Conselheiro de Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL e Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais na Be8. 

 Presidência do Congresso SAE 2026 

Durante o evento, Rafael Miotto, Presidente da CNH, foi anunciado como o Presidente do Congresso SAE BRASIL 2026, que acontece nos dias 7 e 8 de outubro do próximo ano, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 

Sobre a SAE BRASIL   

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.    

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.    

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.   

Compartilhe