Dividido por categorias e idade do veículo, ele é um balizador para os lojistas identificarem quais têm maior liquidez e gerenciarem o seu estoque
Com base em dados do mês de julho de 2025, o Índice de Veículos Usados (IVU), uma parceria entre o Grupo OLX e a Fenauto, que reúne 30 associações regionais pelo Brasil com cerca de 48.000 revendas, revelou quais carros seminovos e usados tiveram maior liquidez no mês, ou seja, procura e efetiva comercialização, divididos em tipo de carroceria e idade do veículo. O índice é nacional e mensal.

Entre os modelos hatches, de 0 a 3 anos, o Chevrolet Onix se manteve na liderança pelo 3º mês seguido, bem à frente do Hyundai HB20. Na sequência vieram o VW Polo e dois modelos da Fiat, o Mobi e o Argo. Considerando o IVU desta categoria, o Onix deve se manter na liderança nos próximos meses e é prevista uma disputa acirrada entre o HB20 e Polo para a 2ª posição. De 4 a 8 anos, o Onix também continua na liderança, seguido pelo HB20 e pelo Ford Ka. De 9 a 12 anos, o top 5 se manteve com o Fiat Palio, Onix, HB20, Gol e Uno. Entre os mais velhos, o Gol é líder pelo 3º mês consecutivo.
Na categoria SUV, de 0 a 3 anos, o VW T-Cross segue na liderança, acompanhado pelo Compass na 2ª posição pelo terceiro mês consecutivo e o VW Nivus ficou em 3º lugar. De 4 a 8 anos, a liderança é para o Jeep Compass, seguido pelo Nissan Kicks, que saiu da 5ª para a 2ª posição, e em 3º, ficou o Jeep Renegade. Considerando o IVU para esta categoria, o Compass deve permanecer na 1ª posição, enquanto a disputa será acirrada entre o restante do Top 5. Entre os SUVs de 9 a 12 anos e acima de 12 anos, não houve alterações. As lideranças seguem com o Renault Duster e o Ford EcoSport, respectivamente.
Entre os sedãs, de 0 a 3 anos, o Toyota Corolla ocupou o 1º lugar, seguido pelo Fiat Cronos Hyundai HB20S, o VW Virtus e o Honda City, na 5ª posição. Pelo valor do IVU, é esperada uma disputa pela 3ª, 4º e 5ª posições nesta categoria.
De 4 a 8 anos, a liderança também foi para o Toyota Corolla. Na sequência, vieram o Honda Civic, o VW Virtus, o Chevrolet Prisma e, em 5ª posição, o VW Voyage. Até 12 anos, o Toyota Corolla continua liderando em todas as categorias e acima dos 12 anos, a liderança é do Honda Civic.
Balizador para os lojistas
Segundo Enilson Sales, presidente da Fenauto, o Índice de Veículos Usados (IVU) foi criado a partir de uma parceria entre a OLX e a Fenauto para indicar o índice de liquidez de cada veículo, numa escala de 0 a 100. “Como a OLX é o site horizontal de maior oferta de veículos usados no País, ela tem exatamente como dizer o quanto existe de oferta de veículos ou tendência de oferta de veículos usados no Brasil. E a Fenauto é quem tem diariamente uma análise de quantos veículos foram transacionados no dia. Portanto, é um índice de liquidez expresso e cada loja ou pessoa que analisá-lo vai ver se o veículo tem alta ou baixa liquidez em relação a outros”, afirmou.

Gerenciamento do estoque
Sales também comentou que o IVU é um facilitador para o gerenciamento do estoque. “Sem dúvida, podemos afirmar que os veículos que estão na liderança de vendas têm alta liquidez. Lembrando que isso é uma conjugação entre vendas e procura; a procura projeta vendas num futuro próximo. Vendas efetivamente dá um histórico do que aconteceu naquele momento, juntando esses dois componentes, a gente entrega um índice de propensão de liquidez para, por exemplo, uma loja conseguir gerenciar o seu estoque de veículos, sabendo o quanto cada um tem de índice de liquidez. É óbvio que isso muda de local para local, pois sabemos que o Brasil é um País extremamente intenso e, portanto, tem características locais e alguns veículos em alguns lugares do País têm uma procura maior e um giro maior também”, explicou.
O executivo acrescentou que no momento de compra de um veículo pela loja é óbvio que ela fará a avaliação e do seu giro, e poder comparar com o índice de cada veículo usado que ele tem dentro da loja. “Ele vai ver efetivamente quais modelos têm no seu estoque, que são propensos para comercialização, que têm um giro mais rápido e quais modelos não têm liquidez tão rápida. Então, seguramente, esta é uma ferramenta excelente para o lojista fazer uma avaliação de qual é o giro do estoque e em quanto tempo ele vai girar”, disse.
Regionalização
O Índice de Veículos Usados (IVU) divulgado é nacional, mas qualquer lojista pode acessar gratuitamente as demais regiões com os dados no site da Fenauto, mediante cadastro no ato. “Se olharmos regionalmente podemos perceber que tem alguma distorção. A Fenauto e a OLX têm como especificar se naquela região um veículo tem alta liquidez ou não. Quando divulgado ele é um índice nacional. Há também como divulgá-lo diariamente, mas seria um tremendo esforço ver oscilações diárias que não expressariam algo que fosse tendência de mercado”, finalizou Sales. A seguir, confira os dados regionais:
Sudeste
Hatches: De 0 a 3 anos, o Chevrolet Onix se mantém na 1ª posição, seguido pelo HB20 e o VW Polo. De 4 a 8 anos, Onix também está na liderança, seguido pelo HB20 e o Ford Ka. De 9 a 12 anos, o Palio saiu da 3ª posição para ocupar a liderança, seguido pelo Onix e o HB20. 13 anos ou mais, a liderança é do Gol.
Sedãs: De 0 a 3 anos, o Corolla está na liderança, seguido pelo Cronos, HB20S e o Honda City. De 4 a 8 anos, a liderança também é para o Corolla, seguido pelo Honda Civic e o VW Virtus. De 9 a 12 anos, o Honda Civic recuperou a liderança, que havia perdido para o Corolla, agora na 2ª posição, com o Prisma em 3º. 13 anos ou mais, no topo está o Honda Civic, seguido pelo Fiat Siena e o Corolla.
SUVs: No segmento de 0 a 3 anos, a liderança é para o T-Cross, seguido pelo Nivus e o Jeep Compass. Entre 4 e 8 anos, os líderes são o Jeep Compass, Jeep Renegade e o Nissan Kicks. No segmento de 9 a 12 anos, o Ford EcoSport continua na liderança, o Honda HR-V assumiu a 2ª posição, deixando a Renault Duster em 3º. 13 anos ou mais, o Ford Ecosport, Hyundai Tucson, Mitsubishi Pajero, Honda CR-V e o Chevrolet Zafira estão no top 5.
Sul
Hatches: Na categoria de 0 a 3 anos, o Onix liderou, seguido pelo Polo e o HB20. De 4 a 8 anos, os top 3 são: Onix, Ford Ka e VW Polo. No segmento de 9 a 12 anos, o Chevrolet Onix reassumiu a 1ª posição. No entanto, a diferença para o Ford Fiesta, 2º colocado, é mínima. Na sequência, está o VW Gol. 13 anos ou mais, Gol e Palio, ocuparam o 1º e o 2º lugares, respectivamente, seguidos do Chevrolet Corsa.
Sedãs: O Toyota Corolla segue líder na categoria de 0 a 3 anos, acompanhado pelo Fiat Cronos e o VW Virtus. Chevrolet Cruze lidera os segmentos de 4 a 8 anos e de 9 a 12 anos. No primeiro segmento completam a lista o Corolla e o Civic. No segundo, o Civic e o Corolla. 13 anos ou mais, não houve mudanças, com o Civic na liderança seguido pelo Vectra e o Corolla.
SUVs: De 0 a 3 anos, o Jeep Compass reassumiu a 1ª colocação. O Chevrolet Tracker ganhou uma posição e agora ocupa o 2º lugar, enquanto o VW T-Cross perdeu a liderança e caiu para o 3º. Entre os seminovos de 4 a 8 anos, o Compass continua na liderança, seguido pelo Jeep Renegade e o Nissan Kicks. Na faixa de 9 a 12 anos, destaque para o Renault Duster, Ecosport e Jeep Renegade. 13 anos ou mais, os primeiros lugares foram pata o Ecosport, Mitsubishi Pajero e Hyundai Tucson.
Centro-Oeste
Hatches: Entre os de 0 a 3 anos, o pódio é composto por Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e o VW Polo. No segmento de 4 a 8 anos, o Chevrolet Onix continua em 1º, o VW GOL assumiu a 2ª colocação pela primeira vez no ano, o HB20 ganhou uma posição e completa o pódio em 3º. De 9 a 12 anos, o Fiat Palio recuperou a liderança após 2 meses em 2º, seguido pelo Gol e o Hyundai HB20. 13 ou mais, as lideranças foram para o Gol, Palio e Uno.
Sedãs: O Toyota Corolla lidera nos segmentos até 12 anos. No segmento de 0 a 3 anos, depois do Corolla vêm o HB20S e o Cronos. No segmento de 4 a 8 anos, a sequência é completada pelo Civic e o Virtus. De 9 a 12 anos, Civic e o Voyage. 13 anos ou mais, a liderança é do Civic, seguido pelo Corolla e o Siena.
SUVs: O Hyundai Creta recuperou a ponta nos segmentos de 0 a 3 anos, seguido pelo VW T-Cross e o Honda HR-V. No segmento de 4 a 8 anos, a liderança é do Jeep Compass, o VW T-Cross que estava fora do Top 5 se destacou no mês e apareceu na 4ª posição. A 2ª posição foi para o Honda HR-V e a 3ª posição ficou para o Creta. 13 anos ou mais, o Ford Ecosport ficou com a liderança, seguido pela Pajero e pelo Hyundai Tucson.
Nordeste
Hatches: No segmento 0 a 3 anos, o Chevrolet Onix mantém a 1ª colocação, seguido pelo VW Polo e o Hyundai HB20. Entre os veículos de 4 a 8 anos, o Onix também mantém a liderança com grande vantagem dos seus adversários. Depois de uma disputa acirrada, o HB20 chega em 2º lugar, depois de ultrapassar o VW Gol que encerrou na 3ª colocação. Entre 9 e 12 anos, os líderes foram o Palio, Gol e o HB20. 13 anos ou mais, o Gol, Celta e o Palio foram os destaques.
Sedãs: O Toyota Corolla continua absoluto até os veículos de 12 anos com larga vantagem dos demais. O Fiat Siena segue como líder na categoria acima de 12 anos, posição que se mantém desde o início do índice, porém o Honda Civic vem se aproximando e podemos ter novidades nas próximas corridas.
SUVs: Na disputa dos SUVs de 0 a 3 anos, o Hyundai Creta e o Jeep Compass mantêm as posições da última corrida, e a 3ª posição foi conquistada pelo Renault Duster após ultrapassar o VW T-Cross que ficou com a 4ª posição. Nos seminovos de 4 a 8 anos, a 1ª posição permanece intacta com o Jeep Compass, já as demais posições do pódio são conquistadas pelo Nissan Kicks e pelo Hyundai Creta (que esteve na 2ª posição desde o início do ano), deixando com a 3ª colocação. Nos veículos de 9 a 12 anos o pódio permanece igual ao de junho, com Renault Duster, Ford EcoSport e Jeep Renegade, respectivamente. O Ford EcoSport permanece líder da categoria acima de 12 anos.
Norte
Hatches: de 0 a 3 anos, o Chevrolet Onix segue liderando, o VW Polo assumiu a 2ª posição, deixando o Fiat Mobi em terceiro. No segmento de 4 a 8 anos, em 1º lugar ficou o Chevrolet Onix, VW Gol em 2º e o HB20 voltou a entrar no pódio ficando com a 3ª posição. Na disputa do segmento de 9 a 12 anos, o Fiat Palio assumiu a liderança, o VW Gol agora é o 2º, o HB20 fecha o pódio, sem alterações no segmento acima de 12 anos.
Sedãs: De 0 a 3 anos, o Toyota Corolla é o líder, o Fiat Cronos mantém a 2ª posição conquistada no mês anterior, o Honda City é o 3º. No segmento de 4 a 8 anos, o pódio permanece inalterado, o Toyota Corolla também ganha nesse segmento. Já entre os de 9 a 12 anos, o Prisma recupera a liderança, o VW Voyage sobe uma posição e fica em 2º, o Toyota Corolla, que era líder, completa o pódio. No segmento acima de 12 anos, o Siena segue imbatível na 1ª posição.
SUVs: Chevrolet Tracker lidera entre os mais novos, o Nissan Kicks que estava fora do Top 5 teve um ótimo desempenho e aparece em 2º, o Hyundai Creta é o 3º. O Renault Duster lidera nos segmentos de 4 a 8 e de 9 a 12 anos. O Ford EcoSport lidera no segmento acima de 12 anos.