Mercado de pesados: fabricantes produziram 28% menos caminhões no quadrimestre

Transição para norma Euro 6 ainda afeta o mercado, que também caiu em vendas

Por Bruno de Oliveira/Automotive Business

A produção de caminhões no país apresentou queda de 28% no quadrimestre do ano ante igual período no ano passado, apontou balanço da Anfavea divulgado na segunda-feira, 8. Saíram das linhas no período 24,4 mil unidades.

De acordo com a Anfavea, a queda é reflexo da transição da norma Euro 5 para a Euro 6. Com a nova norma, o preço médio dos veículos aumentou no mercado, o que de certa forma espantou os frotistas, que recorreram, então, às compras de modelos Euro 5, que ainda estão no mercado.

Apenas em abril, a produção de caminhões somou 7,2 mil unidades, resultado que representou novamente uma queda de 28% ante abril do ano passado.

Do total produzido no quadrimestre, 15,9 mil unidades corresponderam aos modelos pesados. O volume foi 22% inferior ao visto no janeiro-abril do ano passado. A produção de leves somou 5,2 mil unidades, queda de 26% na mesma base de comparação.

Em termos de vendas, a Volkswagen Caminhões encerrou o quadrimestre com o maior volume licenciado: 9,2 mil unidades, 14,6% a menos do que em igual período no ano passado. Fecham o top 5 Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Iveco.

Compartilhe