Desgaste irregular dos pneus, instabilidade e ruídos podem apontar desgaste da peça
Redação Balcão Automotivo
A Nakata, fabricante autopeças para o mercado de reposição e líder em componentes para suspensão, apresenta dicas sobre desgaste do coxim que é uma peça de metal revestida de borracha, também denominada suporte do amortecedor e tem como função de ligá-lo à carroceria para fazer o isolamento das vibrações. Desta forma, evita choques da suspensão para que haja conforto e estabilidade durante a condução do veículo. Por isso, a fabricante recomenda ter atenção a quaisquer indícios de comprometimento da peça. Identificar problemas no coxim de amortecedor nem sempre pode ser fácil já que os sinais podem confundir o motorista ou reparador.
Pneus desgastados de forma irregular indicam problemas e um deles pode ser sinal de deterioração do coxim do amortecedor. Isso acontece porque o coxim de amortecedor comprometido faz com que a roda fique pulando em superfícies irregulares comprometendo o contato do pneu com o solo.
O coxim desgastado pode também alterar ângulos da geometria da direção fazendo com que eles se alterem e comprometam a dirigibilidade, principalmente em condição de pisos irregulares.
O principal sintoma de coxim desgastado é o ruído, especialmente, ao trafegar por pisos irregulares.
A recomendação é que o usuário fique atento a esses sinais e se notar qualquer irregularidade como as descritas acima procure um profissional habilitado para fazer o diagnóstico e correção do problema.
A suspensão, sistema em que o coxim de amortecedor está inserido, é fundamental para garantir a segurança no trânsito. Por isso, é importante estar em boas condições para rodar com o veículo e não ocasionar acidentes.
Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no Blog Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/como-saber-se-o-coxim-do-amortecedor-esta-ruim/.