A iniciativa tem o apoio do Sebrae Nacional para a divulgação em todo o País. “Na hora em que certificarmos boa parte dos vendedores no Brasil, e eles se qualificarem à altura desta certificação, passaremos a ter um novo conceito de atendimento para o vendedor”, afirmou Ranieri Leitão
Por Karin Fuchs
No dia 25/7, em Brasília (DF), foi realizada a reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos, CBCPave. A pauta tratou de diversos temas, entre eles, a Reforma Tributária, a Inspeção Técnica Veicular (ITV) e o Right Repair ou o Direito de Reparar.
Em entrevista ao Balcão Automotivo, Ranieri Leitão, coordenador da CBCPave e presidente do Sincopeças/Assopeças/ Assomotos do Ceará – SSA/CE e Sincopeças Brasil, comentou que a pauta em destaque foi a Certificação do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) para Vendedores de Peças e Acessórios Veiculares. Inclusive, eles tiveram uma reunião no Sebrae Nacional para pedir apoio para que a iniciativa ganhe força no País.
“Nós fomos ao Sebrae Nacional para pedir esse apoio e o encontro teve a participação do Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA. Eles prometeram que vão trabalhar conosco para divulgar a certificação em todo o Brasil e nós já marcarmos uma próxima reunião para agosto”, disse Ranieri.
Nas palavras de Ranieri, a certificação muda o conceito de atendimento do vendedor de autopeças. “Na hora em que certificarmos boa parte dos vendedores no Brasil, e eles se qualificarem à altura desta certificação, passaremos a ter um novo conceito de atendimento para o vendedor, especialmente, nas micro e pequenas empresas do varejo, e nos distribuidores também. Se começarmos agora, nós vamos colher os frutos daqui uns dois ou quatro anos”, prevê.
A Certificação do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) para Vendedores de Peças e Acessórios Veiculares foi lançada oficialmente na Automec deste ano.
A prova é on-line e, para obter o reconhecimento, o vendedor precisa atender a norma ABNT NBR 16999/2021, que estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de vendedores de peças automotivas. Para saber mais e se inscrever, acesse: https://cpiqa.iqa.org.br/produto/escopo-vendedor-de-autopecas/