Nova solução da SKF aumenta o tempo de vida útil de semeadoras de precisão

Agrihub, novo conjunto de rolamento da companhia, aumenta eficiência das máquinas de plantio no campo e reduz custos para fabricantes

Redação Balcão Automotivo

A SKF – empresa multinacional sueca, líder mundial na fabricação de rolamentos, com mais de 100 anos de atuação no Brasil – acaba de lançar no país o Agrihub, um conjunto montado de rolamento, equipado com a vedação integrada SKF Mudblock de alta performance, cubo flangeado para montagem simples e com geometria interna, que aumenta a performance das máquinas de plantio no campo.

De acordo com Silas Santana, Diretor Comercial Industrial da SKF no Brasil, o Agrihub, que está disponível tanto para montadoras de máquinas agrícolas (OEM) quanto para usuários das máquinas de plantio, possui menos componentes no conjunto e gera menor torque de atrito da vedação. Para a introdução da tecnologia no mercado brasileiro foi firmada uma parceria com um fabricante de máquinas agrícolas, no intuito de promover testes para verificar a viabilidade da solução.

“Comprovamos que o Agrihub aumentou em cinco vezes a vida útil do conjunto em comparação com a aplicação anterior, o que agregou mais dois anos na utilização da semeadora. Nosso parceiro, portanto, deixou de gastar com manutenção e diminuiu seu custo total de propriedade”, ressalta Santana.

O executivo explica que o Agrihub foi desenvolvido a partir de um conjunto de conhecimentos científicos e empíricos sobre rolamentos e máquinas de plantio. Os estudos foram empregados para inovar e padronizar os sistemas rotativos das semeadoras de precisão, solucionando também problemas da aplicação durante o processo de semeadura no campo.

Segundo Santana, a solução traz benefícios técnicos e comerciais ao mercado agrícola, levando em consideração todo o processo de ponta-a-ponta e a entrega de valor agregado à cadeia de produção. “Isto significa que para as montadoras de máquinas agrícolas o Agrihub facilita, entre outras coisas, a administração de componentes, compras, tempo de contagem do produto na máquina e até mesmo o tempo de garantia, gerando maximização das receitas. Num nível mais abrangente, o fabricante consegue também diminuir a quantidade de linha de produção e promover a readequação de pessoas no processo de montagem, por exemplo”, afirma.

De acordo com o executivo, a SKF garante aos fabricantes que durante o tempo de garantia de fábrica da máquina de plantio, que geralmente tem prazo de um ano, não será necessária a troca do Agrihub, já que a tecnologia atinge dois anos de vida útil. “Para o usuário final, aumenta-se a disponibilidade do equipamento durante a safra, há redução nos custos de manutenção e alta produtividade, já que o Agrihub permite maior precisão de plantio no campo. Estes fatores geram maior lucratividade para o produtor”, destaca.

Sustentabilidade

Com uma longa história de trabalho com sustentabilidade industrial, a SKF cria e promove engajamento em todo o negócio, não apenas implementando o tema em um nível estratégico, mas principalmente incentivando ideias e projetos de base desenvolvidos em todo o mundo. Visando a preservação do meio ambiente e a produtividade, o Agrihub nasceu como uma solução para inovar o mercado de máquinas de plantio, reduzindo os custos de manutenção e gerando maior lucratividade em campo com elevada contribuição para a Economia Circular.

“Consequentemente existe a diminuição na quantidade de graxa, mitigando também o consumo de água na sua produção. A redução do torque de atrito da vedação contribui para atenuar a quantidade de combustível e a emissão de CO². E devido à diminuição na troca dos rolamentos, já que há um ganho no tempo de vida em serviço, a quantidade de rolamentos produzidos também passa a ser menor”, contextualiza Silas.

Compartilhe