BA| 207 Os cinco sentidos no ambiente de trabalho

Por Valtermário Rodrigues

Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

  • Visão: sentido captado por nossos olhos que nos fornece noções de cores, espaço, distância, quantidade e movimento.
  • Audição: sentido captado por nossos ouvidos capaz de nos fornecer sensações de presença, volume, alerta e atenção.
  • Tato: sentido captado principalmente por nossas mãos, mas que pode ser sentido em qualquer parte do corpo coberta por pele, nos fornece sensações de calor, frio, seco, umidade e dor.
  • Paladar: sentido captado por nossa língua capaz de nos fornecer sensações de quente, gelado, azedo, doce, salgado e amargo.
  • Olfato: sentido captado por nosso nariz capaz de nos fornecer sensações trazidas por odores diferenciados, que também é capaz de nos despertar a atenção.

A qualidade de vida no trabalho, a cada dia, tem se tornado uma preocupação constante das empresas e, inevitavelmente, os sentidos humanos são favorecidos à medida em que as organizações estão priorizando a melhoria dos ambientes de trabalho:

  • Ambientes claros, harmônicos e bem iluminados favorecem a visão;
  • Ambientes com baixo ruído, inclusão de músicas agradáveis favorecem a audição;
  • Ambientes perfumados, com boa circulação de ar e baixa umidade, favorecem o olfato;
  • Ambientes sem poeira, superfícies agradáveis de móveis e utensílios, favorecem o tato;
  • Ambientes em que a qualidade da água, do cafezinho e outros favorecem o paladar.

Por outro lado, individualmente, cada colaborador deve se preocupar consigo e com o colega de trabalho à medida em que usa da empatia e evita uso de perfumes muito fortes, ruídos (conversas paralelas, tom de voz elevado, etc.). Importante respeitar o limite do outro, usar da empatia e, consequentemente, evitar conflitos.

OS CINCO SENTIDOS EM VENDAS

Alguns dos cinco sentidos estão presentes no processo de compra e venda. O cuidado com a boa aparência, vestimenta adequada ao tipo de cliente, a forma de se expressar; o ambiente agradável, a simpatia e a boa comunicação são fundamentais para o sucesso em vendas.

OS CINCO SENTIDOS EM UMA HISTÓRIA REAL Prestes a adiar uma viagem de carro por conta de um cheiro de plástico queimado (olfato), presumidamente, vindo do motor, levei o antigo chevette em um centro automotivo na expectativa de gastar um bom dinheiro com a manutenção.

No centro automotivo, ouvi (audição), do outro lado da calçada, um senhor sentado ao meiofio, aparentemente embriagado, apontando para baixo do carro. Sem que eu desse muita importância, ele insistiu e disse: “estou vendo um saco plástico preso aí embaixo do seu carro” (visão).

Resultado: o problema foi resolvido em poucos minutos. O plástico preso em uma parte quente embaixo do carro estava provocando um cheiro dentro do veículo, sugerindo algum tipo de problema mais sério. O mecânico sorriu, deu um “tapinha” em meu ombro (tato) e retirou o plástico do local indicado pelo senhor que estava do outro lado da calçada.

Antes de seguir viagem, agradeci ao tal senhor, ele me pediu um pastel, providenciei na pastelaria ao lado do centro automotivo e o deixei degustando (paladar) o pastel + um suco.

OS CINCO SENTIDOS NO SENTIDO FIGURADO

  • Tato: “conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. – Carl Gustav Jung
  • Visão: o ano está começando. Qual a sua visão de futuro? O que deseja conquistar até o final do ano que ora se inicia. Outro desafio é que consigamos enxergar as pessoas além das aparências.
  • Audição: saber ouvir a voz da própria consciência é muito importante ainda que nossas metas e objetivos estejam baseados em planejamento estruturado.
  • Olfato: nem tudo são flores no ambiente de trabalho. Ao perceber um cheiro de inveja, ciúmes, fofocas, maldade e trapaças que acontecem em um ambiente de trabalho, precisamos tomar uma ação no sentido de evitar tomar maiores proporções a ponto de prejudicar as relações de trabalho. Precisamos ficar sempre atentos para não nos envolver nessas situações que acarretam em o ambiente tóxico.
  • Paladar: no ambiente de trabalho é tentarmos manter o ambiente doce, afinal, ambiente amargo causa prejuízos à saúde e aos relacionamentos.

OS CINCO SENTIDOS NO PERÍODO DA PANDEMIA

No período da pandemia, sem dúvida, os cinco sentidos sofreram impactos nos relacionamentos de trabalho, quer sejam entre colegas de trabalho ou na relação com os clientes, afinal:

O uso das máscaras de proteção impactou no visual e na audição pelo fato de não poder ver o rosto do outro por completo, bem como suas expressões faciais.

Em relação ao tato, a restrição ao toque, talvez, tenha sido o sentido que mais causou impacto nas pessoas. A restrição ao toque, um aperto de mão, um abraço fez muita falta durante o período da pandemia.

Falta de olfato e paladar, durante a pandemia, era sinal de preocupação, pois era um dos sinais de que a pessoa teria contraído o vírus.

OS CINCO SENTIDOS (OU NÃO) EM ALGUMAS PESSOAS:

Nem todas as pessoas possuem os cinco sentidos. Se pensarmos nas pessoas que são privadas de algum dos seus sentidos, os PCD’S, que já nascem com alguma deficiência ou perdem algum dos seus sentidos ao longo da vida, a exemplo, dos cegos, surdos, que a cada dia levam a vida com muita independência, competência e inteligência.

Que o ano de 2024 faça sentido na vida de cada um de nós; que comece e termine com o sabor de mel, é importante estabelecer objetivos palpáveis, para que consigamos enxergar lá na frente nossas conquistas. Tente seguir o planejamento sem esquecer-se de ouvir a voz interior, persistência e resiliência para finalmente sentir o cheiro da vitória.

Compartilhe