ZF impulsiona inovação em veículos para transformar o futuro dos transportes

Redação Balcão Automotivo

Friedrichshafen, Alemanha. A divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF continua a liderar o avanço tecnológico no setor de veículos comerciais, desenvolvendo uma nova transmissão híbrida para apoiar ainda mais a transição para a mobilidade limpa. Como parte da família TraXon, líder do setor, a TraXon 2 Híbrida da ZF permitirá que os operadores de veículos comerciais reduzam significativamente as emissões de carbono, mantendo ao mesmo tempo as vantagens de capacidade de um motor a combustão.

Eixos elétricos AxTrax 2

Com a sua vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias híbridas para carros de passeio, a ZF tem a capacidade de Pesquisa e Desenvolvimento necessária para adaptar essas tecnologias em soluções viáveis para veículos comerciais. A capacidade da ZF de oferecer avanços tecnológicos em diferentes aplicações de mobilidade permite que a divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF (CVS) desenvolva e produza tecnologias essenciais para a indústria do segmento.

Nova transmissão TraXon 2 Híbrida

“Ao desenvolver a TraXon 2 Híbrida, demonstramos como as sinergias entre as nossas divisões nos permitem atender às necessidades dos clientes de forma rápida e flexível para criar tecnologias viáveis para descarbonizar veículos comerciais de forma eficiente”, disse o Professor Dr. Peter Laier, Membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, além de Funções Corporativas de Produção.

“Ao fazer isso, não apenas atendemos às necessidades em constante evolução da indústria, mas também posicionamos a ZF como um parceiro forte e confiável, liderando a transformação com um portfólio muito flexível e uma produção altamente adaptável”.

Acionamento central elétrico CeTrax 2

Uma vantagem significativa para a ZF é o seu extenso portfólio de produtos, que atende às diversas necessidades e aplicações das montadoras de veículos comerciais e operadores de frotas. Desde o inovador sistema de controle de movimento do veículo cubiX até o lançamento de uma linha completa de acionamentos elétricos de próxima geração, a ZF possui capacidade de desenvolver e industrializar inovações em suas divisões – ou mesmo dentro da própria divisão CVS para diferentes aplicações de mobilidade. Isso permite à ZF oferecer soluções atraentes para as montadoras desenvolverem veículos mais inteligentes, seguros e sustentáveis.

SCALAR, a plataforma digital de gerenciamento de frotas da ZF

Essa solidez, aliada ao seu amplo portfólio de produtos, permitiu à divisão CVS registrar fortes resultados em 2023, alcançando um crescimento orgânico de 20%, superando significativamente o mercado, que cresceu 15%.

Rumo a zero emissões

Com seus drivelines elétricos de próxima geração, a ZF eletrifica uma ampla gama de aplicações em veículos comerciais, oferecendo soluções variadas e tecnologicamente abertas para veículos elétricos movidos à bateria ou com célula de combustível. Seu Kit E-Mobility, que inclui acionamentos centrais, CeTrax 2 e CeTrax 2 dual, bem como seus eixos elétricos, AxTrax 2, AxTrax 2 dual e AxTrax 2 LF, fornece tudo o que as montadoras precisam para produzir veículos elétricos com emissões zero.

O AxTrax 2 pode até ser integrado a um reboque, no mais recente conceito da ZF que converte efetivamente uma combinação caminhão-reboque com motor a combustão em um híbrido. O reboque eletrificado também pode ampliar o alcance de um veículo elétrico. Esse conceito, que aguarda aprovação regulatória, pode reduzir as emissões de combustível em até 16%, e até 40% quando a variante plug-in é utilizada.

Inovação em segurança da ZF com OnGuardMAX

A empresa apresentou seu inovador Programa de Sinergia de Frenagem e e-Drive no ZF Global Technology Day. O sistema otimiza a conexão entre o acionamento elétrico e o controle do freio EBS (Electronic Braking System ou Sistema de Frenagem Eletrônica), utilizando a energia de frenagem adicional para recuperação, resultando em maior alcance do veículo e permitindo condução mais suave.

Soluções de digitalização

SCALAR, a plataforma digital de gerenciamento de frotas da ZF, permite que os frotistas controlem suas operações por meio de ferramentas automatizadas de tomada de decisão e melhorias de eficiência baseadas em IA – Inteligência Artificial, em tempo real. Além disso, as montadoras podem se beneficiar dos insights de dados do SCALAR para medir o desempenho de seus veículos em ambientes reais. A plataforma é compatível tanto com veículos conduzidos por humanos como com veículos automatizados.

O sistema de controle de movimento de veículos cubiX da ZF, projetado para aplicações em veículos comerciais, traduz instruções de direção de sistemas de motorista virtuais em comandos reais de movimento do veículo pelos atuadores do veículo. Isso garante estabilidade, segurança, precisão e desempenho do veículo para configurações CV (Corrente e Tensão), incluindo convencionais e elétricas. Recentemente, o sistema foi testado com sucesso em condições reais com clientes e parceiros, como o SAFE20, um projeto para operação automatizada de terminais de carga.

Portanto, a ZF simplifica a implementação no veículo para os clientes graças ao seu profundo conhecimento e experiência em integração e engenharia de sistemas, de forma a permitir o controle de movimento do veículo preparado para automatização e trilhar o caminho para o veículo definido por software.

Rumo a zero acidentes

A ZF continua a se destacar no domínio dos sistemas de segurança avançados. Com o mais amplo portfólio de produtos da indústria de veículos comerciais, a ZF está em uma posição única para fornecer essas tecnologias, desde componentes individuais até soluções completas para todo o sistema. Aproveitando suas plataformas de segurança, a ZF é capaz de fornecer as soluções necessárias para que os clientes cumpram os regulamentos de segurança regionais. Além disso, aproveita sua experiência técnica com radar e câmeras, adquirida em suas divisões de carros de passeio, demonstrando como a divisão de veículos comerciais se beneficia das competências compartilhadas de outras divisões do Grupo ZF.

Compartilhe