A 21ª Convenção da Isapa reuniu representantes, vendedores e clientes em um bate-papo informal para apresentar novidades e tendências de mercado. Neste ano, Paula Pequeno, bicampeã olímpica de voleibol, foi uma das palestrantes
Por Silvio Rocha
No mês de agosto, a Isapa realizou em São Paulo (SP) a sua tradicional convenção anual para representantes, apresentando novidades e tendências de mercado. Nesta 21ª edição, com o tema “Dirigindo uma jornada de ascensão”, um dos destaques foi a palestra de Paula Pequeno, bicampeã olímpica de voleibol, que falou sobre a sua trajetória e os desafios que enfrentou. No evento, a Isapa lançou mais de 500 novos produtos de suas renomadas marcas Allen, Autotec, Drivetec, DLZ, Frontier, Mecarm e ROC.
Na cobertura feita pelo Balcão Automotivo, o diretor da Isapa, Roland Setton, falou sobre a importância desta convenção. “É a 21ª convenção, em 26 anos de vida. A gente sempre tenta fazer com que essa convenção seja um espaço onde os nossos representantes recebam muita informação, muito treinamento”.Setton destacou que o mercado está em constante evolução e que a Isapa está preparada para atender às demandas, antecipando-se às necessidades do setor.
“Estamos vendo o e-commerce, a segmentação e o carro elétrico, e mudanças também no canal de distribuição e de peças. Peças que eram vendidas no passado, não são mais hoje. Essa convenção é uma oportunidade de nós todos nos atualizarmos e nos prepararmos para o futuro próximo, para estarmos atualizados e prontos para os desafios desse mercado em constante mutação, em constante evolução. A Isapa vai participar dessa mutação e evolução, sempre procurando atender as necessidades do mercado e nos antecipando a elas”.
Sobre o momento atual do segmento, o executivo pontuou os desafios para esse segundo semestre. “É um momento bastante desafiador, pois o nosso negócio é baseado em peças importadas. A maior parte do nosso custo vem de uma coisa que a gente não controla, que é a taxa de câmbio, e ela subiu 20% no primeiro semestre e o nosso custo subiu 20%. É desafiador conseguir trazer promoções novas para o mercado e aumentar a quantidade de peças vendidas, em um momento como esse, sem contar o custo de frete. Mesmo com tudo isso, nós vamos trazer promoções novas, aumentar a quantidade vendida no mercado, aumentar a nossa participação de mercado, pois é isso que a gente vem fazendo há muitos anos e vamos continuar fazendo. Podem contar com a Isapa. Nós continuamos comprando, trazendo peças novas, não tiramos o pé do acelerador. Se o dólar subir ou baixar, não vai faltar peças”.
Em expansão
O também diretor da Isapa, Alberto Douek, contou que desde a última convenção, no ano passado, já foram lançados mais de 1.000 itens, aumentou o tamanho da equipe de vendas e que no início deste ano eles inauguraram um novo CD, na Paraíba. “Também tivemos a ampliação do nosso galpão em Itajaí (SC), com uma construção nova de mais de 5 mil metros e mais 10 mil, 12 mil posições de pallets. Seguimos fortes, crescendo, apostando muito no mercado de autopeças, nos carros e nas novidades quem vêm por aí. Seguimos fortes confiando que vamos continuar crescendo junto ao mercado de maneira saudável, com o nosso cliente conseguindo comprar, vender e ganhar dinheiro”.
Em relação às novas tecnologias, como veículos elétricos e híbridos, Douek esclareceu. “A Isapa não é uma fabricante de carros, então, a gente não entra nessa disputa. O carro que tiver no Brasil, a gente vai trazer peças, o que o mercado precisar. Nós temos uma equipe forte de desenvolvimento, nós vamos atrás dessas peças e o que o mercado precisar, pode ter certeza de que a Isapa estará aí para supri-lo, sempre trazendo peças a um preço competitivo”.
Douek também aproveitou para agradecer a parceria com os clientes. “Queria agradecer a todos os nossos clientes pela parceria, o nosso crescimento é devido a eles. A Isapa, como sempre, vai continuar com a mesma política, ou seja, respeitar a cadeia. Não é o nosso objetivo, nem nosso planejamento, nem queremos e nem pensamos em vender para o cliente final ou para o mecânico aplicador. Somos uma empresa que respeita a cadeia, por isso, somos bem-vistos no mercado como uma empresa séria e comprometida. Quero agradecer muito essa parceria, só dá para ter sucesso se nossos clientes também tiverem sucesso e é isso que a gente vai sempre buscar, o sucesso na parceria e ganha-ganha para todo o mercado”.
Em constante
movimento Gerente Nacional de Vendas da Isapa, Marcelo Martins Ferreira, fez um balanço da convenção. “Nessa convenção, nós estamos novamente com um faturamento muito bom, com um crescimento de mercado muito bom e aumentando a nossa participação nele. Estamos trazendo aqui 63 representantes, 13 televendas, 3 supervisores e 4 clientes para aquele bate-papo informal. Falamos sobre tendência do segmento, tendência de posicionamento a respeito do carro híbrido e elétrico. Cada um tem sua forma de vender, lojas padrão, e-commerce, o mercado está mudando muito. Quem ficar parado esperando acontecer, vai ser engolido, o mercado é hoje para quem é mais rápido e mais ágil, e quem for, vai tomar conta dele”.
Ferreira fez um comparativo da Isapa com um jet-ski no quesito agilidade. “Nós somos comparados a um jet-ski. Todo mundo é muito grande, com barcos grandes. Somos um baita grupo, mas somos rápidos como um jet-ski e chegamos na frente. A gente é muito ágil para fazer e soltar campanhas. Toda campanha de venda e ação de negócio, a Isapa está fazendo. Então, você, cliente parceiro, continue com a gente, conte com a gente e teremos muita novidade para esse segundo semestre. Após a convenção, tem sempre as promoções que fazemos, esperamos bater recorde de vendas em agosto com a ajuda de vocês”.
E falou também sobre a palestra de Paula Pequeno. “A Paula teve muito problema para ganhar a sua primeira medalha. Ela se reinventou, saiu da zona de conforto. O nosso mercado de peças é muito machista, trouxemos uma mulher e estamos tentando quebrar paradigmas. Temos muitos clientes na zona de conforto, saia dela, façam mais. Tem muita gente que nasce com habilidade, o que é muito bom, mas se você não tiver vontade e raça, não adianta nenhuma habilidade. Eu sempre falo: “trabalho, trabalho e trabalho”. Eu fiz 17 anos na Isapa em abril, nós, a diretoria e equipe Isapa, construímos um baita negócio de venda e quero me aposentar na Isapa batendo recorde de venda. Obrigado, mercado de reposição, estamos juntos!”.
Depoimentos
“Foi um privilégio ter sido convidado pela família Isapa. Somos oriundos do Rio de Janeiro e começamos essa parceria com a Isapa em novembro do ano passado, o que nos trouxe muito conhecimento de portfólio em nível Brasil e nos incentivou a investir em diversos produtos. A equipe é maravilhosa, a Isapa realmente domina esse segmento”, Bruno Ramos, da Rhino Auto Parts, e-commerce
“Participar de um evento como esse é de um tamanho imensurável. Nós estamos com os representantes, vendedores e clientes. É papo, é mercado, é tendência. É saber o que tem de novo e o que vai acontecer. Acho isso importantíssimo, o ramo automotivo muda muito rápido, as coisas acontecem muito rápido”, Leo Menezes, da GLJ Peças Diesel, de Belo Horizonte (MG)
“A Isapa traz para a gente sempre um diferencial. São oportunidades de negócios, lançamento de novos itens e isso vai fazendo com que a gente consiga sair na frente em algumas questões. Essas convenções são muito importantes, essa troca de informação é muito importante, além de conhecer toda a trajetória da Isapa, o que é o sucesso, e ver que chegar lá demanda muito trabalho, muito esforço. Isso nos incentiva a continuar nos esforçando e trabalhando, a gente acaba entendendo que é assim o caminho”, Fábio Boni, da Valpemec Autopeças, de São José dos Campos (SP)
“Mais uma vez aqui com a Isapa, um momento especial, dessa vez como convidado para falar do segmento. Nosso setor tem passado constantemente por mudanças significativas, tanto veicular como nas formas de atendimento. A gente aprende muito estando em lugares que têm muita competição, ficamos mais calejados, sabemos que o mercado de autopeças em todos os lugares do Brasil é difícil, Uberlândia não foge disso, e estar aqui na convenção da Isapa podendo falar um pouco disso é uma experiência única”, Anderson Jacob, da Caminhonete & Cia, de Uberlândia (MG).