BA|215 Sete décadas de inovação: MANN+HUMMEL celebra 70 anos no Brasil

Em entrevista exclusiva, Bert Kempeneers, vice-presidente de Operações na América do Sul e gerente Geral da MANN+HUMMEL Brasil, reflete sobre os 70 anos de sucesso no País e os 45 anos da unidade de Indaiatuba, destacando os desafios e as perspectivas futuras

Por Silvio Rocha

Neste ano, a MANN+HUMMEL comemora 70 anos de presença no Brasil e 45 anos de operação em sua unidade de Indaiatuba. Para discutir essas conquistas e outros temas, entrevistamos Bert Kempeneers, vice-presidente de Operações na América do Sul e gerente Geral da MANN+HUMMEL Brasil, nesta edição.

Bert Kempeneers, vice-presidente de Operações na América do Sul e gerente Geral da MANN+HUMMEL Brasil

Balcão Automotivo – Como foi a trajetória da Mann+Hummel ao longo dos 70 anos de presença no Brasil, e quais foram os principais marcos dessa história?

Bert Kempeneers: A MANN+HUMMEL veio ao Brasil a pedido das montadoras alemãs que, logo após a Segunda Guerra Mundial, se estabeleceram na América do Sul e já eram clientes da MANN+HUMMEL na Europa.

A empresa chegou ao Brasil em 1954, inicialmente em Santo Amaro (SP) e, em 1979, foi transferida para Indaiatuba, interior de SP, com o objetivo de ampliar sua produção. Atualmente, contamos com as seguintes unidades industriais:

a) Indaiatuba (SP): transferência em 1979. Área 120.000m² – 900 colaboradores

b) Betim (MG) – 2009 – Área 6000m² – 90 colaboradores

c) Sapucaia do Sul (RS) – 2019. Área 1.100m² – 10 colaboradores

 

Uma das grandes inovações da MANN+HUMMEL Brasil foi o desenvolvimento do coletor de admissão em plástico, que trouxe vantagens em termos de peso, custo e desempenho. Outro destaque foi a criação dos MULTI-FILTROS, em 2005: com apenas cinco tipos de filtro, a empresa conseguiu atender a mais de duzentas aplicações diferentes.

Desde sua chegada ao Brasil, a empresa tem se dedicado a entender as necessidades únicas do País. Sua abordagem orientada para a excelência e a pesquisa incessante permitiram que ela alcançasse destaque como referência na área de filtragem, com a missão de separar o útil do prejudicial, proporcionando mobilidade, ar, água e indústria mais limpos.

Somos um dos líderes no segmento de filtragem, com trajetória consolidada. Encaramos o futuro com otimismo, expandindo continuamente as áreas de atuação em filtração – indo além do segmento automotivo.

BA – Quais são os produtos e inovações mais recentes nas divisões de transporte e Life Sciences que a empresa oferece no Brasil?

BK: O grupo MANN+HUMMEL está dividido em duas unidades de negócio: Transportation e Life Sciences & Environment (LS&E). No Brasil, os negócios possuem maior relevância na primeira unidade, a partir da produção de filtros de ar, óleo, combustível e cabine (arcondicionado) para os mercados da reposição (Aftermarket); linha pesada; carros de passeio e industrial. Na reposição, a MANN+HUMMEL é reconhecida há sete décadas por sua marca, a MANN-FILTER, que conta com 6,8 mil filtros para mais de 300 mil aplicações, em veículos de transporte urbano ou fora de estrada.

A segunda unidade de negócios, LS&E, é focada no desenvolvimento de soluções para filtragem de ar e água, em diversas aplicações incluindo espaços internos e externos, salas limpas e aplicações industriais, além de purificadores de ar com filtros HEPA para separar vírus, bactérias e outros microorganismos. Além disso, a unidade oferece sistemas para filtração de poeira fina e dióxido de nitrogênio para melhorar a qualidade do ar externo, e sistemas de filtração de água para tratamento de água e efluentes municipais e industriais. Aplicações especiais no setor alimentício, biotecnologia e áreas de água ultrapura como microeletrônica também são cobertas pela LS&E.

BA – Quais são as principais iniciativas de transformação digital que a Mann+Hummel tem implementado para se manter competitiva no mercado global?

BK: A MANN+HUMMEL possui centros de pesquisa e desenvolvimento distribuídos no mundo todo. Por ser uma empresa que opera globalmente, em caso de uma localidade não ter ainda determinada solução em filtragem, é simples incorporar esse know-how, pois o intercâmbio entre plantas faz parte da rotina. Além disso, ela possui alguns Hubs Digitais ao redor do mundo para transformar digitalmente nossos negócios – somos pioneiros em colaboração e inovação. Esses Digital Hubs significam que cada um de nossos mais de 22.000 funcionários em todo o mundo pode fazer parte de nossa busca para encontrar as melhores soluções digitais para os desafios de filtragem atuais e futuros.

Os Digital Hubs da MANN+HUMMEL estão levando a transformação digital para o próximo nível. Os Digital Hubs são centros regionais próximos a algumas de nossas operações comerciais mais importantes. Eles foram projetados para conceber e desenvolver soluções digitais em filtragem para nossas equipes, parceiros e clientes – de forma mais rápida, eficiente e em todas as disciplinas – em escala global. Em quatro locais estratégicos próximos aos escritórios da MANN+HUMMEL, nossos Digital Hubs oferecem a velocidade, a agilidade e o fluxo de trabalho de uma startup. Seu objetivo? Incentivar a capacitação, a flexibilidade e a inovação. Os Digital Hubs estão localizados em:

– Raleigh, Carolina do Norte, EUA

– Heilbronn, Baden-Württemberg, Alemanha

– Xangai, China

– Singapura

O Digital Hub cria um espaço para a criatividade e a colaboração entre as equipes da MANN+HUMMEL e as unidades de negócios de todo o mundo, promovendo uma cultura de trabalho ágil.

BA – Como a empresa está capacitando seus colaboradores para se adaptarem às novas demandas digitais e tecnológicas?

BK: O reconhecimento e a vanguarda mundial são resultados da combinação de produtos de qualidade excepcional e uma cultura organizacional orientada a pessoas.

Ao longo dos anos, a MANN+HUMMEL tem sido catalisadora de inovação e talentos. Suas soluções não apenas atendem aos requisitos regulatórios mais rigorosos, mas vão além, antecipando-se às demandas futuras e superando as expectativas do mercado.

O Grupo MANN+HUMMEL tem trabalhado forte na transformação digital por meio de treinamentos e ferramentas de inteligência artificial. Neste ano, a empresa investiu em licenças do Copilot, ferramenta que auxilia na otimização de trabalhos operacionais como textos, apresentações e até excel. Outras duas iniciativas importantes são licenças de Linked In Learning, quando todos os colaboradores do grupo têm acesso gratuito aos cursos oferecidos pelo Linked In; e a outra, trata-se de um projeto interno chamado “acadêmicos” quando os próprios colaboradores ministram treinamentos internos sobre temas de sua especialidade, incluindo IA, indústria 4.0, ferramentas para otimizar os trabalhos operacionais.

BA – Poderia falar mais sobre o papel social que a Mann+Hummel desempenha nas comunidades locais em que está presente, especialmente no Brasil?

BK: Queremos ser vistos como bons vizinhos na nossa comunidade e por isso assumimos o compromisso com ela:

  • Defendemos o respeito pelas pessoas e pelo planeta.
  • São mais de 15 anos de iniciativas de responsabilidade social na comunidade.
  • São mais de 20 projetos apoiados e de longo prazo com a comunidade.
  • Destacamos 2 deles: Domingo Ecológico (sustentabilidade); Sexta-feira da Alegria (voluntariado).
  • Domingo Ecológico desde 2008: formar multiplicadores de boas práticas sustentáveis na comunidade. Seis eventos anuais – aberto ao público. Uma parceria com a Secretaria da Educação e a Escola Ambiental Municipal Bosque do Saber. Em 2023, cerca 6 mil pessoas participaram dos nossos eventos.
  • Sexta-feira da Alegria (desde 2006): projeto de voluntariado, visitas aos hospitais, creche e lar de idosos. Objetivo: levar alegria aos que passam por momentos delicados.

O objetivo da MANN+HUMMEL é engajar os colaboradores em iniciativas também com a comunidade. Por esse motivo, temos como exemplo o projeto Sexta-feira da Alegria. Ele funciona por meio da atuação protagonista de colaboradores que se voluntariam em visitar hospitais, lar de idosos e creches a fim de levar conforto e alegria àqueles em vulnerabilidade social ou patológica.

BA – Quais são as principais perspectivas e objetivos da Mann+Hummel para os próximos anos, tanto no Brasil quanto globalmente?

BK: O mundo está mudando cada vez mais rápido e essas mudanças sempre geram oportunidades, estamos confiantes de que a MANN+HUMMEL tem se preparado para essas possíveis mudanças. Ainda não há uma visão clara de qual será a força-motriz dos novos carros (combustão, flex, elétricos ou células de combustível), mas a MANN+HUMMEL tem os filtros desenvolvidos para quaisquer das tecnologias. No Brasil, a empresa investirá pesado nos próximos dois anos em digitalização, infraestrutura, indústria 4.0 e áreas produtivas.

Compartilhe