A ZF segue na jornada de inovação digital para os seus parceiros e clientes

Uma jornada que começou em 2017 e se transformou em um ecossistema que atende a todos os players da reposição e frotistas, com soluções de ponta e atraindo clientes para as oficinas parceiras

Por: Karin Fuchs

A ZF continua inovando e ampliou o leque de soluções digitais para seus parceiros, oficinas e mecânicos, e para o consumidor final também, sem deixar de lado os treinamentos presenciais. Uma jornada que começou em 2017, com o lançamento do Amigo Bom de Peça, uma plataforma de treinamentos técnicos online, e se transformou em um ecossistema de plataformas que atende a toda a cadeia de reposição – oficinas, varejo e distribuidor – e com soluções digitais também para os frotistas.

Aftermarket lança novo portal do ZF – Foto: Divulgação

Uma das novidades foi a inclusão de recursos inovadores para a qualificação profissional na plataforma ZF [pro] Amigo, onde os participantes realizam treinamentos técnicos, testes e recebem o certificado. “Ao longo de oito anos,

certificamos mais de 200 mil pessoas, são 40 mil mecânicos cadastrados e mais de 8 milhões de visualizações dos vídeos. É um programa super técnico, focado nos mecânicos, desde os primeiros estágios da profissão até os mais avançados. O nosso objetivo com esse programa é democratizar a informação técnica de forma muito simples”, afirmou Fernanda Giacon, gerente de Marketing e Comunicação da ZF América do Sul.

Fernanda Giacon, gerente de Marketing e Comunicação da ZF América do Sul

Na plataforma ZF [pro] Manager, dedicada ao agendamento de serviços e gestão de clientes das oficinas, em parceria com a Concept BR, ela também ganhou inovações para melhorar a experiência do cliente, a visibilidade e a lucratividade das oficinas através de dados. A plataforma conecta as oficinas e proprietários de veículos, fornece o histórico de manutenção e com uma busca rápida a partir das placas do veículo. Lançada há dois anos, são 600 oficinas usuárias da plataforma, com a meta de chegar a 20 mil oficinas.

“Unimos forças com a Concept BR, a Soraia Cordeiro e a Daniela Araújo têm muita experiência no pós-venda para as oficinas. O nosso objetivo é oferecer uma experiência diferenciada e personalizada ao consumidor final, a mesma experiência que ele tem com o iFood, para a manutenção do veículo e de uma forma gratuita para as oficinas para que elas possam entrar nesse mundo digital e garantir que os clientes delas tenham a mesma experiência. Em números, foram 50 mil downloads e 260 mil agendamentos online nos últimos dois anos. 600 oficinas usam a plataforma e o nosso objetivo é ampliar para 20 mil até 2030”, disse Fernanda.

Uma jornada que começa lá em 2017 – Foto: Divulgação

Para as oficinas mecânicas, a ZF também criou uma plataforma de relacionamento, a ZF [pro] Tech, lançada em 2020, são mais de 10 mil oficinas conectadas. “Por ela, nós falamos muito com os donos de oficinas mecânicas, investimos muito no auxílio à gestão das oficinas, marketing e suporte com os funcionários”, comentou Fernanda. E dedicada às compras, a ZF [pro] Parts, lançada em 2023, conecta distribuidores, varejistas e oficinas, que passa a atender a regiões e estados. “Conforme a gente vai trazendo as oficinas para a plataforma de agendamento, tendo acesso ao que está sendo demandado de veículos nas oficinas, nós conseguimos levar essa demanda e conectar de forma mais ágil a oficina com os distribuidores e os varejos”, explicou Fernanda.

Além da forte presença no meio digital, a ZF tem um time em todo o Brasil para treinamentos presenciais. “Nos treinamentos presenciais, a gente divulga também os programas digitais, porque a gente entende que um complementa o outro. O nosso propósito e desafio é levar o conteúdo técnico para mecânicos”, finalizou Fernanda. Todas as soluções e novidades da ZF foram apresentadas na Automec.

Compartilhe