Vidas perdidas e um ar mais poluído que poderiam ser evitados

Para sensibilizar o Legislativo sobre o retorno da Inspeção Técnica Veicular (ITV), a união e o apoio com entidade médica podem ser o caminho

Por: Karin Fuchs

Conscientizar a sociedade e os políticos sobre a relação direta que tem a Inspeção Técnica Veicular (ITV) com a redução de acidentes de trânsito e a redução de emissão de poluentes é uma discussão recorrente nas reuniões das principais entidades do setor e uma das principais bandeiras da Aliança do Aftermarket Automotivo, formada pela Andap/Sicap, Anfape, Asdap, Conarem, Sincopeças Brasil e Sindirepa Brasil, em 2022, durante a assinatura da Carta de Fortaleza, na Autop.

Segundo Claudio Torelli, presidente do SIVESP (Sindicato das Empresas de Inspeção Veicular do Estado de São Paulo), e vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), “a Inspeção Técnica Veicular (ITV) pode trazer a preservação de vidas, diminuir o custo Brasil com acidentes, a troca e a reparação de veículos; o que leva alguns países a fazerem a inspeção há anos, pois se não fosse importante, não fariam”, afirmou. 

Torelli participou do painel sobre o tema no 1º Congresso da Aliança do Aftermarket Automotivo, realizado na Automec 2025. Ele também é autor do livro ‘Vidas Preservadas: Inspeção de Segurança Veicular – A desconhecida experiência brasileira’, o qual relata o quanto a ITV feita com mão de obra especializada e bem estruturada resulta nos dois principais objetivos, a preservação de vidas e do meio ambiente.

Encontro Sincopeças Estaduais – Foto: Divulgação

E dados não faltam para mostrar o quanto a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada ao número de acidentes de trânsito. Um deles, do Instituto Scaringella, mostra que 27% dos acidentes ocorrem exatamente por falta de manutenção e que 80% dos veículos em circulação no Brasil apresentam problemas de manutenção; um problema que poderia ser corrigido e evitado se houvesse a Inspeção Técnica Veicular (ITV). Além disso, o Brasil tem um custo anual de cerca de R$ 20 bilhões com mortes em acidentes de trânsito.

Abramet na causa

Partindo da premissa que é preciso sensibilizar a sociedade e os políticos sobre os benefícios da Inspeção Técnica Veicular (ITV), e que talvez o caminho seja pela dor, pela perda de um filho ou de um irmão, Gustavo Pereira, presidente do Sincopeças-BH, sugeriu envolver uma entidade médica apoiando a causa, durante a reunião do Sincopeças Brasil com dirigentes dos Sincopeças estaduais, realizada no dia 25 de abril, em São Paulo (SP).

A escolhida foi a Abramet, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, referência em segurança de trânsito, por sugestão do Sincopeças-SP. O Sincopeças Brasil já está em via de encaminhar ofício à Abramet para agendar uma reunião com a sua diretoria e conseguir apoio e união ao pleito do retorno da Inspeção Técnica Veicular (ITV). Pleito que será encaminhado ao Legislativo com o objetivo de ser transformado em uma legislação nacional.

Compartilhe